segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

COMITIVA DE AUTORIDADES CAMPOSBELENSE VÂO À POUSO ALTO VER A TRAGÉDIA DE PERTO

Mal assumiu a promotoria da Comarca de Campos Belos, o promotor Douglas Chegury já mostrou serviço.

Ele liderou uma comitiva de autoridades municipais em visita ao distrito de Pouso Alto, local onde ocorreu um acidente ambiental sem precedentes na região.

Em 23 de janeiro passado, toneladas de milhões de terra, lama e pedra desceram da Serra Geral, tríplice divisa entre Goiás, Bahia e Tocantins.

A enxurrada de lama atingiu as proximidades da nascente do rio mosquito, um dos mais importantes do nordeste de Goiás e sudeste de Tocantins.

O vice-prefeito de Campos Belos, José Cândido, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Valente, parlamentares do município e outras pessoas ligadas ao meio-ambiente acompanharam o promotor na visita.

No local, puderam verificar o estrago feito pelo desastre ambiental e as possíveis consequências, principalmente para a bacia hidrográfica do rio mosquito.

Em seguida, as autoridades deram a volta e foram ao estado da Bahia conhecer a origem da tragédia.

De fato, como relata um integrante da comitiva, a principal causa do deslizamento foi em virtude de um desvio de um curso de água, feito por um fazendeiro, já nas plantações do oeste baiano, no platô da Serra Geral.

Ainda segundo a fonte, o promotor Douglas Chegury prometeu acionar imediatamente autoridades estaduais da Bahia e de Goiás, além do Ministério Público baiano.

E parece que a intervenção do promotor já surtiu efeito. No sábado passado, três fiscais do IBAMA se deslocaram até Campos Belos para averiguar, in locu, as causas, consequências e extensão do acidente ecológico.

O acidente também repercute no nordeste do estado. Hoje pela manhã, o promotor deu uma entrevista a uma rádio de Alto Paraíso de Goiás e teceu muitos comentários a respeito do acidente em Pouso Alto.

Infelizmente, o estrago feito pela lama que desceu a Serra Geral não recebeu a devida atenção dos órgãos de imprensa de Goiânia e tão pouco das autoridades estaduais.

Como se vê, o nordeste goiano ainda continua não tendo nenhuma importância na capital de Goiás.

 

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário