quarta-feira, 25 de abril de 2012

JOVENS UNIVERSITÁRIOS DESAPARECEM NA BAHIA

Demora nas buscas de jovens desaparecidos na Bahia gera reclamação

Os pais dos cinco amigos desaparecidos enquanto viajavam do Espírito Santo para a Bahia, na última sexta, 20, que acompanharam as investigações em São Mateus (ES), reclamaram da demora da polícia em iniciar as buscas. "Enquanto a polícia aguardava as 48 horas para considerar que nossos filhos estavam desaparecidos, tivemos que procurar por conta própria", reclamou Doralice Ribeiro, mãe de Izadora Ribeiro, universitária baiana entre os cinco amigos. Reprodução/Facebook Imagem que vem sendo divulgada nas redes sociais para ajudar nas buscas dos jovens

Nos dois primeiros dias de sumiço dos jovens, amigos da faculdade e parentes viajaram de carro os 120 quilômetros de viagem de São Mateus ao município de Prado, na Bahia, percurso que o grupo pretendia fazer até a casa de Doralice.
A mãe contou que o grupo preparava a viagem há semanas. "Eles são muito responsáveis. Até mesmo antes de viajar, minha filha me ligou e disse que já estavam saindo de São Mateus. Não iriam para qualquer outro lugar", afirmou a mãe da baiana.

Caminho que poderia ser percorrido por jovens

  • Reprodução/MapLink O grupo de cinco jovens partiu na noite de sexta (20) de São Mateus (ES), com destino a Prado (BA)
Coordenador das investigações em São Mateus, o delegado Janderson Lube, garantiu que se empenharam nas investigações, levantando informações e ouvindo testemunhas. Ele contou que oito investigadores colheram informações – ao longo da BR- -101, no extremo norte do Estado e no sul da Bahia, chegando à morte dos jovens.  “Estamos recebendo o apoio de  todos, amigos, parentes, inclusive da  universidade”, declarou Everaldo Amaral, pai de Marllonn Amaral.

Corpos aguardam liberação

Os corpos dos cinco jovens, que estavam desaparecidos e foram encontrados nesta terça (24), estão no Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas (a 884 km de Salvador) aguardando liberação. O trabalho de resgate dos corpos, que estavam no rio Mucuri, extremo sul baiano, começou às 18h30 desta terça e terminou por volta de 3 horas da madrugada desta quarta (25).
A previsão é que os corpos de Amanda Oliveira, 22 anos, André Galão, 28, Izadora Ribeiro, 21, Marllonn Amaral, 21, e Rosaflor Oliveira, 24, sejam liberados por volta de 10h, de acordo com Paulo Henrique Amaral, tio de Marllon, que está no IML de Teixeira de Freitas.
Quatro corpos serão levados para a cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Apenas o corpo de André Galão, que dirigia o Fiat Punto, será levado para o município de Colatina, também no Espírito Santo. Não há informações sobre o enterro.
O corpo de um dos jovens estava do lado de fora do carro e foi localizado ainda na noite desta terça, os demais foram encontrados depois dentro do carro, que estava submerso no rio, presos pelo cinto de segurança.
De acordo com o tenente coronel Ivanildo da Silva, comandante da Companhia de Ações Especializadas em Mata Atlântica (Caema), que organizou as buscas no interior baiano, o veículo, um Fiat Punto de cor bege, placas ODC-6985, foi localizado depois que um popular informou à polícia que havia um automóvel com as mesmas características submerso no rio. Após verificação, constataram que se tratava do carro dos jovens.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) refizeram o trajeto percorrido pelo automóvel dos jovens a partir das pistas deixadas pelo veículo. O motorista, André Galão, 28 anos, perdeu o controle do veículo em uma curva considerada perigosa pela polícia. Acredita-se que ele estava em alta velocidade, cerca de 120 km/h, quando entrou em uma área de declive e mata e colidiu com uma árvore de grande porte, o que fez o carro tombar.
Os jovens saíram de São Mateus (ES) para Prado (a 804 km de Salvador), na Bahia, por volta das 19 horas de sexta-feira, para a comemoração do aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro. A viagem duraria cerca de 3 horas, mas eles desapareceram no trajeto. Eles foram vistos pela última vez entre Itabatã, no distrito de Mucuri situado nas margens da BR-101, e Teixeira de Freitas (a 813 km de Salvador).

Fonte: Helga Cirino
Da Agência A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário