sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DIVULGADO A PROGRAMAÇÃO DO MAIS TRADICIONAL CARNAVAL DE RUA DA REGIÃO


A prefeitura de Arraias, sudeste do Tocantins, divulgou a programação do carnaval da cidade, que começa nesta sexta-feira, 28. 

Já tem bloco logo pela manhã, às 8h, com o "Carnaval da Educação", que sai da Praça Xanduzinha. 

Mas a grande festa será à noite, às 19h, com o grito oficial do carnaval na praça matriz. 

Na oportunidade, será entrega a chave da cidade ao Rei e Rainha da festa, pelo prefeito municipal, Cacildo Vasconcelos. 

No sábado, o entrudo começa cedo, na avenida Paranã, próximo ao hospital Regional.  

Acompanhe a programação aqui. 






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Divulgada a Programação do Carnaval em Campos Belos - Goiás " um dos Carnavais mais Atraente da Região"



A prefeitura de Campos Belos divulgou a programação para o carnaval 2014. 

A abertura será na próxima sexta-feira, 28, no Centro Olímpico Padre Magalhães, com sonorização automotiva e durante o dia, carnaval de rua. 

Este último evento vai ocorrer na rua BH Foreman, em frente aos Correios.

Na programação, bandas de renome nacional e também atrações regionais. 

Estarão animando os dias de folia, o cantor Wesley Alves, Banda Impactus, Prakata, Rubinho Oz Bambaz, Toinho E Cia, o cantor Diego Costa e o DJ Leandro Pânico. 

Quem também tem uma programação recheada de atrações é o tradicional "Bloco Me Leva".  

Atração a parte o Bloco Me leva levará para a pista, com open Bar, o cantor de Goiânia Vitor Castor, o  baiano Couty Bahêa, a MC Abusada e o DJ brasiliense Mayk Costa.
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ENTERRADOS OS CORPOS DAS 7 VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NO LAGO CORUMBÁ III EM LUZIÂNIA

Os corpos das sete pessoas que morreram após o naufrágio da canoa em que estavam no Lago Corumbá III, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, foram enterrados na noite de segunda-feira (24) no Cemitério Parque Memorial, em Novo Gama, também no Entorno. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de mil pessoas acompanharam a cerimônia, que durou cerca de três horas.

Os corpos das vítimas, que eram quatro crianças, uma adolescente e dois adultos, foram enterrados juntos. O velório  foi marcado por muita comoção e tumulto. Parentes e amigos tiveram dificuldade para se aproximar dos caixões devido à grande quantidade de curiosos. “Tem muito mais curioso do que conhecido”, reclamou a estudante e amiga da família Maria de Fátima. Além das 7 vítimas, quatro passageiros sobreviveram ao naufrágio.

A Polícia Civil já começou a investigar o caso. Dois fatores vão ser analisados: quem é o responsável pelo acidente e o que provocou o naufrágio da embarcação. De acordo com o delegado Igor Carvalho, responsável pelo caso, os depoimentos dos sobreviventes reforçam a tese de que houve negligência por parte do condutor da canoa.

O responsável pela embarcação não teria distribuído coletes salva-vidas para todos e teria permitido que embarcassem mais passageiros que o máximo permitido. “Se o condutor, que é responsável pelos passageiros, não observar as normas, isso já pode ser considerado com uma modalidade de culpa”, afirmou o delegado. O dono da canoa pode ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O delegado aguarda o resultado dos laudos com a causa das mortes. Uma perícia ainda deve ser realizada no local do acidente para tentar esclarecer o que provou o naufrágio. A Polícia Civil tem trinta dias para concluir o inquérito.

Acidente

O naufrágio aconteceu na tarde de sábado (22), quando 11 pessoas embarcaram em uma canoa. Elas passavam o final de semana em uma chácara. Segundo os bombeiros, os sobreviventes informaram que, quando o barco se distanciou das margens do lago, a água começou a entrar pela proa e rapidamente a canoa afundou.
Comerciante, Sandro Viera é uma das pessoas que estava na canoa. O sobrevivente conta como o acidente aconteceu: “Chegando ao lago, o rapaz ofereceu para a gente andar de barco. Foi aí que começou a entrar todo mundo. Na metade do rio começou a entrar água na canoa e o barco virou, quando já estava fazendo a curva para voltar”.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um menino de seis anos era o único a usar colete salva-vidas. Ao ver a mãe afundando, ele a segurou e ambos se salvaram. Além deles e do comerciante, o homem que conduzia o barco também sobreviveu. Proprietário da canoa, o condutor fez o teste do bafômetro, que deu negativo para o consumo de bebida alcoólica.
O menino Artur da Silva, de 6 anos, usava boia em um dos braços. Ele chegou a ser resgatado por parentes e encaminhado a um hospital de Luziânia. Entretanto, não resistiu.

As outras seis vítimas se afogaram e os corpos foram retirados no lago pelo Corpo de Bombeiros. As crianças que morreram são: Ane Gabriele, de 4 anos, Jaine Vitória, 10 anos e Davy da Silva Menezes, 11 anos. A adolescente Sara da Silva Ribeiro, de 16 anos, também se afogou. Os adultos Evandro José dos Santos e Rúbio da Silva, ambos de 27 anos, também morreram.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CAMPOS-BELENSE: CACHORROLOKO É CAMPEÃO NOVAMENTE NO DISTRITO FEDERAL

 


O lutador campos-belense de jiu-jitsu Sóstenes Cunha, o Cachorroloko, venceu no último domingo, 23, a seletiva Ribeiro/Junquinha - 1º semestre.

O torneio, que ocorreu no shopping Taguapark, Taguatinga (DF), serve para definir os melhores atletas da equipe Ribeiro/Juquinha, dando-lhes classificação garantida em todos os torneios realizados neste primeiro semestre de 2014. 

Após duas lutas muito difíceis, Cachorroloko venceu ambas, consagrando-se o campeão da categoria.

A competição foi apenas um ponto final de um plano de treinamento, que começou cerca de dois meses antes, de muita intensidade. 

São 6 horas por dia de preparação física e técnica, durante 6 dias por semana.

Além disso,  Cachorroloko fez uma dieta bastante rigorosa para chegar no peso exigido pela categoria.

"Todas as dores, sacrifícios e medos valem a pena quando no final quando tenho o meu braço erguido pelo árbitro e posso ouvir as pessoas no ginásio gritarem o meu apelido (Cachorroloko). 

Graças a tudo isso, tenho conseguido bons resultados e hoje em dia já sou reconhecido como um grande lutador em todo DF e por todos os lugares que vou!

Estou muito orgulhoso em fazer parte desta equipe maravilhosa, com grandes professores, amigos e parceiros de treino.

O lutador aproveitou para agradecer.  "Quero desde já agradecer o professor Zenildo, professor Anderson Areda, mestre Rogerio Oliveira, todos os companheiros de equipe, em especial o Josenilson Sirqueira, que ficou em 3º em sua categoria. 

Agradecer também a todos aqueles que torcem por mim, meus alunos e meus patrocinadores, sem eles nada disso seria possível, quero mais uma vez aproveitar para pedir o apoio da prefeitura que ainda não se manisfestou a respeito de nenhum tipo de incentivo e dizer que estou aberto a propostas de todas as prefeituras da região".



AGU - DESAPROPRIA FAZENDA EM MONTE ALEGRE DE GOIÁS EM FAVOR DO INCRA (Para Regularização de Território Quilombola)

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a posse de uma área de 4.048 hectares no município de Monte Alegre de Goiás/GO em favor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

A fazenda denominada Pastim será, agora, destinada a regularização do território das comunidades dos remanescentes de quilombos Kalunga que ocupam as terras.

A Ação de Desapropriação foi ajuizada pela Procuradoria Federal no estado de Goiás (PF/GO) e pela Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/Incra) com base no Decreto Presidencial de 20 de novembro de 2009 que declarou as terras de interesse social.

Os procuradores federais informaram que a União já depositou R$ 1.583.801,02 em juízo para garantir o pagamento pela indenização da área. 

As unidades da AGU sustentaram que a autarquia seguiu todos os trâmites legais e, dessa forma, não haveria qualquer impedimento para que a posse do imóvel fosse emitida em favor do Incra. 

"A desapropriação da fazenda objetiva a imediata implementação das ações administrativas voltadas ao desenvolvimento social, cultural e econômico da Comunidade dos Remanescentes de Quilombos Kalunga", sustentaram as procuradorias.

A AGU explicou que o artigo 215 da Constituição Federal estabelece que o Estado deve proteger as manifestações da cultura afro-brasileiras, bem como o tombamento de todos os documentos e sítios detentores de materiais históricos dos antigos quilombos.

Segundo as procuradorias, as terras ocupadas historicamente por comunidades quilombolas são declaradas de propriedade das famílias remanescentes. 

Além disso, a Advocacia-Geral explicou que "a Convenção número 169 da Organização Internacional do Trabalho, adotada pelo Brasil, determina que os Estados signatários devem adotar medidas para garantir os direitos de propriedade e posse sobre as terras que os povos interessados ocupam tradicionalmente".

A Vara Única da Subseção Judiciária de Formosa/GO acolheu a solicitação da Advocacia-Geral e determinou que os proprietários retirassem bens e benfeitorias não avaliados para efeitos de indenização.

Na avaliação o Chefe da Procuradoria Federal do Estado de Goiás (PF/GO), Bruno Cézar da Luz Ponte, a decisão da Justiça reforça a atuação do órgão em favor das comunidades quilombolas.

"Mais uma vez, a Advocacia-Geral da União protege, a um só tempo, a cultura, o ordenamento jurídico nacional, a minoria e o esforço administrativo do Incra de cumprir o intento constitucional", ressaltou o procurador. 


Fonte: Rota Jurídica

domingo, 23 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO AVALANCHE: Entenda como era a organização criminosa em Campos Belos e Região


Publicação Original: Ministério Público de Goiás 

Depois de deflagrada a Operação Avalanche, na última terça-feira (18/2), em que foi desmontada organização criminosa em Campos Belos, com ramificação em Formosa e orquestrada de dentro de presídios, o MP ofereceu hoje (21/2) as primeiras denúncias criminais dos envolvidos nos esquemas. O Ministério Público ofereceu três denúncias diferentes, referentes a fatos distintos e em diferentes datas.

As denúncias por tráfico de drogas e os pedidos de prisão preventiva foram assinados em conjunto pelos promotores de Justiça Paulo Brondi, Douglas Chegury, Daniel Pessoa, Felipe Féres, Frederico Oliveira Santos, Diego Braga, André Duarte, Fabrício Roriz, Fernando Cesconetto, Leandro Murata e Paulo Parizotto. 

Por enquanto, estão sendo denunciados Donizete Soares da Silva (duas vezes), Deidison Ramalho da Silva Batista (duas vezes), Simone Saraiva (duas vezes), Marcileny Rodrigues Ramalho, Adriana Rodrigues da Silva, Camila de Sousa Athayde e Leonardo Ramalho dos Santos.

Denúncia 1 

O MP ofereceu denúncia contra o preso da Penitenciária Odenir Guimarães Donizete Soares da Silva, os presos da Agência Prisional de Campos Belos Elismar dos Santos Costa e Deidison Ramalho da Silva Batista e também Simone Saraiva e Adriana Rodrigues da Silva, esta sobrinha de Donizete, que agiam em Formosa. 

De acordo com os promotores que assinam a denúncia, foi instaurado, em 2013, procedimento de investigação criminal para apurar a existência de organização criminosa destinada ao tráfico de drogas em Campos Belos.

Inicialmente, havia informações de que Donizete liderava um número importante de pessoas para o tráfico na região, o que culminou com com a sua prisão, em setembro daquele ano. Foi apurado, então, que ele, antes e mesmo depois da prisão, comandava ações para o comércio ilegal de drogas em Campos Belos. 

A partir de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, foram rastreados outros integrantes da organização, descobrindo-se que o grupo pertencente a Donizete dividia-se em duas partes – uma primeira, atuante em Formosa, contando com pessoas de sua extrema confiança, inclusive familiares, que o auxiliavam na atividade financeira da empresa. 

Eles também são responsáveis pelo depósito de distribuição das drogas, assim como pelo transporte.

O segundo grupo atua em Campos Belos, sendo liderado por Deidison que, junto com terceiros, fica responsável pelo recebimento, depósito e distribuição dos entorpecentes. Durante as investigações foi apreendida significativa quantidade de drogas, em diversas ocasiões, que abasteceriam o comércio de Campos Belos e região.

A participação de cada um foi detalhada na denúncia criminal. Assim, Deidison e Elismar, responsáveis pelo transporte; e Simone, Adriana e Donizete, a quem cabia o fornecimento, foram denunciados pelo crime de tráfico ilícito de drogas, que tem previsto como pena reclusão de 5 a 15 anos e multa. 

Foi requerida a prisão preventiva de Donizete Soares da Silva, Simone Saraiva e Adriana Rodrigues da Silva.

Denúncia 2 

O Ministério Público denunciou José Vieira de Carvalho Filho, Donizete Soares da Silva, Simone Saraiva, Camila de Sousa Athayde, Marcileny Rodrigues Ramalho e Leonardo Ramalho dos Santos, que, após a operação, encontram-se presos em unidades de Aparecida de Goiânia, Formosa e Campos Belos. A denúncia é pelo crime de tráfico de drogas.

Conforme relato dos promotores, o esquema criminoso montado por eles começou a ser desmontado a partir da prisão de Donizete Soares da Silva, que resultou na apreensão significativa de drogas. 

Uma delas aconteceu com a prisão em flagrante de Leonardo Ramalho dos Santos. No caso em questão, ficou constatado que Donizete tem o papel de controle e chefia da organização criminosa, ordenando a distribuição de mercadorias e recebimento dos valores advindos da atividade. 

A organização divide-se em dois braços – o de Campos Belos e o de Formosa, onde se concentravam os gerentes da empresa criminosa e alguns fornecedores.

Já José Vieira, companheiro de cela de Donizete no Presídio Odenir Guimarães, em Aparecida, emerge das investigações como um dos fornecedores de drogas.

À Simone, uma das principais personagens do grupo e pessoa de confiança de Donizete, cabe o transporte da droga. Camila, companheira de José Vieira, junto com Simone, orquestra a busca e distribuição de drogas em Formosa e remessa para outras localidades, a mando de Donizete.

Por fim, foram denunciados Marcileny, que assumiu o comando de venda de drogas em Campos Belos, depois da prisão de Deidison, seu sobrinho. Ela é mãe do também denunciado Leonardo, que na companhia do primo Deidison, serviu à organização até a prisão em flagrante em 24 de janeiro último. Ele também tem relação íntima com outros investigados.

Nesta data, em Formosa, José Vieira forneceu aproximadamente 2 quilos de maconha e cerca de 500 gramas de crack, que foram adquiridas e repassadas por Donizete, Simone e Camila. 

Entre os dias 24 e 25 daquele mês Marcileny e Leonardo adquiriram e transportaram a droga. Apurou-se que Marcileny negociou a aquisição dos produtos com Donizete que, por sua vez, para fazer o fornecimento, adquiriu a droga de José Vieira, seu fornecedor. Marciley acertou com Donizete que Leonardo iria de ônibus até Formosa buscar os entorpecentes.

De dentro do Presídio Odenir Guimarães, José Vieira ordenou a pessoas não identificadas o fornecimento da quantidade adquirida por Donizete, que, por sua vez, mandou que Simone e Camila providenciassem a busca e entrega a Leonardo. Na ocasião em que Leonardo voltava para Campos Belos, foi preso em flagrante. O MP requereu a preventiva dos seis denunciados pelo crime de trafico ilícito de drogas.

Denúncia 3 

Foi denunciado pelo crime de tráfico ilícito de drogas Deidison Ramalho da Silva. Deidison foi preso em janeiro de 2013, quando transportava uma barra de crack de 1,025 quilo e uma barra de maconha de quase 1,5 quilo para Campos Belos, exercendo na cidade a função de braço direito do preso Donizete Soares da Silva.

Até então, ele tornou-se representante maior da organização em Campos Belos, dirigindo o fornecimento da droga – revenda, pela cidade, diretamente ou por terceiros. 

Por vezes, também comandou cobranças de dívidas em seu favor e de Donizete. Era responsável por liderar outro grupo de pessoas que se encarregavam de distribuir em Campos Belos toda a droga fornecida por Donizete, encarregando-se pessoalmente da sua venda.

Em uma dessas vezes, em 17 de dezembro do ano passado, em Campos Belos, Deidison vendeu três porções de crack. Neste dia, ele negociou, em sua casa, a venda, por R$ 100,00. 

Instantes depois, policiais abordaram o comprador que confidenciou que havia adquirido o produto de Deidison, que foi preso em flagrante. Denunciado agora por tráfico ilícito de drogas, teve sua preventiva requerida. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Fotos: acervo do MP

sábado, 22 de fevereiro de 2014

CAMPOS - BELENSE, ASSUME GABINETE DE GESTÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO ESTADO DE GOIÁS



O novo secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria é o jornalista Isanulfo Cordeiro, sucedendo a Elie Chediak, que passa a ocupar a Diretoria de Regulação e Vice-Presidência da Celg.

Natural da cidade de  Campos Belos, de 62 anos, Isanulfo Cordeiro chefiou o Gabinete de Gestão de Imprensa desde o início do atual governo. 

É formado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduado pelo IICS/Universidad de Navarra e tem larga experiência na cobertura de missões de governo no exterior.

O governador Marconi Perillo ressaltou "a dedicação, o equilíbrio e a competência do trabalho do jornalista ao longo de mais de três anos à frente do gabinete de imprensa  e a certeza de que  ele desempenhará com igual brilhantismo a nova função”.


Fonte: Diário da Manhã

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE CAMPOS BELOS - GOIÁS

(...) nº 92
Registrante: João Luiz Tavares. Denominação: Almas e Bom Sucesso.
Município: Arrais. Feito em 1858.
João Luiz Tavares possue nesta freguesia de Arrais no lugar denominado Almas meia legoa de terras cujas estremas são a serra que rodeia o sítio e o Riacho dos Macacos.



  • Fonte: Texto do livro das antigas certidões paroquiais feitas pelo Pe. Rosolindo Furtado de Freitas, transcrito fielmente ao documento.

ASSALTO À CARRO FORTE ENTRE TEREZINA E MONTE ALEGRE DE GOIÁS

Um Fiat Doblô foi encontrado incendiado
a alguns quilômetros do local
No assalto ao carro forte ocorrido nesta quarta-feira,19, na GO-118, entre Teresina e Monte Alegre de Goiás, pelo menos 13 bandidos teriam participado da ação. 

A informação é do policial militar Elias Alves, que fez a publicação em sua página, numa rede social. 

O assalto foi feito com armas de grosso calibre. Muitos tiros de fuzis, calibre 7.62, foram disparados contra o carro forte, para travar o motor do veículo blindado da empresa. 

Ainda segundo o policial, após o carro parar, foi dada a ordem para que os vigilantes abandonassem o veículo. Na sequência, bananas de dinamite foram utilizadas nas explosões. 

Várias equipes de policiais se deslocaram para o local, tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil e guarnições especializadas, inclusive da cidade de São João da Aliança. 

Ainda de acordo com o policial, uma dupla de assaltantes, que estava em Fiat Strada cor preta, se dirigiu para a região da Serra das Laranjeiras, em Alto Paraíso.  

Um Fiat Doblô foi encontrado incendiado a alguns quilômetros do local. Cerca de R$ 900 mil reais teria sido roubados do carro forte. Ninguém saiu ferido na ação. 

Uma equipe de apoio aéreo (helicóptero) da Polícia Militar de Goiás deve se juntar aos demais integrantes da segurança pública do estado nas buscas aos bandidos nesta quinta-feira, 20. 

Ontem à noite, uma equipe da polícia militar se deslocou até a localidade de Santa Maria, em Goiás, para verificar a denúncia de homens e mulheres armados em um bar. 

No local nada foi encontrado. Hoje de madrugada, homens armados entraram em fazendas próximas à BR-020, em Flores de Goiás.

Perseguidos, fugiram, furando um bloqueio feito pela PM, com intensa troca de tiros. 

Ainda segundo a informação, mais à frente, abandonaram um VW gol de cor preta, totalmente carregado de armas. 

Na troca de tiros, uma pessoa foi baleada. Mas ela nega que tenha participado do assalto ao carro forte. 



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Operação Avalanche tem 16 mandados de prisão cumpridos. 10 deles em Campos Belos



Dezesseis pessoas presas, 5 conduzidas coercitivamente e 19 mandados de busca e apreensão cumpridos – este é o saldo parcial da Operação Avalanche, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás nesta terça-feira (18/2) com o objetivo de desmontar organização criminosa que agia em Campos Belos, no Nordeste goiano, com ramificação em Formosa e orquestrada por telefone do complexo prisional em Aparecida de Goiânia.

Participam da ação promotores de Justiça de diversas comarcas do Estado, com apoio do Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP. 

O trabalho conta ainda com a parceria das Polícias Civil e Militar de Goiás e Polícia Civil do Distrito Federal, além do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope) da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça e de agentes carcerários da Penitenciária Odenir Guimarães.

Entre o material apreendido na ação estão cerca R$ 50 mil em espécie, em moedas diversas (real, euro, dólar e peso), um cheque no valor de R$ 100 mil, grande quantidade de drogas (o total ainda está sendo levantado), cadernos de anotações, documentos, celulares e chips. 

As drogas foram flagradas com suspeitos presos em Formosa, Campos Belos e no presídio em Aparecida e resultaram em flagrantes específicos. 

Dos detidos, dez estavam em Campos Belos, quatro em Formosa e dois no complexo prisional. 

Diligências ainda estão sendo feitas pelas equipes para cumprimento de dois mandados de prisão, um deles em Sobradinho (DF). 

As conduções coercitivas (quando as pessoas são levadas para prestar depoimento e liberadas em seguida) aconteceram em Campos Belos.

Investigação 

Os promotores participantes destacam que as investigações começaram em dezembro do ano passado pela Promotoria de Justiça de Campos Belos. 

A partir de então, vários crimes foram apurados, tais como o tráfico e a associação ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Esteve sob investigação também a facilitação de entrada de celulares em presídio.

Da cadeia 

De acordo com o MP, a organização era comandada por um detento, de dentro da Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. 

Ficou constatado que ele, de posse de um celular, enviava ordens aos membros da organização, fornecendo-lhes drogas e armamentos, que eram sistematicamente distribuídos em Campos Belos e Formosa.

O MP esclarece que, em Campos Belos, a organização contava com pelo menos seis membros, enquanto em Formosa, agiam outros seis. Além do líder da organização, outro preso, que dividia a cela com o ordenador do grupo, foi alvo das investigações por associação à organização.

Interceptações 
Em dezembro último, interceptações telefônicas, devidamente autorizadas judicialmente, foram feitas para descobrir a atuação da organização, seus membros, movimentação financeira e o caminho da droga. Durante as investigações, foi possível a intervenção pontual da Polícia Militar em Campos Belos, com a apreensão de importante quantia de drogas e a prisão em flagrante de alguns dos integrantes.

Denúncias 

O Ministério Público adianta que está previsto o oferecimento, num primeiro instante, de três denúncias por tráfico de drogas contra vários membros da organização, o que deve acontecer até o final desta semana.

Coletiva 

Uma entrevista coletiva sobre a operação foi agendada para as 14 horas de hoje, na sede das Promotorias de Formosa, que fica Rua Emílio Póvoa, n° 70, Centro. 

(Texto: Ana Cristina Arruda e Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: CSI)

Matéria Original: MPGO

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mâe e filha de Formosa são encontradas mortas nos Estados Unidos



As cinzas dos corpos de Cledione Ferraz do Amaral, de 34, e da filha Wendy Ferraz do Amaral, de 10, encontradas mortas na Flórida, nos EUA, chegaram ao Brasil na última quinta-feira (13), mais de dois meses após o crime. Morando em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, a família aguarda parentes para o sepultamento, que deve ocorrer na próxima semana. “Elas saíram com vida e voltaram em duas caixinhas, é muito triste. Mas vamos dar o descanso que elas merecem”, disse ao G1 a irmã de Cledione, a estudante de direito Suenia Ruppenthal.

Mãe e filha foram encontradas mortas dentro de um carro, na garagem da casa em que viviam, em Orlando. No veículo também estava o marido de Cledione, Márcio Ferraz do Amaral, de 45 anos. Suenia não soube informar se o corpo do cunhado também chegou ao país porque não mantém contato com a família dele.

Após ganhar as passagens aéreas, a estudante de direito foi aos Estados Unidos para cuidar da cremação e do traslado das cinzas. Segundo Suelen,  o procedimento demorou mais do que o esperado porque familiares de Márcio entraram na Justiça para exigir a divisão das cinzas da sobrinha.

“Pela legislação, as cinzas devem ficar com os avós maternos, no caso, meus pais. Nós assinamos a autorização para dividir porque, se não concordássemos amigavelmente, isso levaria meses para ser decidido, o que causaria mais sofrimento. Além disso, geraria mais gastos com advogado e  nós não temos condição de pagar”, explica.

Suelen reclama que não recebeu ajuda do consulado brasileiro. "Não quero mais saber do consulado e do governo. Eles não puderam me ajudar nem com um intérprete. Não fizeram nenhum telefonema enquanto eu estava lá. Enfrentei tudo sozinha e contei com a ajuda amigos", afirma.

Procurado pelo G1, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Miami, informou, em nota, que "desde o início acompanhou o caso junto às autoridades locais e aos familiares das vítimas, prestando assistência consular à família no limite das possibilidades legais.

O orgão afirmou ainda que "o Consulado ofereceu informações relativas aos trâmites funerários e eventual traslado dos corpos para o Brasil, bem como se dispôs a prestar qualquer assistência que se fizesse necessária".

A investigação sobre o crime ainda não foi concluída. De acordo com a estudante, a família está pagando um advogado para acompanhar o inquérito nos Estados Unidos.

Morte

O corpo dos três foram encontrados no dia 7 de dezembro de 2013. De acordo com o noticiário americano WFTV, a polícia da região de Orange County acredita que pai, mãe e filha já estavam mortos há pelo menos três semanas. Segundo o noticiário, um representante do condomínio onde viviam os Amaral sentiu um cheiro forte na residência e chamou a polícia. Os corpos foram encontrados já em estado de decomposição.

Não havia sinais de arrombamento da residência nem de ferimentos nas vítimas. De acordo com a imprensa local, a polícia trabalha com a hipótese de que as mortes tenham sido resultado de duplo homicídio seguido de suicídio.

O casal se mudou há cinco anos para os EUA. Amaral era piloto de avião e a mulher trabalhava em um parque temático da Disney em Orlando. Segundo Suenia, amigos da família que moram na Flórida informaram que ultimamente Márcio trabalhava em uma empresa aérea que fazia voos para a Índia.

Suenia não acredita na hipótese de suicídio levantada pela polícia americana. "Eles eram muito felizes e não tinham motivos para se matar. A gente se falava pela internet com frequência, mas o último contato já tinha cerca de um mês. Mesmo assim, sei que eles estavam realizados lá e se amavam", relatou.

A estudante também disse que a família não tinha conhecimento de que o casal passava por dificuldades financeiras. "A mulher que alugava a casa disse que eles não pagavam o aluguel há cinco meses. Mas não sabíamos disso, ainda mais porque eles trabalhavam e levavam uma vida confortável lá", afirmou Suenia

Fonte: g1.com/go

domingo, 16 de fevereiro de 2014

PADRE IRAÇON JOSÉ FERREIRA COMPLETA 10 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL


No dia 14/02/2014 às 20:00 horas o Pe. Iraçon José Ferreira Comemorou os seus dez (10) anos de Ordenação Sacerdotal junto com a Comunidade de Campos Belos na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Estiveram presentes vários padres de cidades da Região celebrando junto com o Padre Iraçon este momento tao importante em sua vida.

Parabéns Mestre, pelos seus trabalhos prestados em nossa comunidade.

Parabéns, parabéns, parabéns.




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Homem procurado pela polícia de Campos Belos é preso em Palmas no Tocantins



Uma equipe do Departamento de Inteligência e Estratégia da Polícia Civil cumpriu na tarde da ultima quinta-feira, 13, em Palmas, mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de Manoel Francisco da Conceição, 43 anos. 
Ele é acusado pelo crime de homicídio, no município de Campos Belos (GO) e, encontrava-se foragido da Justiça.
Por meio do Tribunal de Justiça de Goiás, a PC tomou conhecimento da ordem judicial que pesava contra o indivíduo e, deu início às investigações no sentido de encontrá-lo. 
Após alguns levantamentos, descobriu-se que o homem estava internado no Hospital Geral Público de Palmas (HGP), onde foi preso.
Por conta de seu estado de saúde, Manoel permanecerá no hospital, com escolta policial, até que possa ser transferido para a Casa de Prisão Provisória de Palmas e posteriormente recambiado para o Estado de Goiás, onde deverá cumprir sua pena. 
Fonte: Secretaria de Segurança Pública

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

GOVERNADOR DO TOCANTINS SIQUEIRA CAMPOS AFASTARÁ DO GOVERNO PARA DESCANÇAR

O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), vai se manter afastado do Poder Executivo durante 20 dias para descansar. No mesmo período, o vice-governador, João Oliveira (DEM), vai fazer uma viagem oficial para a China, conforme informou o Gabinete do Governador. Na ausência dos dois, o governo do estado vai ficar no comando interino do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), o deputado Sandoval Cardoso. Esta será a primeira vez que o parlamentar vai assumir o governo do Tocantins.
O anúncio do afastamento temporário foi feito pelo próprio governador durante uma reunião com o Presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valmir Rossi, nesta quarta-feira (12), no Palácio Araguaia. De acordo com Siqueira Campos, ele se afasta do governo do estado a partir deste sábado (15) para encontrar parentes que moram em Pernambuco e Ceará em uma festa familiar. O Gabinete do Governador informou que Siqueira vai descansar em uma praia no litoral nordestino, mas ele não teria revelado qual o local exato.
Segundo o Gabinete, a viagem não seria um momento de preparação para uma eventual campanha política no próximo semestre. O governador ainda não revelou se vai renunciar ao cargo para que o filho dele, Eduardo Siqueira Campos, ex-secretário das Relações Institucionais, possa se candidatar ao posto.
O G1 tentou entrar em contato com o presidente da Assembleia Legislativa, mas a assessoria de Sandoval Cardoso informou que ele só deve comentar o assunto após ser empossado interinamente.
Comandate geral da PM comemora nomeação de candidatos ao lado do governador Siqueira Campos  (Foto: Ademar Ribeiro/ATN)Siqueira Campos em recente evento no Palácio Araguaia (Foto: Ademar Ribeiro/ATN)
 
Fonte: g1.tocantins