segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO 16 RENUNCIA AO PONTIFICADO


O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, 76, arcebispo de Aparecida, afirmou nesta segunda-feira (11) que "muito nos honraria se o [futuro] papa fosse brasileiro", mas que, na verdade, "não importa a origem, a nacionalidade ou a cor do novo papa".
"Aquele que for escolhido deverá ser acolhido com muito amor". O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira a renúncia ao pontificado. Ele deixará o posto às 20h (16h de Brasília) em 28 de fevereiro.
"Todos os que estão lá podem ser escolhidos, mas ninguém se candidata para o cargo. Confiamos muito no Senhor para nos iluminar na escolha do futuro sucessor".
Além de Damasceno, poderão votar dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, e dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília.
Dom Damasceno disse que só ficou sabendo nesta segunda-feira (11) da renúncia do papa e pela imprensa.
"Recebemos a notícia com muita surpresa e ficamos muito sentidos, mas compreendendo também os motivos alegados pelo papa. Por causa da idade, a saúde fica mais debilitada, o que o torna, digamos assim, incapaz de exercer ou cumprir o seu ofício", afirmou, acrescentando que Bento 16 fez um ministério "extraordinário, maravilhoso, rico e frutuoso".

Dom Damasceno ressalta que, embora a renúncia de um papa esteja prevista no Direito Canônico, ela surpreende porque não é um fato que ocorra sempre.
Segundo ele, a agenda atribulada e os inúmeros compromissos oficiais, inclusive no exterior, exigem "certo vigor físico, ânimo e espírito". "Eu que sou bispo de uma diocese vejo essa dificuldade, imagina o papa?", indaga.
"Sabemos que a renúncia é possível e o papa fez até uma alusão a ela naquele livro ‘Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo’, mas não imaginávamos que fosse se concretizar de fato."

Nenhum comentário:

Postar um comentário