segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DESASTRE AMBIENTAL NO RIO MOSQUITO EM CAMPOS BELOS - GOIÁS

VEJA COMO FICOU A NASCENTE DO RIO MOSQUITO EM POUSO ALTO, NO MUNICÍPIO DE CAMPOS BELOS - GOIÁS







Após ouvir a notícia que havia acontecido um desastre ambiental no Rio Mosquito fiquei muito preocupado com o nosso futuro... 

Uma forte chuva no último dia 23 de janeiro, na divisa de Goiás com a Bahia, próximo ao povoado de Pouso Alto, município de Campos Belos, provocou um acidente ecológico sem precedentes na região.

O acidente natural ocorreu a cerca de  5 km da nascente do rio mosquito.

A chuva abriu uma cratera de mais de 7 km na encosta da Serra Geral da Bahia divisa com o município de Campos Belos – GO. A enxurrada desviou o curso normal do rio. 

A erosão causou uma enxurrada de lama contaminada com produtos químicos das lavouras e monoculturas da região do município de Luiz Eduardo Magalhães, no estado da Bahia.  

A tromba d’água misturada com muita lama caiu no Rio Mosquito, causando prejuízos e levando risco de contaminação aos moradores da região de Pouso Alto que utilizam a água do rio para consumo próprio e de animais.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas foram prejudicadas. Sabe-se que de Pouso Alto, passando por Combinado e Lavandeira (TO), onde segue o curso do rio, desaguando no rio Palmas até encontrar com o rio Paranã, muitos ribeirinhos correm riscos com a poluição das águas.

Até agora nenhuma autoridade ambiental de Goiás e nem dos estados do Tocantins e Bahia se posicionaram a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário