domingo, 30 de setembro de 2012

MORRE AOS 83 ANOS A APRESENTADORA HEBE CAMARGO

Padre Marcelo Rossi chegou ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta manhã (30), e afirmou que Hebe Camargo foi como uma mãe para ele. "Hebe foi uma mãe para mim, fiz uma missa para inaugurar uma capela na casa dela na última segunda-feira (24) e senti que ela estava com dores. Vai ser uma missa triste, dedicada a Nossa Senhora. Hebe lutou até o fim", declarou Rossi.
Durante a missa de corpo presente da apresentadora, Padre Marcelo cantou "Nossa Senhora", acompanhado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, amigos e familiares. "Nossa querida Hebe está em águas profundas vivendo. Ela deixou esse legado da vida, expressava alegria. Hebe é um ícone da TV, mas mais importante, da alegria“, afirmou o católico.
O maestro João Carlos Martins também esteve no local para dar seu último adeus a apresentadora e contou que irá comandar um espetáculo em homenagem a apresentadora. "Vou reger uma peça em homenagem a Hebe, que fala sobre uma criança que morreu. Ela sempre foi uma criança. É a única homenagem que posso fazer."
A atriz Vida Alves ressaltou a importância da mulher. "O primeiro programa que a Hebe apresentou era sobre mulheres e esse foi o grande legado dela. Estou triste porque é um pedaço da gente que foi."
O velório de Hebe, morta no sábado (29) depois de uma parada cardíaca, começou às 19h e se estendeu durante toda a madrugada do domingo (30). O enterro está marcado para às 10h30, no cemitério Gethseman.
Apresentadores das principais emissoras de televisão estiveram no velório para se despedirem de Hebe e a classificaram como uma grande "professora", que costumava aconselhá-los profissionalmente.

Fonte: uol / sao paulo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Maior acidente radiológico do mundo ocorrido e Goiânia completa 25 anos

Na semana em que o acidente com o césio-137, em Goiânia, completa 25 anos, vítimas, familiares, governo e sociedade voltam os olhos para um passado ainda não cicatrizado. O G1 relembra esta história e as implicações do caso, duas décadas e meia depois, em reportagens que serão publicadas a partir desta terça-feira (11). De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), este foi o maior acidente radiológico  que envolve uma fonte radioativa usada em hospitais do mundo. O maior acidente radioativo de forma geral foi na usina nuclear de Chernobyl, na atual Ucrânia, em 1986.
Os dados oficiais e a contagem das vítimas divergem no que diz respeito ao número de mortos e de pessoas diretamente afetadas. Mas o fato é que, nos dias posteriores à divulgação da abertura da cápsula radioativa, a Cnen monitorou os níveis de radioatividade de 112.800 pessoas, no Estádio Olímpico de Goiânia.
Em 271 delas, foi constatada a contaminação pelo césio-137. Nesse grupo, 120 tinham rastros da substância em roupas e sapatos; nos outros 151 foram observadas contaminação interna e externa ao organismo. A Cnen percebeu ainda danos causados por radiação em 28 pessoas. Na época, 20 foram hospitalizadas.
No dia 1º de outubro daquele ano, um grupo de 14 pessoas que estavam em estado mais grave foi levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Poucas semanas depois, quatro dessas pessoas morreram enquanto se tratavam no Rio. A primeira foi Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, garota que se tornou o símbolo dessa tragédia. No mesmo dia, morreu Maria Gabriela Ferreira, de 37 anos. Naquela mesma semana, faleceram também dois jovens, de 22 anos e 18 anos. Esses quatro mortos são os únicos contabilizados pelos dados oficiais, que reconhecem ainda que outros quatro tiveram danos na medula óssea e oito tiveram síndrome de radiação aguda.
Na visão do presidente da Associação das Vítimas do Césio (AVCésio), Odesson Alves Ferreira, que teve cerca de 50 parentes atingidos e seis mortos em consequência do acidente, o número é bem maior. “Estima-se que, nesses 25 anos, 104 pessoas tenham morrido e 1.600 tenham sido afetadas de forma mais direta, entre as pessoas envolvidas com a tragédia e aquelas que trabalharam para controlá-la, como policiais militares, bombeiros e servidores públicos do estado”, avalia. Parte das pessoas que se consideram vítimas e carregam no corpo sequelas que atribuem a exposição à radioatividade ainda luta na Justiça por reconhecimento.
A tragédia começou quando dois jovens catadores de materiais recicláveis abrem um aparelho de radioterapia em um prédio público abandonado, no dia 13 de setembro de 1987, no Centro de Goiânia. Eles pensavam em retirar o chumbo e o metal para vender e ignoravam que dentro do equipamento havia uma cápsula contendo césio-137, um metal radioativo.
Apesar de o aparelho pesar cerca de 100 kg, a dupla o levou para casa de um deles, no Centro. Já no primeiro dia de contato com o material, ambos começaram a apresentar sintomas de contaminação radioativa, como tonteiras, náuseas e vômitos. Inicialmente, não associaram o mal-estar ao césio-137, e sim à alimentação.
Depois de cinco dias, o equipamento foi vendido para Devair Alves Ferreira, dono de um ferro-velho localizado no Setor Aeroporto, também na região central da cidade. Neste local, a cápsula foi aberta e, à noite, Devair constatou que o material tinha um brilho azul intenso e levou o material para dentro de casa.
Devair, sua esposa Maria Gabriela Ferreira e outros membros de sua família também começaram a apresentar sintomas de contaminação radioativa, sem fazer ideia do que tinham em casa. Ele continuava fascinado pelo brilho do material. Entre os dias 19 e 26 de setembro, a cápsula com o césio foi mostrada para várias pessoas que passaram pelo ferro-velho e também pela casa da família.

Algumas delas, como um dos irmãos de Devair, Ivo Alves Ferreira, foram visitá-los justamente por saberem que ele estava adoentado. As pessoas mais próximas chegaram a ganhar pequenas porções do césio, que facilmente se transformava em pó. Em casa, Ivo mostrou o pó que brilhava para a sua família. A sua filha mais nova, Leide das Neves Ferreira, de  6 anos, ficou encantada com o material e brincou muito com ele.
Alertada por uma vizinha, a mulher de Devair começou a desconfiar que o constante mal-estar e doenças de pele que acometiam a família poderiam ter relação com a pedra azul que estava em sua casa. No dia 28 de setembro de 1987, uma segunda-feira, Maria Gabriela, com a ajuda de um amigo, levou a cápsula, que pesava 22 kg, em um ônibus do transporte coletivo, para o prédio da Vigilância Sanitária, no Setor Aeroporto.
A esta altura, um grupo de pessoas foi encaminhado para internação no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), devido aos problemas na pele. A origem das doenças intrigava a equipe médica. A verdadeira origem dos problemas só foi constada no dia 29 de setembro, quando um físico que estava de férias em Goiânia conseguiu um aparelho que media radioatividade e constatou elevados níveis de radiação na região do prédio da Vigilância Sanitária. A partir deste momento, bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde e Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) foram acionados.

Fonte: Versanna Carvalho
g1.com.br/goias.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Filho de Campos Belos - Goiás, Higor ressalta responsabilidade por conta dos elogios do treinador



Higor, do Fluminense (Foto: Reprodução)

Em alta com o técnico Abel Braga, o meia Higor, recém-promovido para os profissionais, entrou no intervalo da partida contra o Atlético-GO e mudou o panorama do jogo, dando mais movimentação ao meio de campo da equipe. Os elogios do técnico Abel Braga foram bem recebidos pelo jogador.
- É uma obrigação a mais. Se ele está elogiando é porque existe algo a mais para dar ao Fluminense. Eu estava ciente do que tinha de fazer para ajudar os companheiros da melhor forma possível. Demos uma acordada no segundo tempo, mas não deu para empatarmos. Estou à disposição do Abel - disse.
Higor destacou também a importância por ter sido promovido para os profissionais em um momento tão bom do Fluminense, que é líder da competição e favorito à conquista do título brasileiro.
- Eu estou representando o Fluminense e acho que estou indo bem. Treino firme para receber as oportunidades e, assim, demonstrar meu futebol para o Abel. É sempre bom crescer, e quero fazer isso junto com o time. Independente do que aconteça, tenho que dar o meu melhor - disse.

Hoje feliz no Fluminense, Higor revela tristeza na saída do Internacional

Elogiado pelo técnico Abel Braga após a atuação diante do Atlético-GO, o jovem meia Higor é só alegrias no Fluminense. Um momento bem diferente de quando saiu das categorias de base do Internacional, no início do ano passado. Um dos mais novos profissionais do Tricolor, o jogador revelou uma certa mágoa com o clube gaúcho.
– Eu saí do Internacional triste, pois fiquei três anos lá, meio que encostado. Falaram comigo que não ficariam comigo lá, que eu não era titular, não era nada. Quase todos os campeonatos que disputei lá eu ganhei. Mas há males que vem para o bem – comentou o meia.
Higor chegou às categorias de base do Fluminense em abril de 2011, trazido pelo então coordenador técnico de Xerém, Jorge Macedo. Após o sucesso no Campeonato Brasileiro Sub-20 daquele ano e na Copa São Paulo de Juniores de 2012, ele decidiu seguir em Xerém, mesmo com o Internacional interessado em seu retorno. Hoje profissional, ele não se considera uma pessoa iluminada.
- Não acho. Só eu sei o que eu passei em Xerém. Não é fácil chegar de outro clube em que você não está acostumado, até se adaptar num lugar onde você não conhece ninguém. Mas tudo está dando certo para mim - comentou Higor.
 
Fica o nosso agradecimento ao Higor e toda sua família e que vc garoto continue se esforçando o máximo para que vc possa colocar o nome de Campos Belos na mídia futebolística, um abraço e SUCESSO em seu trabalho.
 
São so votos de toda a população Campubelense.

Fonte.Lancepress/com adaptações blogprofessorsalviano.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Iª FESTA DA MANDIOCA NO POVOADO BARREIRÃO

Estará acontecendo no Povoado Barreirão nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de setembro A  Iª Festa da Mandioca, onde a comunidade local estará mostrando os seus dotes culinários com derivados da mandioca às pessoas visitantes.

Estará acontecendo neste mesmo período no Povoado Barreirão, cursos ministrados pelos técnicos do SENAR.

Não percam esta oportunidade de participar desta programação na comunidade do Barreirão, será um grande evento especialmente para você, que quer aprender um pouquinho a mais.

 

Um Grande abraço.

 

Estamos te aguardando.


Apoio: Blog Professor Salviano 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Chacina em Campos Belos: vaqueiro mata enteada, ajudante, esfaqueia esposa e suicida-se.

Mais uma tragédia abate a cidade de Campos Belos, município do nordeste goiano, a 400 km de Brasília.

Por volta das 11 horas da noite do último domingo (16), o vaqueiro Vanderley Rodrigues de Torres, 35 anos, matou a enteada Jéssica Laurentino de Jesus, 18 anos; assassinou o ajudante Gilvan Ferreira Fachi, 19 anos, e esfaqueou a esposa, Deuselina Laurentino de Jesus Araújo, 39 anos. Depois, se matou enforcado. 

Os homicídios ocorreram na fazenda Lages, a cerca de 30 km da sede do município. Uma criança de nove anos sobreviveu à chacina. 

Ela foi levada de trator para outra fazenda vizinha, por um ajudante da fazenda, que também sobreviveu à fúria de Vanderley.

Segundo o delegado de Campos Belos, Thiago Alexandre Martimiano da Silva, o crime já foi solucionado e tem característica de ser passional. 

De acordo com o delegado, Varderely Rodrigues, a esposa Deuselina Laurentino e a enteada Jéssica Laurentino passaram o domingo em uma festa no povoado “Touro”, também em Campos Belos.

O vaqueiro, que tinha um ciúme exagerado da enteada, não gostou de vê-la dançando e namorando com um jovem da localidade.

Possesso e chateado, começou a beber, atitude que não era de seu costume.
Ainda na festa, também ficou chateado com a sua mulher, Deuselina, que segundo ele estaria “dando mole” para um policial militar que fazia a segurança do evento.

Segundo o delegado  Thiago Alexandre, tudo indica que Vanderley era apaixonado pela enteada. 

Ao retornarem para a residência da família, na fazenda Lages, o vaqueiro começou a brigar com a enteada e a esfaqueou. Ela saiu correndo e pediu ajuda a dois ajudantes da fazenda, que moravam ao lado.

O ajudante Gilvan Ferreira Fachi saiu em  socorro da adolescente, mas também foi golpeado. Os dois morreram no local.   

A mulher do vaqueiro também não escapou à fúria.

Ela foi golpeada nas costas, mas conseguiu fugir para uma mata adjacente.
O assassino pegou o corpo da jovem, colocou dentro de um automóvel, um fiat uno que pertencia ao próprio vaqueiro, ateou fogo e entrou no veículo na intenção de se matar também.

Como não suportou o calor, saiu do carro e se enforcou no curral da fazenda.
O outro ajudante, conhecido como Pablo, fugiu do local e de uma elevação, avisou a polícia por telefone celular.  

Ao retornar, pegou a criança que visitava o casal e a tirou da fazenda.

Ao chegar ao local da chacina, a polícia encontrou os corpos dos dois homens e o da adolescente, que estava carbonizado dentro do fiat uno.
A esposa do caseiro, Deuselina Laurentino, foi socorrida ao hospital de Campos Belos e depois transferida para uma emergência em Brasília. 

De acordo com o delegado, o estado de saúde dela é estável e ela não corre risco de morrer. 


 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ENCONTRADO UM PAPIRO QUE RELATA UMA SUPOSTA FALA DE JESUS CRISTO SOBRE SUA ESPOSA


Papiro será anunciado pela historiadora Karen L. King
Foto: The New York Times/Evan McGlinn

Papiro será anunciado pela historiadora Karen L. KingThe New York Times/Evan McGlinn
RIO - Uma historiadora dos primórdios do cristianismo da Universidade de Harvard anunciou ter identificado um pedaço de papiro escrito em copta do século IV no qual aparece uma frase nunca vista antes em nenhuma versão das Escrituras: "Jesus disse para eles. Minha esposa...".
O fragmento de papiro é menor do que um cartão de crédito, com oito linhas de um lado, escritas em tinta preta legível apenas com lentes de aumento. Logo abaixo da linha sobre a mulher de Jesus, o papiro inclui uma outra frase provocativa que diz "ela será capaz de ser minha discípula".
A descoberta será anunciada hoje em Roma, durante uma reunião de especialistas em copta, pela historiadora Karen L. King, autora de diversos livros sobre os Evangelhos e a primeira mulher a ocupar o mais prestigiado cargo da escola de Teologia de Harvard, a cadeira Hollis.
A origem do papiro é um mistério e seu proprietário pediu para permanecer anônimo. Porém, até hoje, a professora King mostrou o fragmento a apenas um pequeno e seleto grupo de especialistas em papiros e linguística copta. Eles concluíram que o fragmento é provavelmente autêntico. King disse estar ansiosa para mostrar o papiro a mais especialistas e discutir o achado.
A descoberta reabre a discussão sobre um suposto casamento de Jesus, e também se Maria Madalena seria a sua esposa. Outro ponto é se um dos discípulos era mulher. Essa discussão data do início do cristianismo e permanece relevantes hoje, quando o papel da mulher na religião e os limites dos casamento continuam em discussão.
A discussão é particularmente quente na Igreja Católica Romana, cuja doutrina veta o sacerdócio a mulheres e homens casados, num modelo baseado na vida de Jesus. A pesquisadora americana mostrou com exclusividade o papiro a jornalistas do "New York Times", do "Boston Glone" e da "Harvard Magazine". A apresentação oficial será hoje no Congresso Internacional de Estudos Coptas, em Roma.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/descoberto-papiro-que-sugere-casamento-de-jesus-6127965#ixzz26rqQewpG

Presos suspeitos de participar da morte de irmãos policiais, em Goiás

A polícia prendeu quatro suspeitos de participar da morte de dois irmãos, que eram policiais, no domingo (16), próximo a uma chácara do Residencial Campos Dourados, em Goiânia.  Um deles trabalhava no 3º Distrito Policial de Goiânia e outro na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública de Goiânia (DERCCAP). Momentos antes do crime, eles faziam um churrasco na chácara.

Segundo testemunhas, por volta das 15h, um homem passava apressado pela rua em frente à chácara onde estavam as vítimas. Um garoto teria informado aos policiais que se tratava de um suspeito de ter cometido um crime na região. Os policiais decidiram ir atrás dele.
Uma mulher, que preferiu não ser identificada, conta que os irmãos prenderam o homem e o colocaram em um carro, mas o suspeito conseguiu tomar a arma de um deles e depois os matou. “Meu marido e meu irmão foram lá de moto para ver. Chegando lá, os meninos já estavam no chão”, contou a testemunha.
A polícia confirma a versão. Entre os detidos está um homem que cumpre pena por homicídio e teria feito os disparos que resultaram na morte dos policiais. “A gente conseguiu prender todos em Goiânia, onde eles residem. Após a prisão, todos falaram o que aconteceu, como foram os fatos. Eles contaram que o principal suspeito pegou a pistola de um dos policiais e os executou. Isso aconteceu por que os policiais o detiveram”, Delegada Adriana Ribeiro.
Os corpos dos policiais serão sepultados em Campos Belos, a 598 km de Goiânia, no cemiterio São João Batista nesta terça-feira dia 18/09, as 17 horas.
Ficam os nossos sentimentos a família enlutada, aos amigos, filhos, mãe, tios(as), esposas, enfim a todos que fazem parte do convivio familiar dos nossos queridos, Willian e Washington.
  


Fonte:g1.com.br/goias
Com adaptações blog do professor salviano

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DOIS POLICIAIS CIVIS IRMAOS DA CIDADE DE CAMPOS BELOS - GOIAS FORAM MORTOS EM GOIANIA

N O T Í C I A S
16/09/2012 - 23:58:45 - Tragédia na Polícia Civil de Goiás
Os policiais civis e irmãos WASHINGTON OLIVEIRA SOUZA, agente de 1ª Classe, lotado na Delegacia Estadual de Repressão à Crimes Contra a Administração Pública - DERCAP e WILLIAN OLIVEIRA SOUZA, agente policial, lotado no 3º DP – FAMA, foram vitimas de crime de homicídio, fato este ocorrido na tarde de ontem, 16 de setembro de 2012, no Conjunto de Chácaras do Campos Dourados, município de Aragoiânia.

Não há ainda uma versão oficial sobre o verdadeiro motivo do crime e suas circunstâncias. De acordo com informação dos policiais civis, da Supervisão, foi organizado pelo Superintendente de Polícia Judiciária, delegado Carlos Roberto Teixeira e pela delegada titular da Delegacia de Homicídios, Adriana Ribeiro, uma força tarefa, com policiais civis de várias delegacias e especializadas, para prender os autores deste duplo homicídio.

A Diretoria da UGOPOCI, enlutada e entristecida, lamenta profundamente esse bárbaro crime em que foram vitimados nossos valorosos policiais civis. Temos a certeza absoluta que essa força tarefa, que está sendo realizada, prenderá esses covardes criminosos.

Aos familiares os nossos sinceros sentimentos, desejando que Deus possa recebê-los no paraíso eterno.



EM TEMPO: Já nesta madrugada, 17 de setembro, recebemos a informação segura de que o autor deste bárbaro crime já foi identificado e preso e que está sendo autuado em flagrante na Delegacia de Investigação de Homicídios de Goiânia. Trata-se do Homicida e presidiário do semi-aberto da Penitenciária ODENIR GUIMARÃES (antigo CEPAIGO) Eduardo Gomes da Silva.




Fonte: UGOPOCI

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Chuva na próxima segunda-feira dia 17 de Setembro de 2012 em Campos Belos de Goiás.

 

Previsão para Brasília

Chove na próxima segunda-feira, 17 de setembro. É o que diz a previsão do tempo, de acordo com o site Clima Tempo.  

Neste dia vai chover em Brasília, Formosa, Campos Belos, todo nordeste goiano e sudeste do Tocantins, incluindo Arraias, Novo Alegre, Combinado e Aurora do Tocantins. 

Na segunda-feira da chuva, o dia começa com sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Vai cair apenas dois milímetros, mas é o suficiente para aumentar a umidade do ar para cerca de 80%. 

Depois o sol e a seca volta a castigar todo o Centro-Oeste. Mas as gotas de chuvas e umidade voltam na quinta-feira, 20. Novamente, o dia começa com sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Também vai cair apenas dois milímetros, mas é o suficiente para aumentar a umidade do ar para cerca de 80%

A notícia é ruim para a capital de Goiás, Goiânia, que não terá uma gota de chuva e ainda vai amargar temperaturas próximas aos 40 graus e tempo seco. 

Fonte: Clima Tempo

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alto Paraíso de Goiás já se prepara para o fim do mundo

Hotéis de Alto Paraíso de Goiás já fazem reservas para 'datas proféticas'

 
As profecias e especulações em torno do ano de 2012 prometem muita movimentação em Alto Paraíso de Goiás, principalmente durante o último mês deste ano. 

Algumas pousadas da cidade já têm reservas para turistas que desejam passar na cidade o dia 21 de dezembro de 2012 - data que no calendário maia indica o fim de um ciclo de 5.125 anos e poderia significar o "fim do mundo".


Mais que um destino turístico, Alto Paraíso de Goiás é para esotéricos e místicos um lugar para se recarregar as baterias, um refúgio espiritual. 

A geologia do lugar explicaria, em parte, o motivo do misticismo em torno da região: o município está localizado sobre uma placa de quartzo com cerca de 4 mil metros quadrados. 

A energia vinda dos cristais seria responsável pela aura diferenciada ao lugar.


Pela cidade tambem passa o "paralelo 14" - o mesmo que passa por Machu Picchu, no Peru, o que favoreceria, na opinião de alguns, o aparecimento de discos voadores e extraterrestres. 

Um dos passeios turísticos realizados na cidade é justamente uma visita ao paralelo 14, onde há um jardim zen, usado para a meditação e contemplação da natureza.

Os turistas que visitam Alto Paraíso de Goiás também têm acesso às atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de opções de passeios em propriedades particulares nos arredores do parque. 

Uma das principais atrações é o Vale da Lua, que recebeu esse nome porque a paisagem lembra as crateras lunares. 

As formações rochosas deram origem a grutas e acumulam água, transformando as crateras em piscinas naturais. 

Esculpido pelas águas transparentes do Rio São Miguel, localiza-se a 11 quilômetros do distrito de Vila São Jorge, seguindo pela GO-239.


Mas qualquer que seja a motivação dos turistas, a cidade está sendo preparada para recebê-los. 

A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico é de que os mistérios acerca de 2012 façam com que a cidade alcance um recorde de visitas.

 “Depois do bom ano de 2011 e do significado que 2012 tem para grande parte dos nossos visitantes, acreditamos que vamos conseguir chegar à marca dos 100 mil visitantes neste ano”, explica o secretário de Turismo, Fernando Couto.


Portais
A exemplo do que tem acontecido nos primeiros anos do século 21, o ano de 2012 terá a repetição de números em datas abreviadas com 12/12/12.


Segundo os esotéricos, essas datas são como portais ativadores de energia positiva.


Couto comenta que Alto Paraíso sediou eventos em 10/10/10 e 11/11/11. “Em 2012 a festa deverá ser ainda maior, pois é o dia do 59º aniversário de emancipação do município. 

Nos outros anos, os eventos foram realizados por particulares, mas estamos estudando a possibilidade de a prefeitura assumir o próximo evento”, adianta. 

A proposta é de que seja uma festividade voltada à cultura do bem-estar, com palestras, massagens e música.

Pioneiros

De acordo com a Prefeitura de Alto Paraíso, atualmente existem no município mais de 40 grupos com motivações místicas, filosóficas e religiosas.

Podem ser encontradas as comunidades Vale do Amanhecer, Osho Lua, Canto Alegre, Mata Funda, Oca Brasil e grupos ligados ao consumo da ayahuascha (bebida produzida a partir de plantas amazônicas), como o Santo Daime.


Os grupos, seitas, filosofias e religiões são bastante ecléticos e atraem pessoas de várias partes do mundo, segundo Couto.

“Apesar de sermos uma cidade pequena, costumamos dizer que Alto Paraíso é cosmopolita. 

Devido a essa característica alternativa, temos moradores de mais de 30 nacionalidades diferentes. 

São suíços, canadenses, iranianos, holandeses, italianos, alemães e vários outros”.
 

Eleições 2012 a briga de siglas por igrejas é palmo a palmo

 

No maior colégio eleitoral do País, a corrida dos candidatos atrás do apoio de igrejas evangélicas é um dos fenômenos que mais chamam a atenção nas eleições municipais deste ano. O apoio religioso tem sido disputado palmo a palmo.
Na avaliação de especialistas, o fenômeno não é novo. A novidade está na exacerbação, no nível municipal, de um processo que já dura 25 anos na cena política nacional.
"O ingresso organizado dos pentecostais e neopentecostais na política ocorre na segunda metade da década de 1980, na Constituinte. Foi quando ficou evidente seu interesse pela política partidária, ávidos por recursos públicos, emissoras de rádio e TV, barganhas e alianças com candidatos, partidos e governantes", observa o sociólogo Ricardo Mariano, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. "Eles ajudaram José Sarney a estender seu mandato para cinco anos em troca de concessões na área de comunicação. Em seguida deram apoio maciço a Fernando Collor de Mello no segundo turno das eleições de 1989, contra a candidatura lulopetista. Eles demonizaram o Lula e o PT, dizendo que iria tolher a liberdade religiosa, fechar os templos evangélicos."
De lá para cá, segundo o estudioso, houve um constante processo de "instrumentalização recíproca", no qual as igrejas negociam apoio político em troca do atendimento de suas reivindicações, aumentando seu poder midiático e político a cada ano. Em 2010, a debandada de eleitores evangélicos da candidatura de Dilma Rousseff (PT), da qual se dizia ser favorável ao aborto, foi fator decisivo para levar a eleição para o segundo turno.
Na avaliação da socióloga Maria das Dores Campos Machado, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a busca do apoio de líderes evangélicos deve-se à influência que eles têm sobre os eleitores que vão aos seus templos. "A base social dessas igrejas é recrutada entre pessoas de baixo nível de escolaridade, que definem seu voto a partir do que ouvem nos círculos mais próximos", analisa.
Outro fator que é levado em consideração, segundo a socióloga, é o uso do templos para a apresentação dos candidatos aos eleitores. "Antigamente, especialmente nas pequenas cidades, a apresentação ocorria nos comícios. Hoje as igrejas constituem um espaço muito valorizado de concentração de pessoas. Elas se tornaram celeiros de votos."
O sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira, da área de Ciências da Religião da PUC de Minas Gerais, também atribui à decadência dos partidos o aumento da influência evangélica: "À medida que os partidos perdem identidade e se torna mais difícil distinguir as diferenças entre os candidatos, as igrejas acabam ocupando o lugar da legenda eleitoral. Nesse cenário, a indicação do vigário ou do pastor acaba tendo um peso maior."

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Demóstenes Torres retoma trabalho no MP-GO após licença médica

 
O senador cassado Demóstenes Torres retornou ao trabalho no Ministério Público de Goiás, nesta terça-feira (4), depois de um período de licença médica. A presença dele no órgão continua causando mal estar entre promotores e procuradores de Justiça. É o que revela um documento de reuniões feitas dentro da instituição.
Demóstenes não quis falar com a imprensa. Os promotores também preferiram não dar entrevistas. Mas a ata da sétima sessão ordinária do órgão, realizada recentemente, mostra claramente o descontentamento de alguns procuradores.
Uma procuradora disse que, quando Demóstenes Torres ingressou no Ministério Público, possuía idoneidade moral e conduta ilibada, mas hoje não reúne condições para trabalhar no órgão e a volta dele é "insuportável" para a instituição.
Conselho Nacional
Na última semana, 82 promotores assinaram um documento encaminhado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). São 16 folhas onde eles pedem que o procedimento aberto em
Goiânia para apurar o desvio de conduta de Demóstenes seja levado para Brasília. Segundo o relatório, Demóstenes teria recebido apoio do corregedor Aylton Vechi e de integrantes da comissão disciplinar que o investiga em Goiás.
Aylton Vechi garantiu que não existe intenção de proteger Demóstenes e que o processo disciplinar caminha dentro da normalidade. "Tudo será feito com o maior rigor possível, no seu devido tempo e respeitados os parâmetros legais”, alegou.

O ex-senador (ex-democrata e atualmente sem partido) teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, em julho deste ano. Ele é acusado de defender os interesses do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, no Congresso. Cachoeira foi preso durante a Operação Monte Carlo, em fevereiro, apontado como chefe de uma quadrilha de exploração de jogos ilegais no estado. A Polícia Federal gravou quase 300 ligações entre os dois no prazo de um ano.

Fonte: Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera