quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESASTRE AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA EM SÃO DOMINGOS - GOIÁS

Mais um acidente ambiental, semelhante ao ocorrido no distrito de Pouso Alto, no município de Campos Belos, nordeste de Goiás, atingiu a Serra Geral, elevação que divide os estados de Goiás e Bahia. 

Desta vez o deslizamento de toneladas de lama, terra e pedras ocorreu no município de São Domingos de Goiás, também no nordeste do estado, localizado a 300 km de Brasília.

De acordo com o "senhor Alziro", morador local, o deslizamento ocorreu há cerca de 30 dias e a enxurrada atingiu o Rio São Vicente. 

O morador só descobriu o acidente depois de verificar que as águas do rio estavam turvas como nunca tinha visto e não chovia há vários dias. 

Incomodado com a situação, resolveu subir o rio até à nascente, que fica no pé da Serra Geral. Na nascente, constatou que tal situação era devido a uma enorme erosão provocada devido a uma curva de nível (intervenção humana) feita na parte superior a Serra Geral. 

A água tirada da lavoura no platô da Serra Geral era jogada na depressão de Goiás e na nascente do rio São Vicente.


A região de São Domingos de Goiás está dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra Geral e muito próximo ao Parque Estadual Terra Ronca, conhecida por suas inúmeras cavernas e reserva do bioma cerrado. 

O rio São Vicente, assoreado pela erosão provocada pelos fazendeiros do oeste baiano, passa dentro de uma da cavernas do Parque Estadual.

Através das coordenadas geográficas ( Latitude:13°32'13.61S e Longitude: 46°13'9.74"O) é possível identificar o local pelo Google Earth e se ter uma melhor ideia de onde iniciou o desmoronamento.








Fotos: "Alziro". 

Um comentário: