terça-feira, 20 de setembro de 2011

21 de setembro Dia da árvore e início da Primavera


A ÁRVORE

Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.”

Autor: Raul Aroeira Serrano

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

História do Povoado Barreirão

UMA ILHA NORDESTINA NOS CONFINS DE GOIÁS



            Por volta do final dos anos 50 do século 20 desceram a Serra Geral, montados em jumentos e burros, em busca de boas terras, neste pedaço de chão do Norte de Goiás, muitos homens e mulheres, refugiando-se d seca e da “carestia”. Baianos de cidades como Correntina, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória entre outras, se alojaram ao longo da GO-118, entre as saídas de Taguatinga e Monte Alegre de Goiás, assim fundando uma “Vila Baiana” em Campos Belos.

            Mas muitos desses baianos se fixaram em fazendas compradas ou agregadas ao redor do local aonde viria ser o atual Povoado Barreirão, que recebeu esse nome por ser construído próximo a um dos maiores barreiros[1] da região. O barreiro perto do qual se formou a comunidade se transformou numa lagoa, onde as pessoas faziam adobes para construção de casas no local, num terreno de pouco mais de um alqueire doado pela senhora Maria dos Santos.

            Com a chegada de grande quantidade de baianos, formando uma espécie de “Ilha” de nordestinos, a comunidade se estruturou e foi erguida uma Igreja e um barracão para a transferência da feira aos domingos que até então funcionava na fazenda do senhor Adelino dos Santos. Contam os pioneiros que durante a Feira do Barreirão, no corredor que dava para a Escola, próxima a residência do senhor Henrique, a uma distância de aproximadamente 800 metros, em cada poste de cerca dos dois lados, havia um cavalo amarrado.

            Na Feira do Barreirão aconteciam os domingos mais animados da região e, do movimento de vendas se transforma em acalorados matinês. Nesta feira se vendia desde arroz socado no pilão às melhores fazendas de tecidos trazidas até de São Paulo. Mas a feira causou ciúmes nos comerciantes de Campos Belos, os quais solicitaram que o prefeito municipal senhor Ranulfo Cordeiro a transferisse para a zona urbana. De acordo com o senhor Lauro, filho do senhor Candido, mais conhecido como “Candinho”, “os baianos se revoltaram”, ofereceram resistência, mas a feira acabou sendo transplantada para a cidade, para “debaixo de um pé de tamboril” ao lado da Escola Professora Ricarda. Esse ato provocou o fim da feira do Barreirão.

            Com o movimento comercial do povoado Barreirão em torno da feira, a comunidade organizou um histórico time de futebol com características próprias. No povoado se batiam em times famosos, pois equipe do Barreirão praticava um tipo de jogo aéreo com propósito de defender mais do que atacar. Esse esquema de jogo que ficou conhecido como “balão” confundia e irritava o adversário levando o time a se tornar imbatível na maioria das vezes. Quando se chuta a bola para cima sem direção até em campos de peladas de Brasília, ouve-se a expressão “BARREIRÃO!”,

            A partir da década de 1970 os baianos foram se dispersando e mudando de profissão: de comerciantes e pequenos produtores passaram a funcionários públicos e políticos. Com o mesmo objetivo dos baianos nas décadas anteriores começaram a chegar ao povoado outros nordestinos, que tiveram como precursor o senhor Zé Piauí. Os piauienses são católicos praticantes, pacíficos, também comerciantes e esportistas.

            Hoje a “Ilha” é povoada em sua maioria por esse novo grupo de nordestinos que através de uniões matrimoniais se integraram aos goianos e baianos residentes e nativos da região. O esporte que praticam – o futebol – assim como os baianos até por volta da década de 1980, eles são os principais organizadores. Dentre esses times se destaca, como um dos melhores do município, o “BRAMINHA”, que exceto dois ou três participantes formam a “família esportiva Piauí” da comunidade Barreirão.

                Algumas curiosidades fazem parte da história do povoado Barreirão, como o fato de uma pequenina comunidade possuir dois padroeiros – São João Batista e Nossa Senhora de Fátima. Por outro lado seguindo a tradição do espírito festeiros dos baianos e piauienses, já se tentou criar a festa da manga e do caju sem que a população tivesse qualquer relação econômica com essas frutas. Curiosamente, no Barreirão, baianos e piauienses se integram a goianos, numa dinâmica social típica de uma ilha, para, nos confins de Goiás, conservar a nordestinidade na região, aspecto cultural que contribui para a formação do gentílico camposbelense.



Adelino Machado.




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

H I S T Ó R I C O

Campos Belos - Goiás 


O povoamento surgiu nas últimas décadas do século XIX, por influência dos garimpos de ouro na região de Arraias e Monte Alegre de Goiás.

Passada a fase áurea da exploração aurífera, os habitantes daquelas áreas buscaram uma região de campos abertos e matas de cultura, para fugirem à agitação da vida garimpeira e dedicarem-se à agropecuária.

Em 1883, foi edificada uma capela, na fazenda Almas, de Ciriaco Antônio Cardoso e Guilhermino de Araújo Guimarães, os quais fizeram a doação de uma gleba de terras para a formação do patrimônio.

Nesse mesmo ano, a fazenda foi elevada à categoria de arraias, com o nome de “Campos Belos”, coerente com a vasta extensão de campos que cobrem a área semi-plana,   dando-lhe um aspecto de beleza natural.

Decorridos oito anos de sua fundação, o arraial foi elevado a distrito, criado pelo Conselho Municipal de Chapéu, atual Monte Alegre de Goiás, em 1891, depois de haver pertencido a Arraias.

Gentílico: campo-belense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campos Belos, pelo decreto nº 5, de 05-03-1890, subordinado ao município de Arraias .

Pela lei estadual nº 271, de 04-07-1906, o distrito de Campos Belos deixa de pertencer ao município de Arraias para ser anexado ao município de Chapéu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Chapéu.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Chapéu foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Arraias.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Campos Belos figura no município de Arraias.

Pelo artigo 62, do ato das disposições transitórias de 20-07-1947, o distrito de Campos Belos deixa de pertencer ao município de Arraias para ser anexado novamente ao município de Chapéu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Campos Belos figura no município de Chapéu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 773, de 16-09-1953, o município de Chapéu passou a denominar se Monte Alegre de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campos Belos, pela lei estadual nº 954, de 13-11-1953, complementada pela lei nº 1274, de 14-12-1953,

desmembrado de Monte Alegre de Goiás ex-Chapéu. Sede no antigo distrito de Campos Belos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferências distritais Pela lei estadual nº 271, de 04-07-1906, transfere o distrito de Campos Belos do município de Arraias para o de Chapéu. Transfere o distrito de Campos Belos do município de Chapéu para o de Arraias Pelo artigo 62, do ato das disposições transitórias de 20-07-1947, transfere novamente o distrito de Campos Belos do município de Arraias para o de Chapéu.

 
Fonte: Internet explorer.











terça-feira, 13 de setembro de 2011

Educação e Valorização Humana

        É importante salientar que ao falar sobre este assunto tão crucial é um tanto, quanto necessário.
        Pois vivemos em meio as questões educacionais, por isso cada um de nós devemos nos preocupar com esta situação onde eu, você, ou seja todos nós somos responsáveis pelos problemas existentes na sociedade.
        Portanto, é imprescindível que cada um  possa ser  responsável pelo seu espaço como cidadão consciente de seus atos, onde o ser humano é a peça principal deste contexto que atinge a humanidade por inteiro sem ficar um ser vivente que pensa de fora deste processo Educacional.
        Com isto ser valorizado é importante para cada um de nós seres humanos e a valorização faz com que a pessoa possa estar e ser mais prestativa com o próximo.
        No entanto, busque e faça da sua educação um caminho para a valorização de toda a humanidade.
        Pois se eu fizer a minha parte, com certeza o outro também irá fazer a sua e todos farão com que a educação e a valorização do homem seja compreendida por todos, como algo fundamental e importante para juntos transformar a sociedade valorizando seus direitos garantidos como cidadãos.
        E para que isso aconteça é necessário que haja compromisso de cada um na valorização do meio em que vivemos.

(salviano 09/09/2009)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alguém me dê explicações concretas.



Existem alguns questionamentos que não querem calar:

O homem foi à lua?

Por que não foi mais, se as

 tecnologias na atualidade são tão modernas?

E o Bin Laden morreu?

Cadê o seu corpo?

Foi jogado no mar?

Quem afirma?

O presidente dos Estados Unidos?

O Barac Obama?

Quem acredita?


 



(SALVIANO) 05/07/2011

Texto criado logo após a os meios de comunicação sensacionalistas divulgar a notícia da suposta morte do terrorista.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NOSSO QUERIDO BRASIL " 07 DE SETEMBRO"

Corrupção na Política Brasileira



         Nunca foi tão discutido e punido tantos políticos em nosso país.

         Más, tudo isso é devido a mudança de comportamento da própria população brasileira que não está aceitando mais ser enganados por políticos corruptos.

         É importante salientar que tudo o que fazemos é um ato político, por isso devemos mais do que nunca ficar atentos para não eleger políticos que não tem interesse na população e que só pensam em si próprio e em seus familiares, deixando de lado quem realmente o elegeu para representar o povo.

         Portanto, fiquem atentos, sejam responsáveis e lute por um país digno de se viver, pois precisamos de políticos e pessoas responsáveis e comprometidos com o país e conseqüentemente com o povo brasileiro.



FESTEJE MAS COM CAUTELA O 07 DE SETEMBRO

Um abraço do Professor salviano.



(salviano 03/10/2007)

sábado, 3 de setembro de 2011

ELEIÇÃO NO COLÉGIO PROFESSORA RICARDA

No dia 31 de agosto de 2011 aconteceu no Colégio Estadual Professora Ricarda a eleição para a escolha do novo diretor da Unidade Escolar.
Sendo reeleito para o mandato de 3 anos o atual diretor.
Josivaldo moreira de Carvalho que já está a frente da direção do Colégio a algum tempo com muita garra e profissionalismo.
Portanto, foi eleito com uma expressiva votação, onde os pais, alunos e funcionários tiveram a grande oportunidade de escolher o seu diretor dando ao mesmo uma votação de 68.2% dos votos válidos.

Parabéns Josivaldo

Continue com esta garra de grande admistrador escolar.



Um abraço do Professor salviano G. Santos.