segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SEQUESTRADOR QUE ATERRORIZOU BRASILIA É DE COMBINADO - TOCANTINS


   



Antes de deixar Combinado, no Tocantins, no último fim de semana, o homem que desde o começo da manhã de hoje (29)  mantém refém um funcionário de um hotel no centro de Brasília disse a pelo menos uma pessoa próxima que viajaria para a capital federal, onde ficaria famoso.

Ex-secretário municipal de Agricultura e candidato a vereador derrotado em 2008, o agricultor Jac Souza dos Santos, de 30 anos, também deixou três cartas, uma delas endereçada à própria mãe. 

Para se afastar das responsabilidades no comitê municipal de um candidato ao governo do estado, Santos alegou ao coordenador municipal da campanha, Maurílio Martins de Araújo, que viria a Brasília resolver um problema familiar e que estaria de volta ainda hoje.

Ainda não se sabe exatamente quando Santos chegou a Brasília. O que se sabe é que, por volta das 8h30 de hoje (29), ele se hospedou no Hotel Saint Peter e começou a executar o que, ao que tudo indica, já tinha em mente quando deixou Combinado. 

O agricultor subiu ao 13º andar do hotel, bateu na porta dos apartamentos mandando que as pessoas deixassem o prédio, alegando que se tratava de uma ação terrorista. A essa altura, Santos tinha feito um funcionário refém.

Além de manter o trabalhador parte do tempo sob a mira de um revólver, Santos algemou e amarrou no refém um colete que a Polícia Civil confirma conter material explosivo. De tempos em tempos, os dois surgem na sacada do quarto e Santos gesticula muito, com a arma na mão.

"Nem imagino o que pode ter acontecido. Esse menino é nascido e criado aqui na cidade e é muito gente boa", contou Araújo à Agência Brasil. 

 Ex-vereador de Combinado, ex-presidente da Câmara Municipal entre 2004 e 2008, Araújo conhece Souza desde antes de este assumir a Secretaria Municipal de Agricultura na gestão anterior (2009-2012). 



Embora o agricultor continue envolvido com a política local, Araújo afirma que ele nunca disse nada que levasse alguém a desconfiar do que ele tramava.

"Esse menino trabalha comigo e com outras 20 pessoas aqui no comitê. É nascido e criado aqui em Combinado e é muito gente boa. Sábado [27] à noite, ele esteve em minha casa e disse que tinha que ir a Brasília para resolver uma questão com a ex-mulher, com quem tem uma filha, mas disse que voltaria na segunda. Hoje, depois de ligar para ele duas ou três vezes, liguei a TV e vi essa desgraça", acrescentou Araújo.

"Só agora eu soube que, antes de passar pela minha casa, ele já tinha dito a minha irmã que ia para Brasília, que ia ficar famoso e que iríamos ouvir falar muito dele. E que ele deixou as cartas. Uma para a mãe, outra para mim, detalhando as contas do comitê que têm que ser pagas", detalhou Araújo.

O delegado da Polícia Civil Paulo Henrique Almeida confirmou a existência das cartas. A julgar pelo conteúdo da mensagem que o agricultor enviou à própria mãe, Almeida teme a possibilidade de Santos tentar o suicídio. "É uma carta de despedida, meio desesperada, e na qual ele pede desculpas para todos os familiares por algum ato que venha a cometer". 

Ainda de acordo com o delegado, Santos promete explodir a bomba presa ao funcionário do hotel, caso suas exigências não sejam atendidas até as 18h. Entre elas, a extradição do atividta italiano Cesare Battisti e a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa.



Por causa das ameaças de Santos, o hotel foi evacuado e a área ao redor, isolada. Atiradores de elite foram posicionados nos prédios vizinhos. Policiais federais e agentes da Agência Brasileira de Inteligência  (Abin) acompanham a situação. 

"O que pretendemos é que ele se entregue, mas ele não demonstra nenhum sinal de que vá fazer isso. Se a autoridade policial entender que há risco iminente para o refém, há, sim, a possibilidade de uma intervenção", disse o delegado, explicando que nenhum dos parentes de Santos está no local.

 
 
Matéria original do Portal UOL

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Assaltantes de ônibus que aterrorizaram passageiros em Campos Belos já são réus para o Ministério Público

 



Assim como a Polícia Militar, o Ministério Público de Goiás também agiu de forma fulminante contra os três assaltantes de ônibus que aterrorizaram passageiros entre Brasília e Campos Belos, a menos de quinze dias. 

Em menos de 6 dias após a ação dos bandidos e a prisão em flagrante, no último dia 3 de setembro, a Promotoria de Justiça de Campos Belos ofereceu denúncia contra os três acusados Ramirez Valentino de Abreu Filho, Mateus de Jesus Araújo e Aleff Darlan Pinto da Costa pelos crimes previstos no artigo 157, §2º, incisos I (emprego de arma) e II (concurso de pessoas), do Código Penal e artigo 244-B (corrupção de menores) do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os acusados praticaram, de forma muito violenta, dois assaltos, respectivamente, nos dias 28 e 29 de agosto, contra passageiros das empresas de ônibus Real Maia e São José do Tocantins, que fazem a linha Brasília (DF)/Arraias (TO). 

As penas mínimas dos delitos, somadas, podem alcançar mais de 6 anos de reclusão.

O juiz de Direito da Comarca de Campos Belos, Demétrio Mendes Ornelas Júnior, no último de 4 de setembro, recebeu a denúncia e decretou a prisão preventiva dos dois primeiros acusados. 

Com o recebimento da denúncia, começa o processo criminal contra os acusados, que agora terão a oportunidade de se defender.

O MP também ofereceu Representação, perante a Vara da Infância e Juventude, em desfavor do adolescente Wesley Gonçalves Neves, por ato infracional, haja vista sua participação nos crimes. 


Ele já foi ouvido em juízo. No mesmo dia, o juiz de Campos Belos determinou sua internação provisória em estabelecimento situado na comarca de Luziânia (onde reside com seus pais), porém, por falta de vagas naquele momento, ele acabou sendo liberado por determinação do mesmo Juiz.

O outro participante dos delitos está foragido, mas a Polícia Civil continua as investigações no sentido de identificá-lo.


"A PM, sob o comando do Capitão Carvalho, trabalhou muito bem neste caso, demonstrando eficiência. Da mesma forma a Polícia Civil, inquirindo testemunhas a respeito. Algumas diligências ainda precisam ser feitas, para melhor instruir o processo, e o Delegado da comarca, Dr. Carlos Eduardo, já está tomando as providências pertinentes. 


Mesmo com o início do processo criminal, prosseguem-se as investigações a fim de levantar maiores detalhes acerca de alguns pontos do caso, mas acreditamos que tudo será bem solucionado,"  afirma Paulo Brondi, promotor de Campos Belos, autor da denúncia contra os acusados.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MBAC FERTILIZANTES lança nota oficial sobre acidente que matou (02) dois funcionários da empresa nesta segunda-feira

Comunicado oficial
3.9.2014
A MbAC Fertilizantes lamenta informar o acidente na rodovia GO-118, com destino a Campos Belos (GO), ocorrido por volta das 11 horas desta segunda-feira (2/9/2014), com duas vítimas fatais.
No acidente, faleceram o motorista Geovane Santos e o engenheiro químico Daniel Raimundo Domingues. Outros dois passageiros que se encontravam no veículo não sofreram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital de Formosa (GO) para exames clínicos, sendo liberados em seguida.
Equipes de socorro da empresa foram imediatamente dirigidas ao local e todas as autoridades competentes foram informadas para um rápido atendimento a esta emergência.
Os sepultamentos de Santos e Domingues foram realizados nesta terça-feira, nos municípios de Campos Belos (GO) e Pouso Alegre (MG), respectivamente.
A empresa disponibilizou deslocamento aéreo para familiares e está prestando toda a assistência às famílias das vítimas.