segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO DOMINGOS DE GOIÁS TERÃO AR CONDICIONADO

Todas as salas das escolas municipais de São Domingos, cidade onde os termômetros chegam a marcar mais de 40 graus de temperatura nos meses mais quentes do ano, passarão a contar com aparelhos de ar-condicionado dentro da sala de aula a partir da próxima segunda-feira (25). Mais de mil estudantes e professores serão beneficiados por uma iniciativa do Ministério Público de Goiás, que destinou recursos provenientes de multas por crimes ambientais e delitos de menor potencial ofensivo para comprar 22 equipamentos.
Os aparelhos de ar-condicionado não são comuns na cidade, principalmente nas residências, e a novidade já está mexendo com os ânimos dos educadores. Eles acreditam que a mudança poderá ter um impacto positivo no desempenho escolar dos alunos, que obteve Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 3,2 em 2009. A nota do estado foi 4,9 e a do país, 4,6. Parte desse benefício viria da climatização do ambiente por si só e pelo provável fim da necessidade de dispensar os estudantes uma hora antes do fim das aulas, nos meses mais quentes do ano, entre agosto e outubro.
São Domingos é uma cidade de 159 anos com 11.272 habitantes, localizada na região nordeste de Goiás. Segundo o Índice de Pobreza do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 61,66% da população vive na pobreza. A economia é baseada na pecuária, mas parte da população também trabalha em usinas hidrelétricas instaladas na região. A maioria dos habitantes economicamente ativos é de assalariados. Um grande contingente vive com um salário mínimo ou menos.

Climatização
Para o promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, a medida representa muito para a comunidade. Ele acredita que, ao climatizar o ambiente, dará mais condições para o desempenho escolar de crianças e adolescentes. “Pretendemos acompanhar esse desenvolvimento e comparar com o período anterior a aquisição dos aparelhos”, diz.
Segundo Chegury, o sofrimento dos estudantes que saem da zona rural para a cidade começa em casa. Eles saem ainda de madrugada, por volta das 4h e 5h, e chegam à escola somente às 7h30. Os alunos permanecem em sala de aula até a hora do almoço, fazem a refeição e retornam para casa. “O ar-condicionado faz parte de um pacote mais amplo de ações para dar mais dignidade às crianças e professores da região nordeste de Goiás. Tivemos a oportunidade de realizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e ao pensar para onde direcionar o recurso, decidiu-se pelas escolas”, antecipa.
No dia 22 de março deste ano, Douglas Chegury ficou conhecido no estado por ter sido alvo de um atentado, entre os municípios de Campos Belos e São Domingos. O carro dele foi alvejado por pelo menos três tiros, mas nenhum o atingiu. Ele contou que conseguiu correr no meio da vegetação e foi encontrado somente a 5 km de onde teria passado pela emboscada.
Na quinta-feira (14) da semana passada a Secretaria de Educação do município recebeu 22 aparelhos do modelo split, que são mais silenciosos. A contrapartida da prefeitura municipal será providenciar forros para que as escolas possam receber os equipamentos. Em uma primeira etapa, as três escolas da cidade (distribuídas em quatro unidades) serão beneficiadas, mas o projeto visa atingir também aos seis estabelecimentos de ensino da zona rural. A previsão é de que os aparelhos das escolas da zona rural sejam custeados pelo município.

A secretária de Educação de São Domingos, Júnia Costa Madureira Silva, também acredita que a iniciativa vai ajudar a melhorar o desempenho dos alunos e servir como incentivo aos professores. “Não é utopia, é fato. O calor excessivo realmente interfere no processo de aprendizagem. Os alunos do período matutino costumam ter melhor desempenho que os estudantes do turno vespertino”, afirma.

Segundo ela, no Setor Aeroporto, localizado na periferia da cidade, muitas casas são feitas de placas de concreto - comumente usadas para fazer muros. Ela conta que a escola do bairro já é uma atração para as crianças por ser um local de estudo e pelas atividades extraclasse como aulas de balé. “Agora, com o ar-condicionado, a escola vai ser melhor lugar ficar: pelas atividades e pelo ambiente”, acredita.

Ajuda
A diretora da Creche Municipal Infância Feliz, Joana D’Arc Soares Barbosa, comemora o benefício concedido às escolas. “A cidade é muito quente. Muito mesmo. Com certeza, esse ar-condicionado vai ser uma ajuda muito boa”, diz.

A unidade funciona nos períodos matutino e vespertino. Durante todo o dia, 21 funcionários entre merendeira, porteira, serviços gerais, professor e coordenador se revezam nos cuidados a 140 crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Além do conforto em sala de aula, Joana D’Arc também gostaria de melhores condições do lado de fora. “A creche precisa de uma cobertura para o pátio. Dessa forma, as crianças vão ter mais espaço para brincar. O único local que temos hoje é pequeno e muito quente”, observa a diretora.

Percepção
A destinação do dinheiro de TACs para comprar aparelhos de ar-condicionado foi decidida após reunião com a comunidade de São Domingos, mas a semente foi lançada antes. Na cidade, não existem colégios particulares e os filhos do promotor estudam em escolas públicas. “Um dia, o meu filho de 7 anos percebeu que um coleguinha dormia na sala de aula pela jornada cansativa. Ele chegou em casa e me contou o fato e terminou dizendo que a escola era realmente muito quente e que deveria ter um ar-condicionado. Começamos a conversar com professores, alunos, pais e a prefeitura até chegarmos a ideia de utilizar o dinheiro do TAC”, conta o promotor.

Segundo Chegury, os aparelhos custaram em torno de R$ 22 mil. “Isso é pouco dinheiro se lembrarmos que praças são construídas por até R$ 200 mil”, observa.

Apesar de desejar que o exemplo de São Domingos seja seguido por outras prefeituras e estados, o promotor acha difícil lidar com o dinheiro público, devido à cultura do “desvio do recurso público”.

Para Chegury, esperar por recursos públicos para realizar esse tipo de ação parece ser o caminho mais lógico, mas acaba sendo o mais complicado devido à burocracia e da necessidade de realizar licitações para a compra de material e equipamentos. “O que pode dar margem ao superfaturamento, à corrupção e ao travamento da máquina pública”.

Fonte: Versanna Carvalho G1 GO


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Patrimônio dos candidatos a prefeito
 de Campos Belos - Goiás


Os Candidatos a prefeito de Campos Belos apresentaram seus  patrimônios à Justiça Eleitoral. 


O atual Prefeito e candidato a reeleição Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha (PP) declarou possuir bens que somam quase 3 milhões de reais. 

O candidato  pela coligação Transparência, Honestidade e Trabalho, Aurolino José dos Santos Ninha (DEM) declarou à justiça eleitoral um patrimônio de cerca de 7,5  milhões de reais. 

Já a candidata do PT, Elzita Caetano,  informou ter patrimônio em cerca de 640 mil reais.

A declaração do patrimônio do candidato é uma exigência da lei eleitoral.

Os patrimônios de todos os candidatos, inclusive dos vereadores, estão no site do Tribunal Superior Eleitoral, de forma transparente, para a consulta de qualquer cidadão.

A intenção da lei, principalmente, é que o cidadão possa acompanhar a evolução patrimonial dos agentes públicos.


Fonte: basta acessar o site do TSE e  escolher as informações dos candidatos de qualquer cidade do Brasil.
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Candidatos barrados para a eleição de 2012

TEREMOS EM CAMPOS BELOS NESTA ELEIÇÃO 68 CANDIDATOS PLEITEANDO AS 11 CADEIRAS DO LEGISLATIVO MUNICIPAL QUE ANTES ERAM 9, PORÉM DEVEM TER FICHA LIMPA PERANTE O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL.
COM ESTES QUESITOS VALENDO PARA AS ELEIÇÕES DE 2012, JÁ ESTÃO FICANDO NO MEIO DO CAMINHO 5 CANDIDATOS A VEREADOR SEGUNDO O TRE DE GOIÁS SÃO ELES:


* GENESI                         25555     INDEFERIDO  DEM    TRANSPARENCIA  HONESTIDADE
* CAJE                             17456     INDEFERIDO   PSL      TRANSPARENCIA  HONESTIDADE
* MARIA SANTOS         12800     INDEFERIDO   PDT     TRANSPARENCIA  HONESTIDADE
* VAN LANTERNEIRO 25333     INDEFERIDO   DEM    TRNSPARENCIA     HONESTIDADE
* PROFESSOR ALTAIR 17123     INDEFERIDO   PSL     TRANSPARENCIA   HONESTIDADE


Fique de olho poderemos ter mais em breve...

Fonte: TRE Goias

terça-feira, 24 de julho de 2012

Brasileira cai de trilha e morre no Peru


A estudante de medicina Paula Sibov, 24, morreu após cair de um penhasco no vale do Colca, próximo a Arequipa, região sul do Peru, por volta das 8h do último domingo (22).
Paula fazia uma trilha montada em uma mula e estava numa estrada de pedras com largura para três pessoas no momento do acidente.
Segundo o casal de brasileiros que viajava com ela, Rafael Magnani, 25, estudante de engenharia, e Lilian Marçal, 25, estudante de medicina, os guias informaram que o animal escorregou e caiu na ribanceira.
A estudante rolou entre 50 e 100 metros e caiu num penhasco. A altura da queda, segundo os guias turísticos, pode variar de 20 a 70 metros.

Arquivo Pessoal
A estudante de medicina Paula Sibov, 24, durante a viagem ao Peru
A estudante de medicina Paula Sibov, 24, durante a viagem ao Peru; corpo da jovem deve chegar a SP na quinta
O trio contratou a agência South American Explorers para fazer o passeio. Eles saíram de Arequipa no sábado e foram de van até uma cidade no topo do vale do Colca. De lá, eles desceram uma trilha de cerca de três horas para pernoitar numa cabana. No domingo, às 6h, retornaram pelo mesmo caminho.
O acidente ocorreu no topo do vale do Colca.
Os amigos de Paula contam que ela tinha asma e estava cansada após o percurso da noite anterior. "A trilha é muito cansativa e ninguém avisou", afirma Rafael.
Lilian e Rafael esperavam Paula no fim da caminhada, quando um dos guias veio comunicar o acidente.
"Eles escondem as informações. Falaram que a mula tinha caído do abismo e a Paulinha tinha rolado. Eu achei que ela tinha quebrado uma perna", conta Lilian.
"Comecei a olhar em volta e duas francesas estavam desesperadas. Aí que a gente se desesperou. Não tinha com quem falar. Eu nem lembro mais o que aconteceu depois", completa.
Paula era estudante de medicina na PUC-Campinas. "Ela não era aventureira, mas não imaginava que seria tão perigoso assim", diz Jullyana Sant'Anna, amiga da jovem.
O guia responsável pelo passeio, Sabino Cudipa, 24, conta que Paula fez o percurso mais curto (de cerca de quatro horas) e não avisou que tinha asma. No momento do acidente, ele diz que estava com Rafael mais adiante na trilha.

Editoria de arte/Folhapress
RESGATE
A polícia precisou chamar um praticante de rapel para resgatar o corpo, que só foi levado no domingo à tarde à cidade de Chivay. A autópsia e a documentação só começaram a ser feitas ontem.
O corpo da jovem foi transportado para Arequipa ontem durante a tarde e de lá irá para Lima. A previsão é que chegue em São Paulo a partir desta quinta-feira.
Segundo Cudipa, nunca houve antes um acidente com mula no local, mas há dois meses um turista desacompanhado desapareceu.
O guia diz que o destino não é muito procurado por brasileiros.

Fonte: THAIS BILENKY DE SÃO PAULO

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PAI É SUSPEITO DE ABUSAR SEXUALMENTE DA FILHA DE 13 ANOS EM POSSE - GOIÁS

Uma adolescente de 13 anos denunciou o pai por abuso sexual. A menor é filha de pais separados e viveu com o pai nos últimos 15 meses, depois que ele obteve a sua guarda na cidade de Posse, a 525 km de Goiânia, no nordeste goiano.
“Quando eu falava que ia gritar, ele colocava o travesseiro na minha cara, me sufocava. Falava que eu ia morrer sufocada”, contou.
Segundo a vítima, a madrasta que também morava na mesma casa sabia das agressões, mas era ameaçada de morte caso fizessem alguma denúncia. “Ela tinha medo porque ela também apanhava dele. A surra que ele dava nela era pior do que a surra que ele dava em mim”, explicou.
Com medo de ser denunciado, o susposto agressor teria proibido a garota de ter amizades e falar com a família. A vítima só mantinha contato com a mãe e a avó pelo telefone. A mãe conta que nas conversas por telefone, quando perguntava se estava tudo bem, a filha se limitava a responder que estava.
“A gente sentia que tinha alguém perto dela e às vezes ela desligava o telefone na cara da gente”, contou a mãe da menor.
Em maio deste ano, com um celular, a menina enviou uma mensagem para a mãe dizendo que precisava voltar a morar com ela. No texto ainda disse que depois explicaria tudo. Preocupada, a mãe procurou o colégio onde a filha esta matriculada. Lá, os professores mostraram o boletim da aluna. Todas as notas estavam baixas.
“Eu já tinha recebido telefonema anônimo falando o que estava acontecendo com ela. Sempre tinham pessoas que ligavam no meu celular, com número restrito, e sempre comentava o que estava acontecendo com ela”, afirmou a mãe da garota.
No mesmo dia, o Conselho Tutelar foi acionado e o caso foi registrado na polícia. Um exame de corpo de delito confirmou os abusos sexuais e as agressões. Mãe e filha ainda estão assustadas, pois afirmam continuar sofrendo ameaças.
“As pessoas mandam matar os outros. Às vezes, ele não mata, mas manda outra pessoa fazer por ele. A gente tem esse medo”, disse a mãe.
“Eu queria voltar a morar com a minha mãe igual eu morava antes, estudar, ter meus amigos e ser feliz”, revelou a vítima.

Fonte: g1.go

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ditadura Militar/História ocorrida em nossa região Logo após a Serra Geral

Uma rara foto do corpo do guerrilheiro Carlos Lamarca (1937-1971) revela os vários ferimentos a bala que ele sofreu no cerco militar que o matou, no interior da Bahia.
Essa e outras imagens de um dos principais nomes da resistência armada à ditadura militar, hoje sob a guarda do Arquivo Nacional, foram tiradas no Instituto Médico Legal de Salvador (BA) possivelmente por agentes do SNI (Serviço Nacional de Informações).


Corpo de José Campos Barreto, o Zequinha, militante do MR-8 morto com Lamarca no mesmo dia
"Para mim, a foto é inédita, eu nunca a tinha visto", disse o advogado da família Lamarca, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh. O filho de Lamarca, César, preferiu não fazer comentários sobre o conteúdo das imagens.
A família luta na Justiça para validar a indenização mensal recebida da União, suspensa após liminar obtida por três clubes militares.
O Arquivo Nacional também guarda fotos do corpo de José Campos Barreto, o Zequinha, militante do MR-8 morto com Lamarca no mesmo dia pela Operação Pajussara, do Exército, na Bahia.
Segundo a família de Zequinha, as fotos são inéditas. O irmão Olival Barreto disse ter ficado emocionado: "Eu lembro de meu irmão todos os dias. Essas fotos, desconhecidas, mostram claramente que houve uma execução". O Instituto Zequinha Barreto, em São Paulo, confirma o ineditismo das fotos.
A ativista de direitos humanos Suzana Lisboa, que representou as famílias de mortos e desaparecidos na comissão criada pelo governo nos anos 1990 para reparar danos causados pelo Estado na ditadura, disse que as imagens "confirmam o estado depauperado de ambos".
"Não tenho nenhuma dúvida sobre a execução deles." A comissão concluiu que Lamarca e Zequinha foram executados à sombra de uma árvore.

Fonte: RUBENS VALENTE
            
DE BRASÍLIA

domingo, 15 de julho de 2012

MARCONE É ALVO NOVAMENTE DA REVISTA ÉPOCA NESTA SEMANA

A partir das novas informações, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Onix Lorenzoni (DEM-RS) acham que Perillo deve ser chamado para depor novamente à CPI. Teixeira entende que são fortes os indícios de envolvimento do governador com a organização de Cachoeira e com supostas irregularidades da Delta.
- Ele mentiu à CPI quando estava comprometido em dizer a verdade. Isso indica que ele já cometeu um crime. É gravíssimo. Ele terá que ser reconvocado - disse Teixeira.
Para Randolfe, os fatos são graves e complicam ainda mais a situação do governador:
- Ficou patente para mim que Perillo faltou com a verdade. Por isso considero que passa a ser quase inevitável reconvocá-lo.
Segundo a revista, gravações da Polícia Federal mostram que Perillo fez um acordo com Cachoeira para liberar sem atrasos pagamentos de um contrato da Delta com o governo. Em contrapartida, receberia R$ 500 mil acima do valor da casa que seria vendida ao bicheiro. A polícia chegou a essa conclusão ao analisar conversas telefônicas entre Cachoeira, o ex-vereador Wladmir Garcez (PSDB), uma espécie de secretário informal de Perillo, e Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste. A polícia descobriu também que as datas de pagamento da casa coincidiam com desembolsos para a Delta.
Boa parte da transação foi captada em 1º de março do ano passado. Cachoeira pede a um sobrinho que emita três cheques, dois de R$ 500 mil e um de R$ 400 mil, para que sejam entregues a Perillo no Palácio das Esmeraldas, sede do governo, a título de pagamento da casa. Antes da despachar os cheques, Cachoeira avisa a Delta sobre o pagamento. Momentos depois, Garcez, que estava no palácio, confirma o recebimento dos cheques. Numa outra conversa, 12 minutos depois, Cachoeira cobra a liberação da fatura.
- O trem da Delta, aqueles nove milhões que o estado tem que pagar. Você levou para mostrar para ele (Perillo)? - pergunta Cachoeira.
- Tá comigo aqui. Oito milhões, quinhentos e noventa e dois, zero, quarenta e três - responde um solícito Garcez.
Num outro diálogo, depois de dizer a Cachoeira que estava entregando os cheques para Perillo, Garcez informa a Cláudio Abreu que os problemas da Delta não existem mais.
- (Perillo) falou que vai resolver - disse o assessor e, em seguida, reproduz uma suposta fala do governador: "não, pode deixar que isso aqui eu resolvo".
Segundo a "Época", o problema foi resolvido. No mesmo dia, 1º de março, o governo de Goiás liberou R$ 3,2 milhões para a Delta. Em 25 de março, menos de um mês depois, liberou mais R$ 3,2 milhões. Cachoeira comprou a casa de Perillo e depois decidiu repassar o imóvel para o empresário Walter Paulo por R$ 2,1 milhões por receio da repercussão que o negócio com o governador pudesse ter caso viesse a público.
Em depoimento à CPI, Perillo negou qualquer relação com Cachoeira e com a Delta, e disse que a casa, uma mansão no condomínio Alphaville, foi vendida a Walter Paulo e não ao bicheiro, como já apontavam alguns parlamentares da comissão. Áudios divulgados pelo GLOBO já colocavam em xeque a versão do governador. Agora, o relatório da PF deixa Perillo numa posição mais desconfortável.
- A CPI vai ter que se debruçar sobre essa situação. Confirmado isso que está sendo publicado pela revista, pode se pensar na hipótese de uma nova convocação do governador - disse Lorenzoni.
Em nota divulgada no fim da tarde, Perillo negou que tenha recebido dinheiro da Delta. O governador argumenta que outras empresas também receberam pagamentos do governo e que não seria correto estabelecer um vínculo entre desembolsos para a Delta e o desconto dos cheques da venda da casa. "Procurar estabelecer ligação entre três pagamentos feitos à Delta de uma série continuada de outros pagamentos (conferir em transparencia.goias.gov.br) é uma atitude de má-fé, leviana e irresponsável", diz Perillo.

Fonte: Agencia  O Globo,

sexta-feira, 13 de julho de 2012

TIRE SUAS CONCLUSÕES

Existem alguns questionamentos que não querem calar:

O homem foi à lua?
Por que não foi mais se as tecnologias
na atualidade são tão modernas?
E o Bin Laden morreu?
Cadê o seu corpo?
Foi jogado no mar?
Quem afirma?
O presidente dos Estados Unidos?
O Barac Obama?
Quem acredita?







(SALVIANO) 05/07/2011
Texto criado logo após a os meios de comunicação sensacionalistas divulgar a notícia da suposta morte do terrorista.






quinta-feira, 12 de julho de 2012

DEMÓSTENES TORRES REASSUME CARGO DE PROCURADOR GERAL DO ESTADO DE GOIÁS

(Foto: Pedro Ladeira/ Agência Estado)A Corregedoria do Ministério Público de Goiás vai instaurar procedimento disciplinar para investigar "eventual falta funcional" do ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM, sem partido-GO), cassado nessa quarta-feira, 11, em razão de seu envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Demóstenes se licenciou do MP goiano em 2001 quando ocupava cargo de procurador-geral de Justiça.

Em nota divulgada na tarde de quarta, a Corregedoria-Geral do ministério informou que aguarda a publicação da decisão do plenário no Diário do Senado para instaurar um procedimento disciplinar "para apuração de eventual falta funcional". Nenhum procedimento foi instaurado até então porque as acusações e suspeitas contra o ex-senador não atingiram sua atuação como membro do Ministério Público. A decisão do plenário está publicada na edição desta quinta, 12, do Diário do Senado.
Acusado de ter beneficiado a organização criminosa supostamente comandada pelo empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Demóstenes teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. Ele só poderá voltar a disputar eleições em 2027.
A licença de Demóstenes perde o efeito tão logo a decisão do Senado seja publicada. Caso reassuma o cargo de procurador, Demóstenes voltará a atuar na 27ª Procuradoria de Justiça, onde receberá um salário de R$ 22 mil, sem considerar os benefícios do cargo de procurador.
Além disso, mantido o vínculo com o MP-GO, Demóstenes continuará detendo foro privilegiado por prerrogativa de função. Assim, o processo do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ser julgado pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Já se ele for desligado do ministério antes do julgamento, poderá ser julgado pela Justiça Federal em Goiás.

Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEMÓSTENES TORRES NÃO É MAIS SENADOR

Cassado, Demóstenes perde R$ 48 mil por mês e direitos políticos por oito anos
Cassado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (11), Demóstenes Torres (DEM-GO) vai perder muito mais do que o seu mandato.
A cassação implica na perda de seus direitos políticos por oito anos, tempo em que fica impedido de concorrer a cargos públicos. O ex-líder do DEM ficará inelegível até 2027 (oito após o término da legislatura para o qual foi eleito), quando terá 66 anos.
Demóstenes também perde cerca de R$ 48 mil em benefícios que recebia mensalmente como senador.
Por 56 votos a 19, Demóstenes tem mandato cassado pelo Senado
O valor calculado desconsidera os valores da cota semanal de combustível de 125 litros de gasolina ou 180 litros de álcool, o valor de cinco passagens aéreas por mês, de ida e volta entre Brasília e o Estado de origem do Senador, e o valor ilimitado de gastos com telefone celular e despesas médicas.
Benefícios recebidos em dinheiro:
  • Salário - R$ 26.723,13
  • Auxílio-Moradia - R$ 3.800,00
  • Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores - R$ 15.000,00
  • Atendimento odontológico e psicoterápico - R$ 25.998,96 por ano
  • Telefone fixo - R$ 500,00
  • Gráfica - R$ 8.500 por ano
  • Telefone celular - ilimitado
  • Correios - verba mínima para 4 mil correspondências
  • Passagens áreas - valor de cinco passagens aéreas por mês, de ida e volta entre Brasília e a cidade de origem do senador. O valor pode variar de R$ 6 mil a R$ 23 mil
Outros benefícios
  • Passaporte especial diplomático
  • Revistas e jornais - assinatura de duas revistas e quatro jornais.

Fonte: Senado Federal

MEDICINA GOIANA TEM DECISÃO INÉDITA



62 comentários
Um casal homoafetivo formado por duas mulheres conseguiu, junto ao Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), o direito de se submeter às técnicas de reprodução assistida. Na decisão inédita do Cremego, assinada pelo médico conselheiro parecerista Aldair Novato Silva, consta que uma delas poderá participar da gestação com a fertilização de seus próprios óvulos - a partir de inseminação artificial com sêmen de doador - e que os embriões poderão ser transferidos para o útero da companheira.
O pedido da assistente administrativa Michelle Almeida Generozo, 34 anos, e da professora Thaise Prudente, de 28, foi protocolado em 8 de junho de 2011, mas a decisão só saiu no dia 31 de maio deste ano. Segundo Michelle, ela será a doadora dos óvulos e a companheira Thaise é quem dará prosseguimento à gravidez.
Michelle e Thayse já planejam o segundo filho (Foto: Humberta Carvalho/G1)Michelle e Thayse já planejam o segundo filho (Foto: Humberta Carvalho/G1)
Por problemas de saúde, Michelle não pode oferecer o óvulo para que fosse fecundado de imediato. Por isso, Thaise passou por um procedimento de inseminação artificial comum no último dia 29 de junho. O resultado para saber se a técnica de reprodução foi bem sucedida deve sair na sexta-feira (13). “Já estou me sentindo grávida”, afirma Thaise.
Mesmo não podendo doar seu óvulo para a geração do primeiro filho, Michelle já planeja o segundo herdeiro: “Nossa ideia inicial não foi realizada, mas na próxima vez queremos compartilhar a gravidez, eu fazendo a doação do óvulo e ela, a gestação”, planeja Michelle.
O sêmen que fecundou o óvulo de Thaise veio de um banco de espermatozoides de São Paulo. O custo de armazenamento e transporte foi de R$ 2.600, fora os R$ 1.900 gastos em outras despesas, como clínica e remédios. O procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas, em Goiânia, onde elas residem.
Sonho
Juntas desde 2006 e com a união estável já concretizada, Michelle e Thaise sempre sonharam com a maternidade. “Antes de qualquer coisa, somos uma família, não como as outras, porque em muitas tem discórdia, traição, deslealdade, na nossa tem muito amor. A melhor coisa do mundo é ter uma mãe, imagina ter duas”, declara a professora Thaise.
Para a advogada e presidente da Comissão de direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados Brasileiros em Goiás (OAB-GO), Chyntia Barcellos, a vitória do casal é uma conquista para todos os homossexuais do país: “A decisão é um grande avanço em Goiás e ela está amparada pela resolução do Conselho Federal de Medicina, que permite qualquer pessoa a se submeter à técnica de reprodução assistida. Essa resolução abriu essa brecha de que todos os casais podem, sim, buscar o direito à prole. E isso é um exemplo para todo o Brasil”.
Dupla maternidade
Esta, porém, foi apenas a primeira batalha vencida pelas futuras mães. O próximo passo é conquistar, na Justiça, a dupla maternidade da criança. “Acreditamos que a decisão será favorável. Mas, infelizmente, o Poder Legislativo está aquém dos novos modelos de família”, lamenta Thaise.
Para a advogada Chyntia, a tendência da Justiça é ser a favorável ao pedido de dupla maternidade: “Essa decisão do Cremego vai interferir favoravelmente no reconhecimento da dupla maternidade da criança que provavelmente nascerá. Isso já é uma realidade. Existem várias decisões espelhadas pelo país”.
Ela lembrou, também, que a permissão do conselho só foi possível graças à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, que reconheceu a união afetiva como entidade familiar. “Com a decisão do STF, esse novo caminho se tornou possível e provável. É uma grande conquista, mas não deixa de ser uma luta para os casais homossexuais, pois eles não podem recorrer imediatamente ao cartório de registro civil para ter reconhecida a dupla maternidade ou a dupla paternidade”, reconhece Chyntia.
Fonte: Humberta Carvalho Do G1 GO

terça-feira, 10 de julho de 2012

DOM EUGÊNIO SALES MORRE AOS 91 ANOS

Mais antigo cardeal da Igreja Católica, dom Eugênio Sales morre no Rio de Janeiro

  • Folhapress
    O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales, 91, morreu vítima de um infarto O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales, 91, morreu vítima de um infarto
O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales morreu nesta segunda-feira (9), às 22h30, vítima de um infarto enquanto dormia. Dom Eugênio, que tinha 91 anos, era o mais antigo cardeal da Igreja Católica e, segundo a Arquidiocese do Rio, morreu na Residência Assunção, onde morava, na Estrada Sumaré, na zona norte da cidade.
O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas deve acontecer na quarta-feira (11), quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, voltar de uma viagem à Europa.
Em nota divulgada na madrugada desta terça-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, lamentou a morte do religioso e decretou luto oficial de três dias no Estado. "Dom Eugênio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto", afirmou Cabral.
Dom Eugênio Sales participa de encontro dos Bispos no Sumaré, no Rio de Janeiro, em 1990, ao lado do cardeal Ratzinger - atual papa Bento 16. O mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu aos 91 anos, na última segunda-feira (9), vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa, na zona norte do Rio de Janeiro Divulgação
A Arquidiocese informou que, nos últimos dias, a rotina de dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e no gabinete, onde lia jornais e assistia à TV.
Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, no dia 8 de novembro de 1920, dom Eugênio Sales fez seus primeiros estudos em Natal e ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. No dia 21 de novembro de 1943, foi ordenado sacerdote.
Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio 12. Em 1962, foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até 1965. Já em 1964, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo 6º.
Em 1969, dom Eugênio foi nomeado cardeal pelo papa Paulo 6º. Dois anos depois, virou arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita. Dom Eugênio Sales possuía os títulos de cardeal protopresbítero (o mais antigo em idade e/ou nomeação entre os cardeais presbíteros) e arcebispo emérito (aposentado) da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Pioneirismo

Dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base e da Campanha da Fraternidade, ficou conhecido pelo abrigo que deu a perseguidos políticos durante o regime militar e chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a Papa, depois da morte de João Paulo 1º. O envolvimento de dom Eugênio foi essencial para implementar uma pegada global à atuação da igreja. Em 1959, realizou-se na cidade de Campina Grande (PB) o 1º Encontro de Bispos do Noreste, do qual também participou o Presidente Juscelino Kubitschek, o que ajudou na repercussão.
Em janeiro de 1962, dom Eugenio convidou alguns bispos do Nordeste para se reunirem em Natal (RN). Em consequência, surgiu a iniciativa de se criar um secretariado episcopal para coordenar os trabalhos no Nordeste, com sede provisória em Natal. Alguns meses depois, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a idéia e dividiu o Brasil em secretariados regionais.
De repercussão internacional por seu pioneirismo e suas iniciativas, posteriormente encampadas e difundidas pela CNBB, o ministério de dom Eugênio é conhecido ainda hoje pelo termo "Movimento de Natal". Ele foi um dos primeiros bispos brasileiros a implantar o Diaconato Permanente, para que homens casados entrem para o clero. Foi também membro de onze congregações no Vaticano.

Fonte: cnbb

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pedro Leonardo deixa hospital em São Paulo

 
 O cantor Pedro Leonardo, de 25 anos, teve alta e deixou na tarde desta segunda-feira (9) o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O jovem ficou mais de dois meses internado no centro médico paulistano, onde se recuperou de um grave acidente de carro ocorrido em 20 de abril.
"Muito obrigado, gente. Muito obrigado por tudo mesmo. Obrigado pelas orações, estamos junto e misturados, obrigado pelo carinho. Valeu. Estamos juntos", disse o cantor ao deixar o hospital. "Vamos para rua agora, vou comer uma galinhada agora, certeza", disse.  "Agora vamos para casa", disse o pai, Leonardo". "Vamos", respondeu Pedro. Ele vestia uma camiseta azul com uma frase escrita em branco: "Never never give up" (nunca  desistir, em inglês).
Pedro ganha beijo do pai e do primo ao deixar o hospital nesta segunda (9).
"Para quem não acredita em milagre, está aí um milagre", disse Thiago, primo e dupla de Pedro, ao chegar para acompanhar o cantor. "Vamos comemorar e agradecer a Deus. É muita emoção."
O pai do cantor também foi ao hospital e falou sobre a alta do filho. "Queremos agradecer a Deus, agradecer desde o primeiro telefonema que foi dado ao Corpo de Bombeiros", disse Leonardo.
"Agradecer aos bombeiros que o entubaram ali no chão, ao motorista da ambulância, que tive o prazer de conhecer, aos médicos que operaram o Pedro. Eu chegando lá em Itumbiara para conversar com os médicos vieram aqueles meninos novinhos da idade do Pedro. Foram eles que salvaram meu filho", disse.
Fãs chegaram cedo para poder ver o ídolo. De Taubaté (SP), a diarista Mirian Roncon, de 48 anos, disse que rezou muito pela recuperação do ídolo. "Ele é de uma humildade muito grande", contou. "Eu já fui ao camarim depois de um show e tanto ele como o Thiago são muito bons."
Também de Taubaté, o porteiro Stenil Moreno, de 29 anos, estava de campana na porta do Sírio. Ele saiu de sua cidade com amigos só para ver a saída do cantor. "É tão feliz quanto a conquista do Corinthians", disse, referindo-se ao título da Taça Libertadores da América, também comemorado por Pedro, fanático pelo time. "Se não fosse um hospital, a gente soltava rojão."
O cantor deve  realizar seu primeiro desejo, o de comer uma “galinhada” preparada por sua mãe, segundo a assessora de imprensa de Leonardo, Ede Cury. Segundo ela, por questões de segurança não será divulgado o local para onde pai e filho irão.

Fonte: g1.goias (Foto: Caio Kenji/G1)

JORNALISTA É ASSASSINADO EM GOIÂNIA

A Polícia Civil de Goiás está analisando as imagens feitas por câmeras de segurança para tentar identificar o assassino do cronista esportivo Valério Luiz de Oliveira, 49, morto a tiros na tarde de quinta-feira (5), no momento em que deixava a emissora Rádio Jornal, em Goiânia.
De acordo com o delegado adjunto da Delegacia de Homicídios, Carlos Caetano Júnior, a polícia trabalha com a hipótese de morte encomendada. Seis tiros foram disparados contra o carro de Oliveira, sendo que quatro atingiram o tórax da vítima.
“A Polícia Civil está trabalhando com [a hipótese] de execução. Com possibilidade de ele ter sido a mando de alguém. Estamos ouvindo testemunhas e parentes e procurando imagens. O local [onde o jornalista foi morto] é de alta concentração urbana”, disse o delegado à Agência Brasil.
No momento do crime, as câmeras de segurança do prédio da emissora estavam desligadas.
A perícia está analisando as imagens feitas por câmeras de monitoramento das residências e de estabelecimentos comerciais próximos ao edifício da emissora. Testemunhas disseram aos policiais que o homem que fez os disparos fugiu em uma moto.
Segundo Carlos Caetano, Valério era um jornalista esportivo que tinha opiniões muito fortes. “Ele era um jornalista esportivo, mas era muito duro em algumas opiniões. Não media palavras. Era muito amado e muito odiado”.
O corpo do jornalista foi velado na manhã de hoje (6), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento ocorreu às 11h.

Fonte: Daniella Jinkings
Da Agência Brasil

domingo, 8 de julho de 2012

AMANHÃ DIA 9 DE JULHO MILHARES DE COMPUTADORES EM TODO MUNDO SERÃO DESLIGADOS DA INTERNET PELA POLÍCIA FEDERAL NORTE AMERICANA

O FBI (Escritório Federal de Investigação, na tradução livre), a Polícia Federal norte-americana, irá desconectar da internet computadores que foram infectados com o vírus DNSChanger (em tradução livre: trocador de DNS) nesta segunda-feira (9). Com a medida, milhares de pessoas podem ficar sem acesso à internet. O número é estimado em 350 mil.
O Brasil é o décimo terceiro país com máquinas infectadas, com 6.074 no total. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 69.517, seguido da Itália, com 26.494. Os dados são do site www.dcwg.org, um grupo de trabalho que tem procurado alertar as pessoas do problema e é citado pelo FBI em seu comunicado.
O desligamento dos computadores acontece após decisão da Justiça e por causa do DNSChanger. A solução é temporária e permitirá que as vítimas de computadores afetados pelo vírus providenciem a limpeza dos seus computadores e restaurem a configuração normal do DNS de sua máquina.
O vírus de computador foi criado para direcionar os internautas para páginas falsas no lugar das verdadeiras na internet. O FBI conseguiu prender fraudadores por esse tipo de crime, mas as máquinas foram mantidas ativas por um tempo para não prejudicar as pessoas e serão desligadas amanhã.
*Fontes consultadas: cartilhas de segurança da Cert.br, Norton e Microsoft Getty Images
O DNS (Domain Name System, Serviço de Nomes de Domínio em português) é importante porque funciona como um tradutor para a comunicação em rede de computadores. Na rede, cada endereço representa um conjunto de números que permitem que os computadores estabeleçam uma comunicação entre si.
Ou seja, quando as pessoas digitam um endereço como o de um banco, o DNS interpreta o link como um conjuntos de números conhecidos como IP (Internet Protocol) para transmitir os dados para as máquinas. Isso evita também que as pessoas tenham que ficar decorando grupos de números, muito mais complicados do que palavras e siglas.
Por outro lado, entre os computadores, os números facilitam a comunicação e agregam várias informações, como localização, rede, entre outras coisas. Por exemplo, se o primeiro conjunto de números for 200, significa que a máquina está no Brasil.
Várias medidas vêm sendo tomadas por provedores de acesso à internet. Sites e redes sociais também têm procurado alertar os internautas sobre o problema.
Consultado pela Agência Brasil, o Google confirmou que a empresa tem enviado alerta às pessoas do mundo todo sobre o "cavalo de troia" DNSChanger. Sempre que alguém realizar uma pesquisa no site, automaticamente, recebe a informação do risco, informou o Google.
Existem vários endereços na internet de empresas de segurança que permitem o internauta fazer o teste para verificar se corre o risco de ser direcionado para páginas falsa na internet por meio do DNSChanger.
O FBI indica o próprio www.dcwg.org como alternativa. Outro link divulgado pelo órgão de segurança dos Estados Unidos é o https://forms.fbi.gov/check-to-see-if-your-computer-is-using-rogue-DNS. Caso encontre problemas, o usuário do computador deve procurar a empresa que fornece o serviço de acesso para receber orientações.

Fonte: Agência Brasil, em Brasília

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SAI HOJE RELATÓRIO FINAL DO VOO 447

Relatório final sobre o acidente do voo AF 447 aponta erros dos pilotos e falta de treinamento


O relatório final do inquérito sobre o acidente com o voo AF 447 da Air France, em 2009, foi divulgado nesta quinta-feira (5), em Paris, e mostrou que a tragédia foi provocada principalmente por erros dos pilotos e falta de treinamento da tripulação, que não soube agir frente a um problema mecânico apresentado pela aeronave. O documento foi apresentado pelo Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França (BEA, na sigla em francês), em uma coletiva de imprensa.
O Airbus A330 fazia o trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris e caiu no oceano Atlântico no dia 1º de junho de 2009. Todos os 228 ocupantes morreram. 
O relatório mostrou o trajeto da aeronave, repetindo o que já havia sido divulgado em relatórios anteriores. Segundo o BEA, a tripulação não identificou a situação de queda em nenhum momento e não atuou para recuperar a trajetória do voo. “Os pilotos nunca entenderam que estavam caindo”, afirmou Alain Bouillard, responsável pela investigação. “Só uma tripulação que tivesse compreendido a situação poderia retomar o plano de voo.”

Voo AF 447

 
Foto 18 de 43 - Familiares comparecem em frente à catedral de Notre Dame em Paris, na França, para participar de cerimônia em homenagem aos passageiros do voo AF 447 Mais Lucas Dolega/EFE
Assim como havia sido exposto em três relatórios preliminares, o BEA confirmou que as sondas Pitot (que medem a velocidade do avião) foram obstruídos por cristais de gelo quando a aeronave passava por uma zona de turbulência, o que deixou a tripulação sem saber a real velocidade da aeronave. Após o acidente, foi recomendada a troca das sondas nas aeronaves.

Acidente matou 228 pessoas

Segundo os documentos, o copiloto mais jovem do Airbus A330, que assumiu o controle enquanto o comandante efetuava seu repouso regulamentar, iniciou uma manobra equivocada elevando o bico da aeronave-- depois que o piloto automático se desativou.
As ações equivocadas que se seguiram ativaram sinais sonoros de alerta, que indicavam a falta de sustentação da aeronave.
Uma vez de volta à cabine, poucos minutos após o desativamento do piloto automático, o comandante também não adotou as decisões adequadas, o que teria feito com que o avião perdesse paulatinamente altura até cair, de barriga, no Atlântico, a uma velocidade final de 200 km/h --segundo indicado em um dos documentos preliminares.

Peças e objetos do voo AF 447

 

 
Nenhum dos pilotos comandante e dois copilotos, segundo o documento, identificou formalmente a situação de perda de sustentação, apesar dos alertas sonoros, que funcionaram de forma intermitente, segundo o BEA. Havia incoerência entre a velocidade indicada e os alertas sonoros. “Não se levou em conta o alarme de queda”, afirmou  Bouillard.
Segundo o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, a situação final enfrentada pela tripulação era inédita e nunca foi enfrentada em voos comerciais. 
O órgão afirmou anteriormente que o acidente ocorreu duas horas e meia depois da decolagem, e poucos minutos depois de o principal piloto começar o seu descanso. Segundo o BEA, o comandante foi descansar sem deixar "claras recomendações" aos dois copilotos que ficaram no controle.
Os documentos mostraram que os pilotos levaram o Airbus para uma região de tempestades e a baixa temperatura acabou por congelar os sensores de velocidade, dificultando o trabalho da tripulação –que precisava manter o avião em uma velocidade precisa.
Um dos relatórios apontou que os pilotos viram, por exemplo, duas velocidades diferentes nos controles durante menos de um minuto, sendo que uma delas indicava uma queda brutal de velocidade e a outra, não.
A aeronave caiu durante três minutos e trinta segundos antes de tocar a superfície do oceano. Em nenhum momento a tripulação avisou os passageiros sobre os problemas enfrentados na cabine, segundo relatórios anteriores.
A conclusão do caso será usada, principalmente, como medida para prevenir futuros acidentes aéreos. O BEA recomendou melhor treinamento dos pilotos para situações semelhantes e a instalação de um alarme visual sobre perda de sustentação.
O relatório também vai servir de base para apontar as responsabilidades penais no caso, já que a Justiça francesa mantém aberto um processo pelo acidente, no qual são acusados a Air France e a Airbus, fabricante da aeronave.

Tensão entre pilotos

Em julho do ano passado, o relatório do BEA mostrou pela primeira vez a tensão na cabine nos últimos minutos da tragédia, por meio da transcrição das caixas-pretas. As conversas mostram que a tripulação mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Os investigadores assinalaram que a tripulação não estava preparada tecnicamente para enfrentar uma situação desse tipo em grande altitude e que os pilotos não tinham recebido treinamento em caso de perda de sustentação do Airbus e falta de informações confiáveis de velocidade.
Depois da divulgação do terceiro relatório, a Air France defendeu o "profissionalismo" de seus tripulantes e questionou a "confiabilidade do alarme depois da perda de sustentação" do Airbus A330.

Franceses divulgam novas imagens de caixa-preta do voo AF 447

 
Caixa-preta do voo AF447 foi encontrada no domingo (1). Os investigadores franceses só deverão descobrir nos próximos 15 dias se os dados da caixa-preta poderão ser extraídos e analisados, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas da queda do avião no Atlântico, em 2009.

Indiciamentos e relatório judicial

A Justiça francesa, que também investiga o acidente para determinar as responsabilidades penais da tragédia, já indiciou a Airbus e a Air France por homicídio culposo.
O relatório judicial foi finalizado no último dia 30 de junho e será apresentado aos familiares no dia 10 de julho, cinco dias após a divulgação do relatório final do BEA.
A agência AFP adiantou, na quarta-feira (4), informações sobre o relatório judicial, repassadas por uma fonte. As conclusões apontam a perda de dados sobre o voo causadas principalmente pelo congelamento das sondas Pitot –considerado um procedimento inadequado–, mas aponta também a falta de resposta adequada da tripulação ao que ocorria com a aeronave e ainda a inexistência de um acompanhamento dos incidentes registrados desde 2004. 

As vítimas

As equipes de resgate retiraram 154 corpos do oceano –ao todo, 228 pessoas estavam no voo AF 447, sendo 58 brasileiros. Cinquenta corpos foram resgatados nas duas primeiras semanas após o acidente.
Após essa operação, foram quase dois anos até que se localizassem mais corpos e outros destroços da aeronave. Em todo o ano de 2011 foram resgatados 104 corpos ou restos mortais, totalizando 154 vítimas encontradas.
As autoridades francesas decidiram retirar os últimos corpos do avião após comprovar que eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de 4.000 metros. Em novembro do ano passado, foi anunciada a identificação de 103 das 104 vítimas.
Já as caixas pretas foram localizadas entre abril e maio de 2011, entre os destroços do avião a uma profundidade de 3.900 metros.

Fonte:  UOL, em São Paulo

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 EM CAMPOS BELOS - GOIÁS



Na instante final, faltando poucas horas para o fim dos registros das candidaturas  junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma reviravolta  surpreende os eleitores de Campos Belos.
Os embates entre os nomes políticos de peso do município, antigos adversários, e seus respectivos partidos, produziram uma combinação de chapas não imaginada há bem pouco tempo.
O ex-prefeito Aurolino José dos Santos, o Ninha (DEM),  sai como candidato a prefeito. Seu companheiro de chapa é o ex-vereador e radialista José Cândido (PDT).
Até pouco tempo atrás, o PDT municipal era da base aliada do atual prefeito Sardinha.  O partido tentou voo solo, ao querer lançar candidatura própria, com o próprio Zé Cândido. Desistiu e agora alia-se ao adversário do prefeito.  
Por outro lado, o atual prefeito Sardinha (PP), que tenta reeleição, numa jogada estratégica ousada, puxa para o seu lado o forte e tradicional PMDB e emplaca como companheiro de chapa o seu antigo concorrente e adversário, Toninho da Ótica (PMDB).
Vai ser uma briga titânica.
O Partido dos Trabalhadores (PT), desta vez, terá candidato próprio. Lançou uma mulher para concorrer ao cargo de prefeita: a experiente ex-vereadora Elzita Caetano. Seu vice será “Dairano”, também do PT.
Amanhã, quinta-feira, é o último dia para o registro dos candidatos. 
As propagandas e a campanha política já podem começar na sexta-feira, 6, conforme o calendário eleitoral publicado pelo Superior Tribunal Eleitoral.
Fonte: Blog Dinomar Miranda/meu grande amigo e conterraneo

CRIANÇAS AFOGAM EM BERÇÁRIO DE GOIÃNIA



Delegada afirma que crianças caíram na piscina de berçário juntas, em Goiás (Foto: Reprodução TV Anhanguera)Delegada Renata Vieira, titular da DPCA,
em Goiânia (Foto: Reprodução TV Anhanguera)
A delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Renata Vieira, afirmou ao G1 nesta quarta-feira (4) que as duas crianças vítimas de afogamento em um berçário no Setor Serrinha, em Goiânia, caíram juntas na piscina. "Depois dos depoimentos de três funcionárias, não estamos trabalhando com a hipótese das crianças terem caído de forma separada", diz a responsável pelo caso.
A análise da policial contradiz a versão apresentada pelas monitoras desde o dia do acidente, na manhã da última segunda-feira (2). Uma das funcionárias afirma que deu falta de uma das crianças e a encontrou caída na piscina. Ao socorrê-la, no momento de desespero, deixou o acesso à área de lazer aberto. O menino de 2 anos teria se afogado nesse momento. Para a delegada, apesar de uma das funcionárias ter afirmado que o garoto estava em uma sala, era impossível ele ter ido até a piscina após a queda da menina, pois precisaria ter passado pelo corredor onde as monitoras prestavam os primeiros socorros ao bebê de um ano. A polícia ouviu na terça-feira (4) uma monitora veterana, uma monitora novata e uma auxiliar de limpeza da creche.Em depoimento, a monitora veterana relatou que teria resgatado a menina e, logo em seguida, elas ficaram no corredor de passagem para a piscina. "Isso nos leva a crer que o garoto já estava dentro d’água e, por isso, o estado de saúde dele atualmente é mais grave”, explica a delegada. Para Renata, as funcionárias não perceberam, de imediato, que havia outra criança na piscina.
Ela ainda conta que a auxiliar de limpeza, que tinha saído para buscar açúcar em uma escola ao lado, foi quem percebeu a ausência do menino. “Curiosamente, ela foi quem sentiu a falta do garoto, pois, as duas monitoras alegaram que cuidavam das mochilas das crianças e dos bebês que estavam nos carrinhos”, declara Renata Vieira.A delegada acredita que houve negligência em vários sentidos. "Uma das monitoras chegou a falar em depoimento que o portão da piscina já teria ficado aberto outras vezes. Entretanto, nenhuma das três disse quem teria deixado a porta da cozinha [que dá acesso à área de lazer] aberta. Além disso, queremos ouvir do proprietário da creche se a monitora que estava trabalhando pela primeira vez não recebeu nenhum tipo de orientação adequada”, pontuou Renata Vieira.
O dono do berçário presta depoimento nesta quarta-feira (4). As investigações são preliminares, já que não há inquérito aberto, visto que nenhum dos pais registraram ocorrência ou fizeram denúncia. Pessoas envolvidas no resgate das crianças também serão ouvidas.AfogamentoNa manhã de segunda-feira (2), duas crianças, um garoto de 2 anos e uma menina de 1 ano e 9 meses, se afogaram na piscina de um berçário. Elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Materno Infantil.

Posteriormente, a menina foi transferida para o Hospital da Criança e o menino para o Instituto Goiano de Pediatria (Igope). Apesar do estado parcialmente grave, ela já respira sem ajuda de aparelhos.O quadro do menino também evoluiu. De acordo com o pediatra Henrique Gomide, do Igope, onde a criança está internada, o quadro passou de gravíssimo, na segunda, para grave, na terça-feira.
Fonte: Adriano Zago Do G1 G