segunda-feira, 30 de setembro de 2013

IFGOIANO E PRONATEC INICIAM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM CAMPOS BELOS E REGIÃO




AULA INAUGURAL DOS CURSOS DO PRONATEC 
CAMPOS BELOS - GOIÁS

No dia 27 de setembro as 19 horas no salão do CRAS DE CAMPOS BELOS no setor Industrial, Aconteceu a aula Inaugural dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, no âmbito do Programa Nacional de  acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. 

Os cursos serão ofertados pelo INSTITUTO Federal Goiano de Ceres. Que marca seus trabalhos iniciais em Campos Belos. 

Os Cursos serão: Produtor Agrícola Familiar – Nas Culturas de Milho e Sorgo, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Bovinocultor de Leite, todos com 25 alunos totalizando 75 alunos. O curso funcionará na Escola Municipal Dom Alano. As aulas iniciarão nesta 4ª feira dia 02 de outubro às 18 horas. 

Estiveram Presente no Evento: O Diretor de Implantação do Instituto  Federal  Goiano – Campus  Campos Belos - o Prof. Kennedy Babosa, a Coordenadora Adjunta do Pronatec - Denise Francisca de Sousa,  O Secretário Municipal de Educação - Antônio Francisco, representando o Prefeito de Campos Belos, Aurolino José dos Santos Ninha, o Diretor da UEG - Campos Belos - Rosolindo  Neto de Sousa Vila Real, a Professora Dr.ª  Odiva Silva Xavier , a Diretora da Escola Municipal Dom Alano Kátia Aparecida, O Pe. Iraçom José Ferreira, A Orientadora Regional  do Pronatec - Prof. Francielle Rego Oliveira Braz, O Supervisor do Pronatec Campos Belos/Cavalcante – Professor e Especialista - Salviano Gonçalves dos Santos, Os Apoios Pedagógicos do Pronatec Campos Belos Deusmar Borba e Goianira Alves e os  Professores  que irão atuar nos Cursos entre eles: (Agrônomos, Veterinários, Técnicos em Agropecuária, Matemáticos, Pedagogos e etc.) Na fala do Diretor de Implantação do INSTITUTO  Federal  Goiano – Campus  Campos Belos  Prof. Kennedy Babosa  disse que o funcionamento do Pronatec,  marca o funcionamento do Instituto Federal Goiano em Campos Belos e que já firmou com  a UEG uma parceria onde alguns cursos do INSTITUTO  Federal  Goiano – Campus  Campos Belos, já serão ofertados em 2014 no prédio da UEG - Campos Belos ate que o prédio do Instituto fique pronto, pois o prédio tem previsão para ficar pronto até o final de 2014.

domingo, 29 de setembro de 2013

PROFESSORES DOUTORES E ALUNOS DA UFT CAMPUS DE ARRAIAS PARTICIPAM DE COLÓQUIO INTERNACIONAL



O
Campus
de Arraias Universidade Federal do Tocantins (UFT) participou, nos dias 19 a 21 de setembro, do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, em Aracaju-SE.

O evento contou com pensadores da educação internacional como Antonio Teodoro,  Adriana Marrero, Elizabethe Régnault, de Portugal, Uruguai e França, respectivamente. 

E também nome nacionais como Carlos  Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Maria  Amélia Santoro, além do teórico francês Bernar Charlot, presidente do Comitê cientifico.

Mais de duas mil pessoas, incluindo brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes no Colóquio, que colocou em pauta conferências internacionais, palestras nacionais, mesas redondas, minicursos e comunicações orais.

Nove professores e duas acadêmicas do Campus de Arraias estiveram no evento internacional.  

A professora Doutora Magda Suely Costa, por exemplo, foi coordenadora e mediadora da mesa redonda que discutiu e fomentou  discussões a respeito das atuais políticas de formação de professores, implementadas pelo governo federal.


A Professora Mestre Sonia Maria Neiva, o Professor Carlos Milhomem, a Professora Mestre Maria Santana e o Professor Doutro Idemar Vizzoli foram outros integrantes da UFT presentes na capital sergipana.

A Professora Doutora Sonia Neiva, Profesoora Maria Santana Santos e Professor Mestre Mauricio Reis também realizaram sessão de comunicação oral de suas pesquisas.

Minicursos

Diversos minicursos foram realizados pelos professores da UFT em Sergipe: 

“Atelier afroliterário de literatura infanto-juvenil”, com  Profª Drª Maria Aparecida Matos;  

“Incentivando a leitura através das fábulas”, Profª Msc. Denise Amorin e acadêmicas Maria das Graças Damasceno e Poliana Tavares da Pedagogia; 

“Tenho uma história: o lugar onde vivo”, Profª Msc Rozilane Soares do Nascimento e acadêmicos do Curso de Pedagogia; “Sequências didáticas e conceitos matemáticos”, Prof  Dr.Idemar Vizzoli;

 “O ensino de história local nas séries iniciais”,  Prof. Mcs. César Evangelista Fernandes.

Segundo a professora Magda Suely, membro do Comitê Geral de Organização do Evento, foi muito importante a participação dos educandos do Tocantins, pois se conseguiu encaixar a UFT dentro da Programação do Evento e inserí-la com suas reflexões e experiências nas discussões do campo educacional da contemporaneidade.

“Saímos do Colóquio com uma pré-avaliação de que estamos caminhando bem, mediante o interesse e o quantitativo de perguntas sobre o desenvolvimento do nosso trabalho. 

Também com a consciência de que os nossos objetivos foram alcançados, é como nos afirma o teórico Bernard Charlot o papel do professor pesquisador não é somente trazer resultados, mas também levantar as contradições do objeto pesquisado.  

E esse papel, sabemos que exercemos, Contribuímos e aprendemos muito nesse Evento de grande repercussão”, avaliou Magda Suely.

sábado, 28 de setembro de 2013

DOUGLAS FARIA É MAIS UM CAMPOS BELENSE BRILHANDO NO ESPORTE



Douglas de Faria Bueno, 21, é mais um nome de Campos Belos, nordeste do estado, a fazer sucesso no desporto brasileiro. 

Diferente de outros conterrâneos, que escolheram o caminho do futebol, ele, com seu 1,90m, escolheu a segunda maior paixão do Brasil: o voleibol.

Nascido em 1992, é filho da conhecida e simpática enfermeira Enerleide Farias e sobrinho do nosso camarada e radialista Dino Farias. 

Hoje jogando na Europa, o Ponteiro começou cedo no esporte, ainda no colegial, quando logo se apaixonou pelas redes e seus desafios. 

Ganhou destaque nos jogos regionais do estado de Goiás, caminho para sua profissionalização, logo aos dezessete anos. 

Sua habilidade e competência, logo o fez fazer um périplo por vários times nacionais, a exemplo do Bauma/Pinara (2011) e Itapeva (2012).

Em São Paulo foi campeão dos Jogos Regionais de São Paulo; 3º lugar no Campeonato Paulista Série Ouro (2011);  vice-campeão dos Jogos Abertos de Barueri (2012) e campeão Paulista Série B (2012).

Pelo Presidente Prudente (SP), foi campeão dos jogos regionais do estado de São Paulo e do Paulista da 1ª divisão. 

Das inúmeras conquistas, vieram o convite para jogar no Alfa/Monte Cristo, em Goiânia (GO), capital de seu estado natal, onde também foi campeão da Super Liga. 

Depois de tantas vitórias, sua transferência para a Europa seria uma consequência natural.

E ocorreu neste ano. 

Douglas de Faria Bueno agora joga no leste europeu, na longínqua Tcheco Eslováquia e defende a camisa do Aero Odolena Voda, também como "Ponteiro Passador", onde passara uma temporada de sete meses, inicialmente.

Parabéns garoto continue sempre se esforçando, campos Belos torce por você.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EVANGÉLICOS QUEREM A RETIRADA DA IMAGEM DA PADROEIRA ( NOSSA SENHORA APARECIDA) DA CIDADE DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

A reivindicação de um grupo evangélico está causando polêmica em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Eles pedem que a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade, seja retirada da entrada do município e, no lugar, a prefeitura coloque uma bíblia, símbolo que representaria todas as religiões.
Para conseguir a troca dos símbolos religiosos, representantes da comunidade evangélica começaram a arrecadar assinaturas dos moradores da cidade. Até o momento, mais de duas mil pessoas aderiram à 
campanha. O objetivo é que 15 mil pessoas apoiem a causa. “A (santa) Aparecida não representa as duas religiões cristãs do Brasil. Já a bíblica sagrada representa”, rebateu Edilson Andrade, apóstolo da Convenção Nacional de Igrejas.
A discussão começou há dois anos, quando a estátua foi alvo de vandalismo e passou por uma restauração. “Um membro da igreja evangélica tentou quebrar a imagem usando uma marreta” disse o frei Gilberto Jesus.
A polêmica não ficou apenas no campo religioso e atingiu também as esferas políticas. O diretor de comunicação da prefeitura do município, Marcos Paulo de Carvalho, afirmou que um projeto de lei aprovado pelos vereadores  instituiu a santa como padroeira da cidade. Assim, ela não deve ser substituída. “Nós vamos criar um espaço que será chamado Praça da Bíblia”, disse o diretor de comunicação. Assim, as duas religiões teriam seus símbolos representados na cidade.Enquanto evangélicos querem a retirada, outros moradores de Águas Lindas de Goiás não concordam com a medida. “A imagem não faz mal a ninguém, principalmente porque ela é mãe de Jesus Cristo, então não justifica tirar ela de lá”, defende o motorista Jacinto Vieira. “Tinham outras coisas mais importantes para eles se preocuparem”, reforça o também motorista Valdeci Cobra.

Fonte: g1/go

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MORREU NESTA SEXTA-FEIRA 13/09/2013 - DIOLINO BARBOSA


Deolindo Barbosa com sua esposa Doraci Delfino dos
Santos e sua primeira filha, Suelena Prates Barbosa (foto de 1977)

Falecido aos 92 anos, na última sexta-feira, 13, Deolindo Barbosa – o “Seu Deolindo do Cartório” -  tem uma belíssima história de vida e de relevantes serviços prestados à sua comunidade de Campos Belos. 

“Seu Deolindo” nasceu  em 18 de outubro de 1920, em Campos Belos, que na época nem era emancipado.  

É filho de Manoel Barbosa e de Deolinda da Costa Barbosa, que tiveram mais cinco filhos:  Adaltiva Barbosa de Miranda, Eurídice Barbosa Rocha (Dona Eurídice), Etelvina (Dona Teté), Bailon e Anália. Fernando Costa também era irmão de Seu Deolindo, apenas por parte de mãe. 

De família humilde, iniciou seus estudos em Porto Nacional, hoje no Tocantins, ainda década de 40, onde concluiu o ginásio em 1943.

Pouco tempo depois foi servir o Exercito Brasileiro, no Rio de Janeiro e, depois, à Força Aérea Brasileira (FAB), em São Paulo, para onde foi transferido.

Era uma época difícil e efervescente do governo Getúlio Vargas e da 2ª Segunda Guerra Mundial. Chegou a ficar “retido” por alguns anos.

Após a difícil jornada nos grandes centros do Brasil da década de 40, retornou a Campos Belos, de carona em um avião da FAB, que tinha como piloto o brigadeiro da esquadrilha onde estava lotado em São Paulo.  

O avião pousou na cidade vizinha de Arraias, que possuía o único aeroporto regional da época e com voos regulares de empresas da aviação brasileira.

Já em 1964, após o falecimento da sua irmã, Anália, então Juíza de Paz de Campos Belos, Deolindo Barbosa decidiu ir a Goiânia, capital do extenso estado de Goiás, prestar concurso público para o Cartório de Registro Civil de Campos Belos.

Na ocasião, foi convidado a hospedar-se na residência do então desembargador Rivadávia Licínio de Miranda – que hoje dá nome a uma importante rua da cidade - até a realização do concurso.

Aprovado, voltou a Campos Belos, agora  nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justiça da capital, Manoel Amorim Félix de Sousa e pelos desembargadores Fausto Xavier de Rezende e Rivadávia Licínio de Miranda.

Foi neste ano de 1964 que Campos Belos ganhou o seu Fórum. Até então, as pendências legais, como casamentos, batizados, transferências de bens imóveis e outras demandas judiciais eram resolvidas em Arraias, a sede da Comarca.

E foi neste novo Fórum que Deolindo Barbosa trabalhou por cerca de 40 longos anos, registrando o nascimento de aproximadamente 15 mil pessoas;  fazendo outros milhares de casamentos e a lavratura de milhares registros de óbitos.

Homem inteligente, de fino trato, educado, visionário e de negócios, também contribuiu para o desenvolvimento da cidade na construção de muitos imóveis, comerciais e residenciais.  

Também foi em Campos Belos que edificou o seu maior patrimônio: a sua família. Casou-se com  Doraci Delfino dos Santos, com quem conviveu por todos estes anos. 

Sua primeira filha, Suelena Barbosa, nasceu em 1977, como bem ilustra a imagem acima.

Guerreiro e afeito ao trabalho, aposentou-se em 1993, mas continuou firme no trabalho até 2007, quando então deixou o posto e se desligou totalmente da função, para resguarda-se para sempre junto à sua família.  

Ao partir, "Seu Deolindo" deixa seu maior patrimônio: a esposa, Doraci Delfino, os filhos Gabriel Prates , Petronio Prates e Suelena Prates e os netos Fabricio, Joyce e Geovana Barbosa.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PRESO SUSPEITO DE MATAR QUATRO JOVENS EM APARECIDA DE GOIÂNIA

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (4) o suspeito de matar quatro estudantes na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. De acordo com o delegado-geral João Carlos Gorski, o jovem de 18 anos é namorado da adolescente que sumiu junto com os colegas mortos, mas foi encontrada viva no último fim de semana. Apontado como autor dos disparos pela própria namorada, ele foi preso junto com um suposto comparsa, de 19 anos.
Gorski  informou que os jovens estavam escondidos na mesma cidade onde o crime aconteceu e foram detidos no bairro Recanto dos Bosques, por volta do meio-dia. Durante a operação, houve troca de tiros e o rapaz de 19 anos foi baleado de raspão. Ele foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A polícia também apreendeu um menor, de 17 anos, mas a participação dele no crime ainda está sendo investigada. O trio foi descoberto pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Aparecida de Goiânia.

Crime

A jovem que apontou o namorado como assassinado dos colegas foi localizada no último sábado (31). Ela foi encontrada pela Polícia Militar (PM) na casa de uma tia do rapaz, no Jardim Tropical, em Aparecida de Goiânia. Segundo a PM, ela disse que o namorado cometeu o crime por ciúmes e que era mantida em cárcere privado desde os homicídios.
Ela e os quatro colegas desapareceram no último dia 19, após entrar em um carro prata. No mesmo dia, a polícia encontrou o corpo de Denis Pereira dos Santos, de 16 anos, com um tiro na cabeça, no Parque Estadual da Serra das Areias, próximo ao local da casa dos estudantes.
Na segunda-feira (26) passada, quando os corpos de três adolescentes foram encontrados carbonizados em outro ponto da serra, a polícia suspeitou que as  vítimas pertenciam ao grupo de desaparecidos. Por meio das roupas, familiares identificaram os corpos de Daniele Gomes da Silva, de 15 anos, Raissa de Souza Ferreira, 15, e Neylor Henrique Gomes Carneiro, 18. De acordo com IML, os três também tinham marcas de tiros na cabeça.

Fonte: g1.com/go

t

terça-feira, 3 de setembro de 2013

GOIÁS VENCE O GRÊMIO POR 2 X 0 E MOSTRA QUE ESTÁ VIVO NO BRASILEIRÃO 2013


VEJAM ALGUNS COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS APÓS WALTER DESEQUILIBRAR NO JOGO DE HOJE CONTRA O PODEROSO GRÊMIO.A bela atuação do gordinho Walter contra o Grêmio impressionou os internautas. Foram muitos os comentários divertidos sobre o folclórico jogador que fez dois gols e deu a vitória ao Goiás no Serra Dourada.
- Walter não é apenas um bom jogador, ele COME A BOLA
- O Grêmio tinha um sonho, mas o Walter foi lá e comeu
- Com cabelo estliloso e camisa do Corinthians, o Walter já estaria na Seleção
- Walter jogou a camisa dele para torcida fazer de bandeirão
- Walter é o Cabañas brasileiro
- O Walter é tão pesado que o Barcos afundou

- O Grêmio só não levou um CHOCOLATE maior do Goiás porque o Walter comeu
- Walter não bebe água após as partidas. Ele pede caldo de cana
- O problema de contratar o Walter não é o salário. É o vale-alimentação

- Walter, mais uma vez, deitou e ROLOU


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

JOAQUIM CARLOS É O NOVO PREFEITO DE TAIPAS DO TOCANTINS



Joaquim Carlos Azevedo (PSD) é o novo prefeito de Taipas do Tocantins, no sudeste do estado. Ele foi eleito neste domingo (1º) com 731 votos, o que representa 50,24% dos votos válidos, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral.

"Foi uma luta muito disputada. Eu quero cumprimentar a adversária, realmente ela teve votos, mas a maioria falou mais alto e nós ganhamos a eleição", diz o prefeito eleito, que teve 39 votos a mais que a segunda colocada Maria do Socorro.

O processo eleitoral aconteceu, novamente, porque as eleições de outubro de 2012, na cidade foram anuladas pela Justiça Eleitoral, por conta da cassação do diploma de Orlando Proência e de Jefferson Antunes, que foram eleitos como prefeito e vice-prefeito.

As eleições aconteceram na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo. E 1754 eleitores compareceram. Disputaram o cargo de prefeito, Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV). Até que o novo prefeito e vice assumam suas funções, a prefeitura está sendo comandada pela presidente da Câmara Municipal, Maria do Socorro.

O caso
O ex-prefeito  e o ex-vice-prefeito estão inelegíveis por oito anos. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), eles faziam pagamentos para pessoas que não trabalhavam no município e contratavam servidores temporários.  Na sentença, o ex-prefeito e vice foram condenados também ao pagamento de multa no valor de 40 mil UFIRs (pouco mais de R$ 40 mil)
.
Fonte: g1.com/to