quarta-feira, 27 de março de 2013

Polícia de Campos Belos prende homem com diversas armas, munições e remédios para impotência





A polícia civil de Campos Belos fez uma significativa apreensão de armas e munições. 

Depois de vários meses de investigação, a equipe do delegado Thiago Alexandre Martimiano cumpriu mandado de busca e apreensão e prendeu um homem identificado pelas iniciais F.T.G com cinco armas longas e centenas de munições de diversos calibres. 

Segundo o delegado, foram encontradas em poder do investigado cinco carabinas calibre 22, sendo uma com mira telescópica e uma semi-automática; uma espingarda de dois canos, calibre 28 e dois revólveres calibre 38. 

Em poder do homem ainda foram encontrados:  

- 835 munições calibre 22;
- 98 munições calibre 28;
- 10 munições calibre .40 (uso restrito);
- 16 cartuchos carregados calibre 12;
- 188 balotes para carregamento de cartuchos;
- 91 munições calibre 38;
- 25 cartuchos calibre 32 e
- 06 caixas de espoletas.

O delegado  Alexandre Martimiano informou que o acusado realizava o comércio de armas de fogo e munições em seu estabelecimento comercial localizado na cidade. 

Ele foi preso e autuado em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo de uso permitido (art. 12 da Lei 10.836/03), posse de munição de uso restrito (Art. 16 da Lei 10.826/03) e comércio ilegal de Arma de Fogo (Art. 17 da Lei 10.826/03), todos os crimes previstos no estatuto do desarmamento.

Remédios para impotência 

Com o homem também foram apreendidas diversas caixas de comprimidos para impotência sexual, que serão submetidos a perícia e poderão ensejar o indiciamento do autor também pelo crime previsto no Art. 273, § 1º, B, do código penal, ou seja, comercializar produtos medicinais ou terapêuticos de procedência ignorada e sem autorização de órgãos competentes. 

O acusado foi encaminhado à Agência Prisional de Campos Belos, onde se encontra à disposição da justiça criminal.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ATÉ JULHO O "IML" ESTARÁ PRONTO PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE TODA A REGIÃO



“A sociedade é forte e tem a capacidade de se mobilizar para buscar melhorias”. 

Esta foi a definição do promotor de Justiça André Luís Ribeiro Duarte para a mobilização que levou os moradores de Campos Belos, com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, a erguer a obra do Instituto Médico-Legal (IML) do município.

Na última sexta-feira (15/3), o andamento da construção foi apresentado ao procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; ao secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita; ao delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e à superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos. 

Os promotores Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães, da Promotoria de Justiça de São Domingos; Julimar Alexandro da Silva, de Luziânia, e Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, de Cavalcante, também prestigiaram a visita.

Além deles, o comandante regional da PM, Luiz Jesus, os delegados de Campos Belos e Posse, agentes da Agência Goiana da Execução Penal, vereadores, empresários e moradores participaram da vistoria.

Em uma parceria inédita no setor de segurança pública em Goiás, a obra foi totalmente erguida sem verbas públicas, somente com a iniciativa dos moradores, representados por entidades como o Rotary, Maçonaria, Sindicato Rural e empresários. 



Todos os recursos doados em bens ou dinheiro e aqueles oriundos de transações penais e termos de ajuste de conduta vêm sendo depositados em uma conta do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Campos Belos específica para a obra. 

Toda a movimentação financeira é acompanhada pelo MP e o Poder Judiciário.

Além disso, engenheiros da mineradora que atua no município se responsabilizaram pelos projetos e a execução e a mão de obra é de reeducandos, que, autorizados pelo juiz da comarca, recebem o benefício da redução da pena e ajuda de custo para o trabalho. 

Conforme destaca André Duarte, as obras estão sendo construídas “sem um real de dinheiro do Estado”.

O início

A articulação da parceria teve início há mais de um ano, quando o promotor André Luís Ribeiro, chegou à comarca e teve conhecimento da precariedade do atendimento aos moradores do Nordeste goiano, no caso de morte violenta e outras situações que dependem da Polícia Técnico-Científica. 

A situação levou o Ministério Público a mobilizar a comunidade em busca de uma solução extrajudicial para o assunto.

Não é difícil ouvir da população casos em que familiares ou conhecidos ficaram horas intermináveis à espera de atendimento. 

Há relatos sobre a demora de mais de 20 horas para o recolhimento do corpo. 

Na véspera da visita, na quinta-feira (14/3), um agricultor da região sofreu um acidente na rodovia que liga Teresina a Monte Alegre e teve morte instantânea. 

O fato ocorreu por volta de 13 horas; no entanto, o corpo só foi removido do local às 23 horas, para ser levado a Formosa.

Assim, em uma proposta ao governo estadual, a sociedade, com o apoio do MP, garantiu a estrutura física, cabendo à administração estadual, arcar com os demais recursos necessários. 

Ainda em 2011, foi criada uma circunscrição da Polícia Técnico-Científica em Campos Belos, que foi regulamentada pela Portaria n° 213/11, da SSPJ. 

Na sequência, articulações resultaram na cessão de uso de um terreno da Agetop para a Segurança Pública, onde as obras seriam erguidas.

Ampliação do atendimento




Com o bom desenvolvimento dos trabalhos, a unidade não só vai abrigar o IML, como a 1ª Delegacia de Polícia de Campos Belos. 

Após a finalização da obra, prevista para julho, os habitantes de Campos Belos e das cidades de Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis, São Domingos e Alto Paraíso serão atendidos na unidade. 

Visando dar efetividade ao serviço, o secretário Joaquim Mesquita informou que a Secretaria de Segurança Pública está em negociação com a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins para que o Estado vizinho forneça os médicos e peritos para trabalharem na IML, já que o Estado tem déficit destes profissionais.

Com o convênio firmado, o IML atenderá os sete municípios goianos e cinco tocantinenses – Arraias, Novo Alegre, Lavandeiras, Aurora e Combinado. 

Atualmente, a demanda da região é atendida por Formosa, a 330 quilômetros de Campos Belos. 

A superintendente Rejane Sena garantiu que, caso os médicos tocantinenses não tenham a formação como legistas, esta qualificação será fornecida pelo governo goiano.

Atuação 

Joaquim Mesquita aprovou a estrutura e enalteceu o trabalho do Ministério Público. 

“É preciso ressaltar o empenho do promotor André Luís, pois sua obstinação terá como fruto uma obra que vai beneficiar enormemente a população dessa região”, disse.

O procurador-geral Lauro Nogueira igualmente destacou a iniciativa do promotor, que atualmente responde pela comarca de Itajá, no Sul goiano, mas ainda dedica parte de sua atuação a acompanhar esta proposta, iniciada quando respondia pela Promotoria de Justiça de Campos Belos. 

“Esta atuação é um exemplo para o Ministério Público e vamos incentivar iniciativas como esta, dando total apoio à sociedade”, afirmou.

Em uma de suas primeiras viagens à frente da Procuradoria-Geral de Justiça, Lauro Nogueira fez questão de acompanhar o desenrolar das obras. 

Ele destacou a importância das parcerias, em especial com a Polícia Técnico-Científica, para que esta atuação conjunta seja eficaz e supra as expectativas da população. 

“A estrutura que o município ganhará beneficiará não só a população, como também será um atrativo para os profissionais da segurança pública que se interessarem por trabalhar em um local que contará com excelente infraestrutura”, salientou.

Sobre a contribuição do Estado, a superintendente Rejane Barcelos informou que todos os equipamentos e mobiliário já foram adquiridos, num investimento de R$ 545 mil. 

Assim que a obra for concluída, explica, eles poderão ser instalados imediatamente. “Acompanhamos o desenvolvimento da construção e, com o bom andamento, tivemos que acelerar muitas compras. A maioria dos itens já foi entregue, outros deverão chegar até a conclusão da obra”, afirmou.

Estrutura
A construção, de mais de 900 m², está localizada na Avenida das Indústrias, Quadra 3, no Setor Industrial, e abrigará salas de necropsia, de raios X, laboratório de toxicologia, salas administrativas e para os peritos. 

Na parte destinada à delegacia haverá um espaço para identificação civil e criminal, consultório, salas administrativas e uma sala específica para abrigar menores infratores. 

A unidade terá ainda uma sala para o arquivo geral, para digitação, biblioteca, sala de guarda de evidências e alojamentos para os servidores plantonistas.

O prédio, incluindo os banheiros, garantirá o acesso para pessoas com deficiência e a recepção terá ainda uma brinquedoteca. 

(Texto: Cristina Rosa  - fotos: João Sérgio/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

quinta-feira, 14 de março de 2013

SANEAGO AFIRMA QUE A ÁGUA DO RIO MOSQUITO NÃO ESTÁ CONTAMINADA




A Saneago (empresa de saneamento e abastecimento de água do estado de Goiás)  divulgou ontem, 12, os laudos de análise de solo e água realizados no rio mosquito, no município de Campos Belos.

Em 23 de janeiro, uma forte tromba d´água atingiu a Serra Geral, na região que divide os estados de Goiás, Bahia e Tocantins. 

Na ocasião, uma cratera de quase 7 km se formou e a nascente do rio mosquito foi alterada em 200 metros.  

Dezenas de milhares de toneladas de lama, terra e pedras escorreram da grande elevação em direção à depressão de Goiás. 

O medo da população era de que a água e solo estivessem contaminados  de agrotóxicos das plantações do oeste baiano. 

A análise da Saneago, entretanto, não apontou contaminação. Cerca de 40 tipos de agrotóxicos foram analisados.  

Na semana que vem está prevista uma vistoria do Ministério Público de Goiás na região de Pouso Alto, em Campos Belos, e também no parque Terra Ronca, em São Domingos, onde também ocorreu acidente semelhante, em fevereiro passado.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O NOVO LÍDER DA IGREJA CATÓLICA É ARGENTINO




A escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como o primeiro papa jesuíta rompe com tabus históricos da Igreja, na opinião do padre José Oscar Beozzo, estudioso da história da Igreja Católica na América Latina. "Os superiores jesuítas sempre foram chamados de `Papa Negro', para contrapor ao `Papa Branco'. É uma ordem religiosa com profunda influência na Igreja, mas sempre houve um temor de ter um jesuíta, de ser ao mesmo tempo um `papa branco' e `papa negro'. Isso rompeu com uma tradição histórica, para o bem da Igreja".
Padre Beozzo disse ser muito significativa a escolha do nome Francisco I. "Tivemos um jesuíta que escolheu não o nome de Inácio, mas de Francisco. Acho que isso é muito significativo porque São Francisco é o santo mais querido dentro e fora da Igreja Católica". Beozzo acredita que a escolha também remete à postura que o novo papa deve adotar com relação aos muçulmanos. "Francisco esteve no coração de um conflito que hoje se repete, que é o conflito do que fazer frente ao Islamismo. Na época de Francisco, o Papa convocou a guerra contra o mundo islâmico, e Francisco tomou um barco e foi ver o sultão do Egito para falar de paz, de amizade. Até hoje os muçulmanos respeitam Francisco e os franciscanos. Acho que nesse momento isso é um recado muito importante".
Para Beozzo, a escolha toca um tema fundamental na trajetória da igreja latino-americana, que é a opção pelos pobres. "Ele é visto como um irmão universal, também irmão dos pobres." São Francisco é também conhecido por seu amor à natureza, e Beozzo afirma que a escolha é também um compromisso com a preservação ambiental. O novo papa é visto como um homem simples, que cozinha a própria comida, anda de metrô e ônibus em Buenos Aires. "É uma pessoa que escolheu o nome de Francisco não por fantasia, mas acho que por uma opção de vida"
Pe. Beozzo

CAMPOSBELENSE É O NOVO CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU - JITSU


Hudson Lee é campeão em Las Vegas





Foram  seis  lutas, três com kimono e mais três sem kimono,  para que o lutador campos-belense Hudson Lee conquistasse o primeiro prêmio internacional no Jiu-Jitsu e levasse  para casa o cinturão internacional  disputado no último sábado (9), no campeonato NAGA, em Las Vegas, EUA.

Na luta, que começou às 8h (horário local) no Vegas Sport Center, Lee ganhou em duas categorias. 

A primeira, com kimono (GI), valeu o cinturão dos 90 kg. Ele venceu com placar de quatro a zero. A segunda, sem kimono (NO GI), obteve o segundo lugar.

Hudson Lee entra para história como o novo dono do cinturão do peso de até 90 quilos, representando o estado do Tocantins e Palmas, no circuito internacional de Jiu-Jitsu.

A noite foi frutífera para Hudson Lee. Depois da luta, ele recebeu o  convite do lutador de UFC Wanderlei Silva para treinar por alguns dias em sua academia, na cidade de Las Vegas.

Após a luta,  Lee conversou com a sua mãe, Marisa Amorim,  que resideem Palmas e lhe de dedicou a vitória. “Sempre  acreditei no potencial do meu filho, estou muito feliz”, disse a mãe coruja. 

Lee também aproveitou as mídias sociais para agradecer: “não existem palavras para declarar minha gratidão a Deus por me presentear desta maneira tão linda, apesar de tantas dificuldades, tanta luta, eu consegui realizar mais um sonho de minha vida”, disse o campeão. 

Histórico:

Hudson Lee tem apenas 21 anos, mas já ostenta em seu currículo algumas vitórias interessantes:  campeão brasileiro na faixa azul  de Jiu-Jítsu; campeão Mundial World League Pro (SP) em 2010; campeão brasileiro em 2010 e vice-campeão do Campeonato  Mercosul, na Argentina em 2011




terça-feira, 12 de março de 2013

VIª CHAMADA CONCURSO PÚBLICO DE CAMPOS BELOS - GOIÁS


ESTADO DE GOIÁS
MUNICIPIO DE CAMPOS BELOS
GABINETE DO PREFEITO

ADM: 2013/2016

EDITAL Nº 006/2013

CONVOCAÇÃO
O Prefeito Municipal de Campos Belos, Estado de Goiás, o Senhor AUROLINO JOSÉ DOS SANTOS NINHA, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e tendo em vista a aprovação no CONCURSO PÚBLICO nº 001/2012, promovido por esta Prefeitura Municipal para suprir as vagas existentes dos cargos da estrutura administrativa do Município e de acordo com a Constituição Federal em seu art. 12, inciso I e, tendo em vista a necessidade imediata de preenchimento das vagas existentes:
RESOLVE:

Art. 1º - Convocar para assumirem o cargo de:

ASSISTENTE SOCIAL – GERAL
- AKEIB EVANGELISTA MARQUES DE ABREU

PROFESSOR DE LETRAS (PORT. / ING.) - ESCOLA POUSO ALTO
- ERLANE PEREIRA RAMOS

TÉCNICO EM LABORATÓRIO – GERAL
- EDNON CARDOSO DE ALMEIDA

Art. 2º - As pessoas convocadas deverão comparecer no Departamento De Pessoal da Prefeitura Municipal, munidas de todos os documentos pessoais e profissionais para a investidura no cargo, no horário de expediente.
Art. 3º - Ficam as pessoas convocadas para comparecerem no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da presente data, sendo que o não comparecimento dentro do prazo será considerado o candidato automaticamente como desistente.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPOS BELOS, Estado de Goiás, aos 07 dias do mês de março de 2013.

Engº Aurolino José dos Santos Ninha
Prefeito Municipal

quinta-feira, 7 de março de 2013

O CAMPOSBELENSE WANDERSON LIMA É DESTAQUE NO VILA NOVA DE GOIÁS



Lateral direito, Wanderson é um dos 5 jogadores da base que subiram para o profissional. Vila o vê como revelação e possível negociação em 2013

O Vila Nova não é mineirinho, mas quer se reestruturar comendo pelas beiradas. 

E o lateral direito Wanderson é “o menino dos olhos” do clube para 2013. 

Com a grana curta, o jeito é apostar na base. 

O jogador vem se destacando, podendo se tornar a salvação financeira do colorado na próxima temporada, assim como Rondinelly e Jonh Lennon, que renderam cerca de R$ 1,8 milhão ao serem negociados neste ano com Grêmio e Botafogo, respectivamente.

Wanderson tem contrato até o fim de 2013, mas já foi procurado pela diretoria para renovar até 2015. 

Depois de um bom desempenho na Taça BH de Futebol Júnior, em agosto, ele despertou o interesse do Corinthians, que teria oferecido R$ 300 mil ao Vila por seus direitos econômicos. 

O colorado pediu R$ 500 mil e os clubes não entraram em um acordo.

“O treinador (Darío Pereyra) falou que vai dar oportunidade e estou muito otimista com isso. 

Estou preparado para fazer meu papel e poder ter outra chance de ser negociado com outro grande clube”, estima Wanderson, que está gostando das orientações do novo técnico.

“A gente quer mostrar serviço e fica um pouco nervoso quando está subindo da base. O Darío dá uns toques e a gente vai pegando experiência. Isso é muito bom”, conta o jogador que terá a concorrência do recém-contratado Ivan.

Ivan reconhece a concorrência de Wanderson, mas admite apoiá-lo. 

“O Wanderson é um bom garoto, talentoso e, no que eu puder ajudar com minha experiência, vou contribuir. A gente vê nossos erros e acertos para nos ajudarmos”, pondera Ivan.

Wanderson fez sua estreia no time profissional do Vila Nova ao entrar no decorrer do jogo contra o Americana (SP), na Série B do Brasileiro em 2011. 

Depois, foi relacionado para outros dois jogos, nos quais ficou no banco de reservas – contra o Sport, na última rodada da Série B 2011 e diante do Brasiliense, no último jogo da Série C 2012. Agora, sonha com sua reestreia no Goianão 2013.

“Já fiz vários clássicos contra Goiás e Atlético na base e estou ansioso pelo primeiro no profissional. 

Tenho sonhado em vestir a camisa do Vila com o Serra Dourada lotado e a torcida gritando muito. É demais.”

Wanderson Lima da Cunha, de 17 anos, nasceu em Campos Belos, a 600 quilômetros de Goiânia. 

Jogava em uma escolinha de futebol em sua cidade natal, passou em um teste promovido pelo Vila em 2009 e após dois meses, por meio do ex-atacante Roni, estava treinando na equipe sub-14 colorada. 

Hoje, ele mora no alojamento do Vila, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. O jogador deixou a escola no 1º ano do Ensino Médio, mas pretende voltar e se formar em Educação Física. “Quero mesmo é jogar futebol.”

Fonte: O Popular

Sucesso garoto, todos os Camposbelenses estão torcendo por você um grande abraço...  

O PLANETA TERRA ESTÁ CADA VEZ MAIS QUENTE


Terra está em fase mais quente em 11.300 anos; pico será em 2100

Ampliar

Veja os destaques de Meio Ambiente (2013)65 fotos

65 / 65
Gráfico mostra temperatura crescente na Terra nos últimos 11.300 anos. A Terra é hoje mais quente que em 90% deste período e pode ultrapassar a barreira de temperatura mais quente em 2100 Reprodução
O clima na Terra tem esquentando desde a revolução industrial, mas quão quente é a Terra agora, em comparação com os últimos 11 mil anos? Um novo estudo publicado nesta quinta-feira (7) na revista Science relata que a média global da temperatura do ar na superfície é mais quente hoje do que em 90% dos últimos 11.300 anos.
Usando dados de 73 locais em todo o mundo, cientistas da Universidade Estadual do Oregon e de Harvard reconstruíram um histórico da temperatura da Terra até o final da Idade do Gelo, o período conhecido como holoceno. Este estudo volta muito mais no tempo do que os anteriores, que apenas iam até 2 mil anos atrás.
Para determinar a temperatura nos últimos 150 anos são usados instrumentos na superfície e satélites, mas para os anos anteriores são precisos dados indiretos. Geólogos têm capturado registros de temperaturas do passado baseados em amostras marinhas e terrestres, como corais. Estes materiais têm assinaturas químicas e físicas que registram como era a temperatura.
O aumento da temperatura teria começado no final da Idade do Gelo e teria continuado até meados do holoceno, seguido por um período de resfriamento de 1.3 graus Fahrenheit nos 5 mil anos seguintes, o que culminaria em 200 anos atrás. Desde então, as temperaturas têm crescido vertiginosamente, em mais ou menos, 1.3ºF, deixando a Terra com uma temperatura maior do que 90% de todo o holoceno. Se os modelos atuais estiverem corretos, com o crescimento de mais 2º, o planeta irá superar o pico mais quente já registrado em 2100.
"Nós já sabíamos que, em escala global, a Terra já está mais quente hoje do que na maioria dos últimos 2 mil anos. Agora, nós sabemos que que ela também está mais quente que na maioria dos últimos 11.300 anos", disse Shaun Marcott, da Universidade do Oregon. "Este é um fato importante porque diz respeito a todo o período holoceno, em que houve civilização humana".
Um dos fatores que contribuiu para a variação de temperatura na Terra foi a mudança gradual da distribuição da incidência da luz solar associada à posição relativa da Terra em relação ao Sol. Já o aumento na temperatura nos últimos 50 anos tem sido atribuído à ação do homem e a emissão de gases do efeito estufa.
"Esta pesquisa mostra que temos experimentado praticamente a mesma variação de temperatura desde o início da revolução industrial quanto a presenciada nos 11 mil anos anteriores -- mas desta vez muito mais rápido", diz Candace Major, diretor da Divisão da Fundação Nacional de Ciências de Ciências Oceânicas, que co-financiou a pesquisa com divisão do NSF de Ciências Atmosféricas e Geoespaciais.
"O clima na Terra é complexo e responde a múltiplos fatores, incluindo emissões de CO2 e insolação. Ambos mudaram vagarosamente nos últimos 11 mil anos. Mas nos últimos 100 anos, o aumento das emissões de CO2 tem sigo significante. Esta é a única variável que pode explicar o rápido aumento nas temperaturas globais", disse Marcott.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Vª CHAMADA CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE CAMPOS BELOS - GOIÁS


 
 
CONVOCAÇÃO DO EDITAL Nº 005/2013

ADM: 2013/2016 EDITAL Nº 005/2013 CONVOCAÇÃO O Prefeito Municipal de Campos Belos, Estado de Goiás, o Senhor AUROLINO JOSÉ DOS SANTOS NINHA, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e tendo em vista a aprovação no CONCURSO PÚBLICO nº 001/2012, promovido por esta Prefeitura Municipal para suprir as vagas existentes dos cargos da estrutura administrativa do Município e de acordo com a Constituição Federal em seu art. 12, inciso I e, tendo em vista a necessidade imediata de preenchimento das vagas existentes:

RESOLVE: Art. 1º - Convocar para assumirem o cargo de:

AGENTE ADMINISTRATIVO– GERAL

ROBSON GOMES DE OLIVEIRA

AGENTE DE VIGILÂNCIA– GERAL

ADEMILSON MOREIRA DA COSTA

ROSIVALDO LUCIANO BENTO

GESIO DE ASSIS BARBOSA

Art. 2º - As pessoas convocadas deverão comparecer no Departamento De Pessoal da Prefeitura Municipal, munidas de todos os documentos pessoais e profissionais para a investidura no cargo, no horário de expediente. Art. 3º - Ficam as pessoas convocadas para comparecerem no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da presente data, sendo que o não comparecimento dentro do prazo será considerado o candidato automaticamente como desistente.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPOS BELOS, Estado de Goiás, aos 04 dias do mês de março de 2013.

 Engº Aurolino José dos Santos Ninha Prefeito Municipal


terça-feira, 5 de março de 2013

MORREU HOJE O PRESIDENTE DA VENEZUELA HUGO CHÁVES


Com a voz embargada, a presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira (5) em Brasília, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, era "um amigo do Brasil".Chávez morreu hoje em Caracas, aos 58 anos.

DILMA DIZ QUE MORTE DE CHÁVEZ É "PERDA IRREPARÁVEL"

  • "Hoje, lamentavelmente, infelizmente, e com tristeza, eu digo para vocês que morreu um grande latino-americano, o presidente da Venezuela Hugo Chávez Frias", afirmou a presidente. "Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos", disse a presidente, que em seguida propôs um minuto de silêncio.



Conheça a trajetória do venezuelano Hugo Chávez48 fotos

19 / 48
Em 2002, a Venezuela passou por uma grave crise política após Chávez demitir gestores da PDVSA --a petrolífera estatal-- e substituí-los por pessoas de sua confiança. Na foto, milhares de venezuelanos pedem a renúncia do presidente, em protesto realizado em Caracas, em abril de 2002, que deixou quase 20 mortos e provocou a saída de Chávez do poder por 48 horas. A manifestação ocorreu após dois dias de greve geral, associada a um longo protesto dos funcionários da PDVSAKimberly White/Reuters -11.04.2002

L"O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina", acrescentou.

"Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Chávez", reconheceu Dilma. "Porém, hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável, e sobretudo, um amigo do Brasil. Um amigo do povo brasileiro."
"O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio. Lamento, como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho", declarou a mandatária.
"Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que, neste continente, precisaram dele", afirmou Dilma.
A presidente fez o breve discurso sobre Chávez no Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que ocorre em Brasília.
Ao saber da morte do presidente venezuelano, Dilma cancelou a agenda que a cumpriria na Argentina a partir de quinta-feira (7).
ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou que "a Venezuela, sob a liderança do presidente Chávez, viveu processo sem precedente histórico de aproximação com o Brasil".
Segundo Patriota, "o presidente Chávez será lembrado como o líder venezuelano que maiores vínculos teve com o Brasil e que maior contribuição deu aos esforços de integração regional. Sob sua presidência, a Venezuela tornou-se parceiro estratégico do Brasil e sócio pleno do Mercosul".

segunda-feira, 4 de março de 2013

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

PARABÉNS À TODAS AS MULHERES DO NOSSO PLANETA SUCESSOS E MUITAS CONQUISTAS...