1º de dezembro Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.
Públicos secundários: profissionais de saúde, gestores, profissionais da área de educação e comunidade escolar.
Mídias sugeridas: TV, rádio, internet, cartazes, fôlderes e mobiliários urbanos.
Mídias sugeridas: TV, rádio, internet, cartazes, fôlderes e mobiliários urbanos.
Os Profissionais de Saúde estarão nas entradas da cidade distribuindo preservativos com mensagens de alerta a população.
Haverá também coleta materiais (sangue), para o teste, no Centro Olímpico Pe. Magalhães das 18:00 às 21:00 hs.
Faça o seu e fique sabendo.
Haverá também coleta materiais (sangue), para o teste, no Centro Olímpico Pe. Magalhães das 18:00 às 21:00 hs.
Faça o seu e fique sabendo.
Origem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos – Goiás.