sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em Goianésia Evangélico é preso por estupro a 6 meninos

Homem é preso suspeito de estuprar seis meninos em Goianésia, Goiás.


Um homem de 25 anos suspeito de estuprar seis meninos foi preso em Goianésia, a 173 quilômetros de Goiânia. Segundo o delegado Marco Antônio Maia, ele era membro de uma igreja evangélica e foi detido em março, após denúncias. Até esta quinta-feira (26), seis vítimas haviam sido identificadas pela Polícia Civil.
O delegado informou que os meninos têm idades entre 11 e 13 anos. A denúncia foi feita por outros membros da igreja, que suspeitaram da ação do rapaz. “Ele é um homem que ajudava na igreja. Acompanhava, levava e buscava as crianças que não tinham como ir sozinhas para os cultos. Um tipo de instrutor, e os pais confiavam nele”, relata o delegado.
saiba mais De acordo com Marco Antônio, os estupros vinham acontecendo há aproximadamente um ano e eram consumados em acampamentos da igreja ou na casa do suspeito: “Pelo fato dos pais confiarem, muitas vezes as vítimas dormiam na casa dele para serem levadas para suas casas no outro dia”.
Os seis meninos confirmaram os abusos, mas o homem assumiu apenas dois dos casos. Segundo o delegado Marco Antônio, os pais não desconfiavam do crime: “Todos os pais falaram que nunca tinham sido alertados. Os meninos não falavam nada porque ele os convencia a não fazer isso”.
O delegado informou também que pais e filhos estão recebendo acompanhamento psicológico. O homem está detido no presídio local.

Fonte: Humberta Carvalho G1.GO

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escola pública de Manaus é interditada após morte de estudante

A aluna da Escola Estadual Josué Claudio de Souza, antiga Gilberto Mestrinho (GM), Vanessa de Oliveira, 20 morreu vítima de meningite meningocócica na última segunda-feira. Na tarde dessa terça (24), outro aluno passou mal e desmaiou durante a aula e foi levado às pressas para o hospital, causando grande tumulto entre os alunos. Em função disso, a escola será fechada por um dia, para evitar possíveis novas contaminações.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) enviará uma equipe à escola nesta quarta (25) para realizar uma limpeza. De acordo  com a assessoria, as aulas voltarão ao normal na quinta (26).
A estudante Daniela Barroso, 18, afirmou que todos estão com medo de ir a escola e serem contaminados. “Principalmente depois de ontem, que outro aluno desmaiou, estamos apavorados”, disse.
De acordo com a conselheira de saúde do bairro, Vicência Dias, o ideal era que a escola tivesse sido fechada desde segunda-feira. “Aqui há muito lixo , tanto dentro como na frente da escola, é um descaso total. Além de a escola ser toda fechada e não ter circulação de ar, os alunos estão em risco sim”, afirmou.
Segundo informações de amigos de Vanessa, ela teria se sentido mal dentro da sala de aula e foi liberada mais cedo. “Só soubemos que ela tinha piorado essa semana, estamos todos em choque”, revelou uma amiga que pediu para não ser identificada.
De acordo com a pedagoga da escola, que não quis ter o nome revelado, Vanessa  relatou dores de cabeça e febre e foi liberada para ir mais cedo para casa.
“Ela queria um remédio, mas aqui na escola não temos autorização para dar e por isso liguei para os pais da aluna e eles liberaram a saída dela mais cedo. Soubemos um dia depois que ela tinha piorado e que estava internada no Hospital Tropical”, afirmou.
Sobre o fechamento da escola a pedagoga afirmou que é o melhor a se fazer, para evitar o clima de preocupação dos alunos e professores.
“Além da saúde que deve estar em primeiro lugar sempre”, disse. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde também vacinou, ontem, os estudantes que frequentavam a mesma sala de aula da Vanessa para evitar o contagio.  
Uma das preocupações de quem tem filho estudando na escola, localizada no bairro Coroado, é a grande quantidade de lixo acumulado no entorno dela.
“A direção não toma providências. Isso com certeza atrai doenças para os estudantes, além da água parada que fica no pátio da escola, principalmente quando chove e ninguém faz nada”, disse uma mãe de aluno que não quis se edentificar.

Fonte: acritica.com/manaus


Campos Belos a contra a gripe 


A partir do dia 5 de maio, o Ministério da Saúde realizará a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha será realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais, no período de 5 a 25 de maio, em todos os estados brasileiros. Segundo dados do Ministério, ano passado cerca de 84% da população foi vacinada. A Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos - Goiás afirma que o objetivo da vacina é proteger pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde e gestantes. De acordo com o Ministério, a intenção é vacinar 30 milhões de pessoas esse ano. Segundo o representante de Organização Mundial de Saúde (OMS) Joaquim Molina,  "o Brasil faz a maior campanha de vacinação de todas as Américas, isso é admirável."
Por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia. A solução prática e simples para combater esse mal é a vacina. No entanto, apesar de eficiente, essa solução ainda gera muitas dúvidas e preconceitos entre a população, principalmente sobre sua eficácia e riscos.

 

 Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos - Goiás

JOVENS UNIVERSITÁRIOS DESAPARECEM NA BAHIA

Demora nas buscas de jovens desaparecidos na Bahia gera reclamação

Os pais dos cinco amigos desaparecidos enquanto viajavam do Espírito Santo para a Bahia, na última sexta, 20, que acompanharam as investigações em São Mateus (ES), reclamaram da demora da polícia em iniciar as buscas. "Enquanto a polícia aguardava as 48 horas para considerar que nossos filhos estavam desaparecidos, tivemos que procurar por conta própria", reclamou Doralice Ribeiro, mãe de Izadora Ribeiro, universitária baiana entre os cinco amigos. Reprodução/Facebook Imagem que vem sendo divulgada nas redes sociais para ajudar nas buscas dos jovens

Nos dois primeiros dias de sumiço dos jovens, amigos da faculdade e parentes viajaram de carro os 120 quilômetros de viagem de São Mateus ao município de Prado, na Bahia, percurso que o grupo pretendia fazer até a casa de Doralice.
A mãe contou que o grupo preparava a viagem há semanas. "Eles são muito responsáveis. Até mesmo antes de viajar, minha filha me ligou e disse que já estavam saindo de São Mateus. Não iriam para qualquer outro lugar", afirmou a mãe da baiana.

Caminho que poderia ser percorrido por jovens

  • Reprodução/MapLink O grupo de cinco jovens partiu na noite de sexta (20) de São Mateus (ES), com destino a Prado (BA)
Coordenador das investigações em São Mateus, o delegado Janderson Lube, garantiu que se empenharam nas investigações, levantando informações e ouvindo testemunhas. Ele contou que oito investigadores colheram informações – ao longo da BR- -101, no extremo norte do Estado e no sul da Bahia, chegando à morte dos jovens.  “Estamos recebendo o apoio de  todos, amigos, parentes, inclusive da  universidade”, declarou Everaldo Amaral, pai de Marllonn Amaral.

Corpos aguardam liberação

Os corpos dos cinco jovens, que estavam desaparecidos e foram encontrados nesta terça (24), estão no Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas (a 884 km de Salvador) aguardando liberação. O trabalho de resgate dos corpos, que estavam no rio Mucuri, extremo sul baiano, começou às 18h30 desta terça e terminou por volta de 3 horas da madrugada desta quarta (25).
A previsão é que os corpos de Amanda Oliveira, 22 anos, André Galão, 28, Izadora Ribeiro, 21, Marllonn Amaral, 21, e Rosaflor Oliveira, 24, sejam liberados por volta de 10h, de acordo com Paulo Henrique Amaral, tio de Marllon, que está no IML de Teixeira de Freitas.
Quatro corpos serão levados para a cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Apenas o corpo de André Galão, que dirigia o Fiat Punto, será levado para o município de Colatina, também no Espírito Santo. Não há informações sobre o enterro.
O corpo de um dos jovens estava do lado de fora do carro e foi localizado ainda na noite desta terça, os demais foram encontrados depois dentro do carro, que estava submerso no rio, presos pelo cinto de segurança.
De acordo com o tenente coronel Ivanildo da Silva, comandante da Companhia de Ações Especializadas em Mata Atlântica (Caema), que organizou as buscas no interior baiano, o veículo, um Fiat Punto de cor bege, placas ODC-6985, foi localizado depois que um popular informou à polícia que havia um automóvel com as mesmas características submerso no rio. Após verificação, constataram que se tratava do carro dos jovens.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) refizeram o trajeto percorrido pelo automóvel dos jovens a partir das pistas deixadas pelo veículo. O motorista, André Galão, 28 anos, perdeu o controle do veículo em uma curva considerada perigosa pela polícia. Acredita-se que ele estava em alta velocidade, cerca de 120 km/h, quando entrou em uma área de declive e mata e colidiu com uma árvore de grande porte, o que fez o carro tombar.
Os jovens saíram de São Mateus (ES) para Prado (a 804 km de Salvador), na Bahia, por volta das 19 horas de sexta-feira, para a comemoração do aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro. A viagem duraria cerca de 3 horas, mas eles desapareceram no trajeto. Eles foram vistos pela última vez entre Itabatã, no distrito de Mucuri situado nas margens da BR-101, e Teixeira de Freitas (a 813 km de Salvador).

Fonte: Helga Cirino
Da Agência A Tarde

terça-feira, 24 de abril de 2012

Polícia do DF encontra três caixas com provas de concurso da CEF

Policiais da 4ª delegacia do Distrito Federal encontraram nesta terça-feira (24) três caixas com provas em branco do concurso da Caixa Econômica Federal, realizado no domingo (22). O material será encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal.
O delegado Jefferson Lisboa disse que recebeu uma denúncia informando que as caixas estavam em uma área comercial da QE 40 do Guará desde a madrugada de domingo. Segundo ele, em uma das caixas existem provas soltas. Em outra caixa, as provas estão em envelopes plásticos. Na terceira, em envelopes lacrados.
Lisboa disse que dentro de uma das caixas há vários lacres rompidos. As caixas são de papelão e do lado de fora está impresso o nome da Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação do concurso. O G1 entrou em contato com a Fundação Cesgranrio, por volta das 19h, mas o expediente já havia terminado.

O delegado disse que as provas seriam aplicadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. No DF, as provas eram destinadas para aplicação em Águas Claras. “Ainda vamos fazer a contagem do material. Só posso dizer que são muitas provas. Ainda hoje vou fazer a comunicação para a Caixa Econômica Federal”,

Fonte: G1 DF

CPI do caso Cachoeira terá acesso a todo o inquérito da PF, diz ministro da Justiça
"Por força da Constituição, a CPMI tem poderes de autoridade judiciária", disse o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (24), em São Paulo, que os membros da CPI mista (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará o envolvimento do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com parlamentares, autoridades e empresas públicas e privadas terão acesso a todos os dados levantados nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal.
“Por força da Constituição, a CPMI tem poderes de autoridade judiciária. E acredito que ela [a comissão] terá acesso a tudo que foi produzido no inquérito, mas a decisão final é do STF (Supremo Tribunal Federal)”, disse.
O ministro participou da abertura de uma feira internacional de segurança privada no Expo Center Norte, na zona norte da capital. Na saída do evento, em entrevista coletiva, ele defendeu a PF contra a nulidade das provas requerida pela defesa de Cachoeira.
Segundo os advogados do bicheiro, como envolvia um parlamentar –o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO)--, o caso deveria ter sido remetido ao STF. Já que não foi, sustenta a defesa, as provas obtidas por decisão da Justiça em primeiro grau seriam ilegais.
De acordo com o ministro, a PF não agiu sem conhecimento do Supremo. “A defesa sempre opta por um caminho –se defende ou tenta a nulidade das provas. Mas a PF agiu rigorosamente dentro da lei. Ninguém nunca autorizou [a escuta de] pessoas que tinham foro privilegiado sem autorização do STF”, afirmou Cardozo. “Quando se investigou quem não tinha foro, existiam telefonemas de pessoas envolvidas em práticas criminosas que ensejaram que o caso fosse remetido ao STF. Só que a PF colocou a verdade à luz do sol, a claro, e agora cabe ao Judiciário decidir o que fará com essa verdade”, disse.

Vazamentos e “ansiedade” da imprensa

Cardozo também ressaltou que a PF já instaurou inquérito para apurar vazamentos à imprensa de trechos das gravações entre o bicheiro e os investigados. O ministro admitiu que há uma “dificuldade grande em manter sigilo”, mas avaliou que esses vazamentos estão em menor intensidade, nos últimos dias.
“São 30 réus, dezenas de advogados, e várias autoridades públicas têm acesso ao inquérito. Determinei um inquérito para apurar quem foram os responsáveis por esses vazamentos, e evidentemente a lei se aplicará a essas pessoas”, afirmou.
Para Cardozo, “é uma pena” que esses vazamentos ocorram. “Sei que muitas vezes é ansiedade da imprensa para obter dados e sei que a imprensa tem o sigilo [da fonte] garantida pela Constituição, mas, se comprovar a autoria [dos vazamentos], teremos de aplicar a lei com rigor”, concluiu.

Fonte: Janaina Garcia
Do UOL, em São Paulo

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Brasileiro ajuda a montar seis tipos de DNA artificial
 
 
Faz bilhões de anos que a vida usa as "letras" químicas do DNA como seu alfabeto. Cansados dessa mesmice, um pesquisador brasileiro e seus colegas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram nada menos que seis tipos de "XNA" (formas sintéticas de DNA), cuja composição química não existe em nenhum ser vivo.
A pesquisa, cujo primeiro autor é o bioquímico paulistano Vitor Pinheiro, 34, não se limitou a construir a estrutura química dos XNAs.
A equipe também achou maneiras de fazer as moléculas se replicarem (grosso modo, "reproduzindo-se") e transferirem informação para o DNA tradicional.
Não se trata de mera curiosidade. "Até agora, parecia que apenas DNA e RNA podiam guardar informação genética. Se a gente mostra que outro tipo de polímero [molécula orgânica de cadeia longa] é capaz de fazer isso, o DNA e o RNA deixam de ser especiais", explica ele.
Isso teria até implicações para possíveis seres vivos ETs: eles não precisariam ser um simples repeteco da bioquímica que predomina na Terra para funcionarem.



Toda cadeia de DNA é composta por três componentes principais. A equipe internacional mexeu no componente do meio, as moléculas de açúcar que, na substância natural, possuem cinco átomos de carbono em sua estrutura.
Como quem brinca de Lego, os cientistas substituíram esse açúcar por outros tipos de molécula com quatro, cinco e até seis carbonos.
O próximo passo foi identificar polimerases (as substâncias que montam a cadeia de DNA) capazes de "conversar" com as moléculas sintéticas. Em alguns casos, a equipe achou polimerases capazes de realizar o truque, embora a eficiência do processo ainda deixe a desejar.
Pinheiro e companhia também conseguiram usar as várias formas de XNA para criar os chamados aptâmeros, pequenas moléculas capazes de se ligar de forma específica a outras moléculas e bloquear a ação delas, por exemplo.
"Elas podem ser comparadas a anticorpos", explica Pinheiro. Os aptâmeros são promissores como medicamentos, mas fazê-los com DNA natural tem um inconveniente: o organismo destrói a molécula com facilidade.
Já os XNAs, por não serem alvos naturais do organismo, poderiam durar mais e ter ação mais potente contra doenças. O estudo está na revista especializada "Science".


Fonte:  REINALDO JOSÉ LOPES EDITOR DE "CIÊNCIA+SAÚDE"

Pedro, filho do cantor Leonardo, sofre acidente de carro em Goiás

Pedro, filho do cantor Leonardo, da dupla Pedro e Thiago, sofreu um acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (20) em Itumbiara, Goiás. A informação foi confirmada ao UOL pelo produtor da dupla.
Segundo o produtor, Pedro Leonardo Dantas da Costa, que tem 24 anos, estava sozinho no carro quando, por volta das 6h55, sofreu o acidente na estrada MG-452, na altura da cidade de Araporã, que fica na divisa de Goiás com Minas Gerais.
Segundo a TV Paranaíba, afiliada da Record, em Uberlândia, um militar teria afirmado que Pedro dormiu ao volante, foi para o acostamento, capotou e foi jogado para fora do carro.
De acordo com o médico Ernani de Oliveira Rodrigues, do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, Pedro chegou ao local sedado, por volta das 8h40. Ele passou por uma tomografia e depois por uma cirurgia na região do baço.
Em 2009, ele participou do reality show "A Fazenda", da Record, e foi eliminado na última semana do programa.
Pedro é pai de Maria Sophia, nascida em maio do ano passado. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.
“A cirurgia correu bem”, diz médico que operou Pedro
Ernani de Oliveira Rodrigues, diretor médico do centro cirúrgico do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, onde Pedro foi operado no final da manhã desta sexta-feira (20), disse ao UOL que a cirurgia para estancar um sangramento no baço do cantor foi bem-sucedida.
“A cirurgia correu bem, estou neste momento aguardando a UTI móvel, que virá buscar o cantor aqui em Itumbiara. Seu quadro clínico é estável. Ele não sofreu nenhum tipo de fratura nos membros”, disse o médico.
A produtora do cantor, que anteriormente afirmou que o mesmo seria recebido no Hospital Neurológico de Goiânia, voltou atrás e revelou que o paciente será encaminhado para o Hospital IOG, na mesma capital.

Fonte: (Colaboração Lázaro Feliciano da Silva, de Itumbiara (GO)/uol

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Cristianismo

O  SANTO  SUDÁRIO

Durante a Idade Média, filósofos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tentaram conciliar a herança da filosofia greco-romana com os dogmas da fé cristã. Mais de meio milênio depois, um dos maiores mistérios da Cristandade, o Santo Sudário, reúne em torno de si o mesmo debate entre razão e fé, ciência e religião, que animavam os pensadores medievais.

O objeto da polêmica é um manto de linho, medindo cerca de 4,5 metros de altura e 1,5 metro de largura. A peça, guardada em cofre na capela real da Catedral de Turim, na Itália, teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após a morte na cruz.

A relíquia é a mais importante para os católicos, pois comprovaria a existência e a ressurreição de Jesus, conforme descritas no Novo Testamento. É também um dos mais estudados, polêmicos e misteriosos artefatos da humanidade.

O Santo Sudário exibe a imagem do corpo de um homem nu, de mãos cruzadas e olhos e boca fechadas. O corpo traz marcas de feridas que, segundo especialistas, seriam compatíveis com os flagelos sofridos por Jesus: o açoite com chicote, os pregos nos pulsos e pés, a coroa de espinho e o ferimento de lança no tórax.

Historiadores, teólogos e cientistas das mais diversas áreas – como biologia, química e medicina forense – analisam o sudário há mais de um século. A legitimidade do tecido foi posta à prova por exames de laboratório e técnicas modernas. Para os cientistas, a mortalha não passaria de um item a mais no catálogo de falsas relíquias fabricadas na Idade Média.

No entanto, segundo o mais recente estudo publicado sobre o assunto,
O Sinal, do historiador da arte Thomas de Wesselow, nenhuma pesquisa, até agora, foi conclusiva a respeito da autenticidade do pano de linho. A despeito disso, a crença no sudário, para o autor, foi responsável por transformar o Cristianismo na religião mais popular do mundo, com 2,1 bilhões de seguidores.

Fotografia

O Sudário de Turim apareceu pela primeira vez na Europa em 1355, na Baixa Idade Média, período caracterizado por calamidades como a fome e a peste negra, que reduziram a população mundial à metade. Antes dessa data, a história da relíquia é controversa, com escassos registros que comprovariam a sua existência. Em 1578, a peça foi transferida para Turim, onde se encontra até hoje.

Até o século 19, sem recursos tecnológicos que permitissem uma análise mais precisa, não havia como atestar a veracidade do sudário. Céticos acreditavam que se tratava apenas de uma pintura feita sobre o pano.

Em 1898, o Vaticano autorizou um fotógrafo amador, Secondo Pia, a fazer uma foto do manto, por ocasião da uma exposição pública da relíquia católica. Pela primeira vez foi vista a imagem em negativo do rosto que seria de Cristo, descartando a hipótese de que se tratava apenas de uma pintura e dando início a uma era de pesquisas sobre o sudário – chamada sindonologia.

Nos anos 1970 foram feitos os primeiros testes com amostras retiradas do pano e criado o Projeto de Pesquisa do Sudário de Turim (Sturp, na sigla em inglês). Durante as comemorações de 400 anos da chegada do sudário em Turim, em 1978, o objeto foi exposto à visitação pública e, nos cinco dias seguintes ao término do evento, o tecido pôde ser examinado pelos cientistas.

Integrantes do Sturp concluíram que a imagem é de um corpo real – não uma pintura – e que as manchas são de sangue humano tipo AB. Além disso, o tipo de tecido (comum na época de Jesus) e traços de espécies de pólen oriundas de Jerusalém compõem um conjunto de indícios que apontava a autenticidade do sudário, aumentando assim o mistério em torno dele.

Fraude

Em 1988, porém, surgiu aquela que parecia ser a prova definitiva de que se tratava de uma fraude. Nesse ano, o papa João Paulo 2o autorizou a retirada de retalhos para novos exames, realizados por cientistas das universidades de Oxford (Inglaterra), Arizona (Estados Unidos) e Zurique (Suíça).

Os pesquisadores submeteram os pedaços ao teste do carbono 14, o mesmo usado em arqueologia para saber a idade de fósseis. O resultado apontou que o sudário teria sido confeccionado entre 1260 e 1390, na Idade Média. Sendo assim, não poderia ser a mortalha de Jesus, pois não teria mais do que 600 anos.

Desde então, publicaram-se artigos refutando a metodologia empregada no teste e a qualidade das amostras. Entre as controvérsias, apontou-se que a contaminação por bactérias teria comprometido a datação por carbono 14. Outra hipótese, surgida há 12 anos, atesta que os pedaços de linho examinados seriam, na verdade, remendos feitos na restauração do sudário por freiras, após um incêndio, na Idade Média.

O Vaticano, durante todos esses anos, não discutiu ou sequer se posicionou sobre a autenticidade do manto sagrado. Em 1958, o Papa Pio XII autorizou a devoção católica do manto, que foi exposto pela última vez em 2010, com um público de 2,5 milhões de visitantes em 44 dias.

Para a Igreja Católica, trata-se apenas de uma recordação, pouco importando se o artefato pode ou não comprovar a realidade histórica de Jesus. Os fatos, em resumo, interessam apenas à ciência e não dizem respeito à fé cristã. Como dizia São Tomás de Aquino, “existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana”, ou, parafraseando o filósofo, ficções que resistem ao escrutínio da ciência.


Fonte: José Renato Salatiel



terça-feira, 17 de abril de 2012


Orçamento 2012 Senador Inácio assegura recursos para Fundo Setorial do Audiovisual.

O senador Inácio Arruda (PCdoB) informa ter conseguido garantir no texto da Lei Orçamentária de 2012 a inclusão do Fundo Nacional de Cultura (FNC) na categoria de programação especifica Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Com isso, o FNC passa a ter as mesmas garantias das agências reguladoras, do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL). 
Com essa inclusão, a previsão é que sejam destinados cerca de R$ 600 milhões ao Fundo Setorial de Audiovisual, conforme o parlamentar, autor de emenda nesse sentido. Ele justifica sua emenda dizendo que a aprovação da Lei 12.485/11, posterior a elaboração da proposta orçamentária para 2012 – que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, impõe à Agência Nacional do Cinema novas atribuições que demandarão recursos adicionais para sua estruturação.
Este novo aporte, no valor de R$ 600 milhões, decorre da aprovação da lei 12.485, aprovada em agosto no Senado, que estabelece cotas para o conteúdo nacional e independente na TV por assinatura, além de trazer mais recursos para a produção de obras independentes para a TV paga. A lei 12.485 prevê ainda que no mínimo 30% do valor arrecadado será destinado ao fomento de produções das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Fonte: Blog do Eliomar

Governador de Goiás se defende de envolvimento com Cachoeira.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), falou na noite desta segunda-feira (16) sobre a denúncia de que o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso por suspeita de chefiar quadrilha de jogos ilegais, tinha influência na nomeação de funcionários no governo goiano, conforme mostrou o Jornal Nacional.
“Isso é de responsabilidade de quem fez as indicações. Os secretários têm liberdade para fazer as escolhas. Não vi a reportagem, vou analisar o conteúdo e ver se isso tem procedência. Se tiver procedência, nós vamos tomar as providências cabíveis”, afirmou, em entrevista que foi ao ar no Jornal da Globo.
As gravações da Polícia Federal (PF) mostram influência de Carlinhos Cachoeira – por meio do ex-vereador do PSDB Wladimir Garcez – na nomeação de funcionários públicos para o governo de Goiás. A conversa foi gravada em 11 de março do ano passado. Carlinhos Cachoeira fala com Wladimir Garcez, considerado braço direito no esquema do bicheiro.
Garcez, que está preso, diz que o governador Marconi Perillo autorizou contratações de pessoas selecionadas por Cachoeira.
Wladimir Garcez: Então é o seguinte, o governador liberou os negócios dele e eu falei para ele que nós temos mais quatro pedidos. Esse de Anápolis, ele resolveu que vai lotar nas nomeações. Os de Goiânia, ele vai ver a questão de gerência aqui. Aí tem duas ou três gerências para vir para nós, para a gente discutir quem são os nomes.
Carlinhos Cachoeira: Tá, cê põe a Vanessa numa. A Rosana pode ser um salário de R$ 2 mil. A Vanessa é gerência, tá?
Em outro trecho das gravações, Garcez comemora as nomeações conseguidas no governo de Perillo e recebe elogios de Cachoeira.
Garcez: Nós estamos com sete pessoas só aqui, né?
Cachoeira: Ocê, é o seguinte, Wladimir. Ocê é o cara que mais põe gente nesse governo aí.
Garcez: Agora, tem uns carguinho aí que nós vamos poder atender muita gente.
Conversas e trocas de mensagens com Carlinhos Cachoeira levaram à demissão, há duas semanas, de Eliane Gonçalves Pinheiro, chefe de gabinete de Marconi Perillo.

Fonte: Do G1, com informações do Jornal da Globo

sábado, 14 de abril de 2012


Em Goiás, aulas perdidas durante greve serão repostas em 26 sábados e o salário também será reposto.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) publicou na quinta-feira (12) o calendário de reposição das aulas que foram perdidas durante a greve dos professores no Estado. De acordo com a Seduc, no cronograma 2012 foi decidido que o procedimento será feito em 26 sábados.

Dentre os 51 dias de manifestação dos docentes, os estudantes tiveram 35 dias sem aulas. Entretanto, no calendário oficial das escolas estaduais constavam nove dias a mais do que a lei obriga e, por isso, neste ano eles terão somente 200 dias de ensino, que é o mínimo determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o chefe do núcleo de orientação pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, Raph Gomes, os estudantes que têm restrições para estudar no sábado não irão ficar prejudicados. “As escolas terão condições de resolver cada caso através do diálogo e da negociação com ele. Porém, o restante deve comparecer nas aulas, pois, correm o risco de perderem avaliações”, explica Gomes.

Enquanto aos professores, ele relata. “Caso algum deles se recuse fazer a reposição das aulas, nós iremos buscar outro profissional para fazer esse procedimento”. Já em relação ao ponto cortado nos salários anteriores, Raph Gomes afirma que o dinheiro será reposto no próximo pagamento. “Todo o valor que foi cortado será devolvido integralmente neste mês de abril”, declara o chefe do núcleo de orientação pedagógica da Seduc.

O funcionário público ainda conclui sobre o acordo entre o Governo de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). “A secretaria está utilizando o bom senso para que o aluno não fique prejudicado e as negociações com o Estado ocorram normalmente”.

Fonte: g1.go

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acusada de canibalismo vendia empadas com carne humana em Garanhuns (PE).

A Polícia Civil de Pernambuco informou que uma das três pessoas acusadas de matar e praticar canibalismo em Garanhuns (230 km do Recife) recheava empadas com carne humana e as vendia nas ruas da cidade. A revelação foi feita ao UOL nesta sexta-feira (13) pelo delegado Wesley Fernandes, que está à frente do inquérito que investiga a seita e os supostos crimes praticados pelos acusados, que foram detidos na última quarta-feira (11). Pelo menos três mortes em rituais macabros são atribuídas ao grupo, que mantinha um triângulo amoroso.
Segundo o delegado, a vendedora de empadas seria Isabel Cristina Pires da Silveira, 51. Ela confessou em depoimento que colocava restos da carne humana das vítimas nos salgados vendidos pela cidade. “Uma pequena quantidade de carne desse ritual que o trio realizava servia para rechear essas empadas. Ela era vendedora ambulante conhecida aqui na cidade. Ela vendia em bares e restaurantes, circulando pelas ruas. Com certeza muita gente comeu empada vendida por ela”, disse o delegado.
Além de Isabel, também foram presos Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 50, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25. Eles são acusados do assassinato de duas mulheres em Garanhuns: Gisele Helena da Silva, 31, e Alexandra Falcão, 20, tiveram os restos mortais encontrados no quintal da casa onde o trio morava, no bairro Liberdade, em Garanhuns. As duas estavam desaparecidas desde o início do ano.
Além das duas mortes em Garanhuns, a polícia informou acreditar que o grupo é autor de outro crime, ocorrido em Olinda –região metropolitana do Recife--, em 2008. Segundo o delegado, o trio teria criado uma seita macabra, cujo objetivo seria “conter o avanço da humanidade.”
Além de matar, eles comiam a carne porque acreditavam na purificação. Parte da carne era servida a uma criança de cinco anos que morava com o trio e que seria filha da primeira vítima, Jéssica Camila, então com 17 anos. Uma das acusadas, Bruna usava os documentos de Jéssica e chegou a fazer compras usando identidade falsa em lojas de Garanhuns.
“Está “99% confirmado que esse primeiro crime, em 2008, foi praticado por eles. Se tratou de um mesmo ritual em que eles matavam a vítima com arma branca, drenavam o sangue, esquartejavam, comiam uma parte da carne e enterravam os demais pedaços”, disse Wesley.
A polícia já encontrou os familiares de Jéssica Camila, que confirmaram que a menor e o corpo da vítima estão desaparecidos desde 2008. A menor está sob guarda do Conselho Tutelar e já revelou que presenciava as mortes, dizendo que os pais "iriam mandar a mulher para o inferno."
“Úteros malditos”
O delegado explicou que as vítimas do grupo sempre eram mulheres, já que elas teriam “úteros malditos, que geravam filhos”. A atração das mulheres até os acusados se dava por meio de oferta de empregos.
“Eles dizem que era um ritual para purificar a alma, pois a ‘Bíblia’ diria para matar e comer. E eles não podiam desperdiçar. Eles faziam igual carne de boi: esticavam na geladeira de casa, desfiavam e comiam. Segundo depoimento, a carne durava quatro dias até o consumo total”, disse.
Uma quarta vítima –uma jovem do município de Lagoa do Ouro-- já estaria com data certa para morrer. “Ainda bem que essa nova vítima escapou, mas já existia todo um plano para matá-la, da mesma forma das outras vítimas.”
Na casa onde o trio vivia, em Garanhuns, a polícia também encontrou um livro com vários relatos macabros da morte. O texto chegou a ser registrado em cartório, no final do mês passado, com o título "Revelações de um esquizofrênico". O material está sendo analisado pelos policiais.
Os três presos já foram encaminhados para presídios na região e estão à disposição da Justiça. Negromonte está detido na cadeia pública de Garanhuns, enquanto as duas mulheres foram levadas para Colônia Penal Feminina de Buíque.
“Quando a Bruna chegou ao presídio feminino, ao ser oferecido a refeição, ela disse que não comia aquele tipo de carne, só comia carne humana. As outras presas de cela ficaram revoltadas, e já soube que as duas mulheres foram separadas para evitar problemas”, informou Wesley

Fonte: Carlos Madeiro do UOL, em Maceió.

Promotores do DF são relacionados a Cachoeira em grampos da polícia.
Dois promotores do Ministério Público do Distrito Federal aparecem nas escutas telefônicas da Polícia Federal, realizadas pela Operação Monte Carlo, que investiga o contraventor Carlos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás.
Pelos grampos, os promotores passariam informações confidenciais ao governo do DF. O contato seria com Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz. As conversas que citam os promotores são entre Marcelão, Marcello de Oliveira Lopes, ex-funcionário da Casa Militar, e Dadá, Idalberto Matias, assessor de Carlos Cachoeira.
Dadá: Eu estive anteontem no Ministério Público falando com o Wilton, com o Libânio.
Ele tá querendo falar com o Cláudio, cara. Já ligou várias vezes, mas o Cláudio não atende e tal.
Marcelão: Ah é, quem?
Dadá: O Wilton.
Marcelão: O Wilton, é? Falar o que com o Cláudio?
Dadá: Quer dar uns toques lá pra ele do governo, dos troços que ‘apareceu’ lá e tal, tal...
Tem um negócio de governo que os caras estão vacilando, tão vacilando, entendeu?
Marcelão: Beleza, se quiser, ele vai lá direto. Tu consegue levar ele direto? Sem fazer aquele esquema?
Dadá: Quem? Levar lá o Cláudio? Nosso amigo?
Marcelão: É, é.
Dadá: Levo, pô, a gente vai lá, entra lá de manhã, que não tem ninguém. Dez horas da manhã, entra pela garagem lá e fala com ele.
Os promotores citados são Wilton Queiroz de Lima e Libânio Alves Rodrigues. Libânio não foi encontrado pela equipe de reportagem para comentar a gravação.
Lima admitiu já ter recebido Dadá diversas vezes. Segundo o promotor, Idalberto Matias era fonte para outras investigações do Ministério Público.
Marcello Lopes, ex-assessor de Agnelo Queiroz, disse que o nome dele está sendo usado para atingir o governador. O advogado de Lopes, Jorge Amarante, informou que a relação do seu cliente com Carlinhos Cachoeira não envolvia negócios com o governo.
Cláudio Monteiro nega envolvimento com o grupo de Cachoeira. Depois de deixar o governo, ele disponibilizou seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. Disse que pretende processar a PF e as pessoas que o citaram nas gravações.
ExoneradosDesde o início do escândalo envolvendo o contraventor Carlos Cachoeira, três pessoas ligadas ao governo do Distrito Federal foram exoneradas por terem os nomes citados nas escutas telefônicas da Polícia Federal.
Além de Cláudio Monteiro, ex- chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, e Marcello de Oliveira, ex-assessor na Casa Militar, nesta quinta-feira (12), João Carlos Feitoza, o Zunga, deixou a Fundação de Amparo ao Preso.
Zunga seria, segundo a polícia, o contato entre o governador Agnelo e o bicheiro Carlos Cachoeira.
Dadá: O Zunga me ligou aqui, está querendo falar com você, que o chefe dele lá, o “01”, o Magrão, tá querendo..não falou o que que é. Disse que tá ligando e você não está atendendo. Mas falei: Qual é o assunto? Aí ele falou que é o Magrão. Magrão que eu entendi deve ser o “01”, né não? Quer falar com você.
Cachoeira: Vou falar com ele.
“01” ou Magrão, segundo a Polícia Federal, seria o governador Agnelo Queiroz. Na quarta-feira (11), o governador falou que nunca havia estado com o empresário Carlinhos Cachoeira. Nesta quinta-feira (12), porém, o porta-voz do GDF afirmou que Agnelo se encontrou com Cachoeira em “2009 ou 2010”.
Outras conversas gravadas pela PF mostram que Zunga já tinha contatos com o grupo de Cachoeira. Em abril de 2011, ele passa para Rosalvo Simprini Cruz, homem que seria responsável pela movimentação financeira das máquinas caça-níqueis, dados para depósito bancário.
Zunga: Precisava ver contigo, cara. Se dá pra gente fazer aquela parada amanhã mais cedo, pela manhã, até meio-dia mais ou menos.
Rosalvo: Ainda vou ter que correr atrás amanhã, Zunga.
Zunga: Pois é, cara. Eu vou viajar uma hora mais ou menos.
Rosalvo: É, não sei. Vai depender do recebimento. Pode falar o número da conta.
Em nome de quem?
Zunga: João Carlos Feitoza.
João Carlos Feitoza, o Zunga, não foi encontrado para comentar as gravações
Fonte: g1.com/df