quarta-feira, 4 de abril de 2012



Parque Estadual Terra Ronca Um complexo de cavernas e grutas

O Parque Estadual do Terra Ronca fica situado no norte de Goiás, perto da BR-020, no município de Guarani de Goiás e São Domingos. 
O parque está a 650 km de Goiânia e a cidade de apoio para visitação é São Domingos.
Paisagens: O maior atrativo turístico do parque são, sem dúvidas, as grutas e cavernas, que atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de toda parte do mundo para conhecer as belezas naturais, florísticas e da fauna, os rios de águas cristalinas, que formam lagos subterrâneos, e os enormes salões internos das cavernas, ricos em minerais, e as formações rochosas, formadas pelas belas e expressivas estalactites e estalagmites. A diversidade biológica do parque é enorme, já foram registradas mais de 150 espécies de aves, e quase 50 de mamíferos.
A vegetação, formada por cerrado, cerradão, matas de galeria e veredas, se constitui em excelentes habitats para uma enormidade de espécies animais. A região é ainda muito bem servida por rios, dos quais cinco pertencem à bacia do Paranã e formam um dos mais belos e significativos conjuntos geoespeleológicos do mundo, alguns inclusive sumindo dentro das cavernas. É o maior sitio de cavernas da América Latina. Muitas delas ainda estão para ser descobertas e/ou mapeadas.

São cavadas por rios que mergulham para dentro da terra formando aberturas de indescritível beleza. Fora as cavernas, também há uma cachoeira perto de Guarani de Goiás (no mapa aparece como Coatiçaba) e uma formação de morros esculpidos pelo vento e pelas águas que se parece com uma cidade de pedra perto de S. Domingos. Não se pode deixar de citar o curioso Morro do Moleque, perto de S. Domingos. Além disso, há a represa em torno da cidade que permite um bom banho de final de tarde.

Venha conhecer essa incrível região e aproveite ao máximo nossas dicas e sugestões.


Fonte: goiasexpedicoes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário