quinta-feira, 28 de maio de 2015

Entenda melhor sobre o Bullying

Bullying na escola

Uma das formas mais comuns de bullying é o que acontece no ambiente escolar. Em quase todos os países do mundo, o bullying na escola é um problema crônico. 
As formas de agressão entre os alunos são das mais variadas e podem acontecer em quase todos os níveis da fase escolar, desde o primário até os últimos anos do ensino médio, por exemplo. 
bullying atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola, segundo os psicólogos. 
Os pais e professores devem estar atentos às atitudes de seus filhos e alunos, principalmente em alterações de comportamento, hematomas no corpo e demais situações que pareçam fora do comum. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Nei da Contabilidade, Filho da Saudosa Professora D. Sara morre em Brasília.

Nei, ao lado de sua esposa

Nei começou a ter problemas de saúde no mês de março deste ano, fez vários exames, passou por longo tratamento, porém não houve um diagnóstico preciso sobre a sua enfermidade.

Na sexta- feira (22), Nei sentiu-se mal e foi encaminhado para Brasília, seu quadro se agravou e ele foi internado na UTI do Hospital de Base e apesar de todo esforços dos médicos, não resistiu e faleceu nesta madrugada.

Nei era uma pessoa muito conhecida na região, sua contabilidade faz serviços para várias cidades vizinhas e era considerado um bom profissional, prestativo e fazia questão de atender pessoalmente sua clientela com precisão e cordialidade.

Ele era filho da "Dona Sara", professora já falecida. Ela foi uma das pioneiras na área da educação do nosso município, muitos dos doutores oriundos de Campos Belos foram seus alunos, ela foi uma pessoa muito estimada pela nossa comunidade.

Nei deixa a esposa Viviane  e duas filhas. ele era irmão de Mário da Lanchonete próxima ao Banco do Brasil,  de Valdivan e Valdielson, que residem em Goiânia.

Ele tinha muitos amigos era muito religioso, sempre frequentava as missas aos domingos e gostava de passar o final de semana em sua chácara no município de Monte Alegre. 

O corpo será velado em sua residência na Rua 19 Q. 54 no setor Bem Bom e o sepultamento será nessa quinta-feira 28.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Brasilino é no novo diretor do Banco do Povo em Campos Belos (GO)


O prefeito de Campos Belos, Aurolino Santos Ninha, nomeou o ex-vereador Brasilino José da Silva para assumir cargo de Diretor do Banco do Povo. 

Os financiamentos variam de R$500 a R$ 10 mil, à taxa de juros de 0,25% ao mês. 

O pagamento pode ser parcelado em até 36 vezes. A média de espera, desde a solicitação até a liberação dos recursos, é de 15 dias. 

Vantagens

Uma das principais vantagens é a praticidade para ter acesso aos recursos. 

Entre os pré-requisitos para ter o crédito liberado estão: morar no município há pelo menos três anos e ter habilidade na atividade pretendida. 

O interessado deve procurar uma agência do Banco do Povo ou do Vapt Vupt e levar os documentos pessoais e comprovante de endereço, além de indicar o nome de uma pessoa para ser o avalista, que deve necessariamente apresentar a comprovação de renda. 

É um procedimento fácil. Em seguida, é feito um cadastro para saber se o solicitante tem restrições financeiras. 

O Banco comprova as informações repassadas através da visita in loco, faz uma análise de risco  e se ele estiver dentro dos critérios do perfil do banco, essa proposta é encaminhada para avaliação. 

Estando tudo certinho, aí o banco libera o financiamento.

Em Campos Belos a Agência do Banco do Povo fica localizada na Praça da Igreja N. S. da Conceição - Centro, no prédio da Prefeitura.

Suposto Serial Killer Tiago Henrique Gomes da Rocha escreve carta e pede desculpas as famílias das vítimas

Suposto serial killer escreve carta a juiz e diz que quer 'esclarecer os fatos', em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

Suposto serial killer escreve carta a juiz e diz que quer 'esclarecer os fatos' (Foto: Vitor Santana/G1)


Dupla sertaneja Bruno e Marrone em Formosa - Goiás


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ação do Ministério Público de Goiás exige que o Estado Pague o PISO SALARIAL NACIONAL AOS PROFESSORES


O Ministério Público de Goiás está exigindo na Justiça que o Estado de Goiás seja obrigado, em caráter liminar, a aplicar o piso salarial nacional do magistério a todos os professores do quadro permanente da educação básica da rede estadual de ensino, retroativo ao mês de janeiro. 

A ação civil pública foi proposta dia (22/5) é assinada pelo promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-GO, Simone Disconsi de Sá Campos.

Conforme esclarecido na ação, inquérito civil público instaurado pela 53ª Promotoria de Justiça apurou que o Estado de Goiás, desde 2013, tem se recusado a aplicar o reajuste da porcentagem do piso nacional do magistério a partir do mês de janeiro para todos os profissionais da rede estadual de educação. 

Isso ocorreu porque, em 2013, a concessão do reajuste salarial de 7,97% foi definida no mês de maio. Assim, para a correção do atraso, a Lei nº 11.738/2008 trouxe a aplicação retroativa a 1º de janeiro daquele ano. No entanto, somente os professores titulares dos cargos professores P-I e P-II foram considerados, sendo excluídos os titulares dos cargos professor P-III e P-IV.

De acordo com os promotores, esta diferenciação fere o princípio da isonomia de modo flagrante. Além disso, a situação se repetiu em 2014 e, o para o ano de 2015, o Projeto de Lei nº 930/2015, iniciado com o ofício mensagem do governador Marconi Perillo, foi encaminhado à Assembleia Legislativa com o vício dos anos anteriores, em prejuízo aos ocupantes dos cargos professor P-III e P-IV, que desta vez terão direito ao reajuste somente a partir de 1º de agosto.

A justificativa da administração estadual para a concessão do reajuste somente no mês de agosto “resulta de um rigoroso estudo técnico e de planejamento, de forma a permitir que o Estado de Goiás mantenha sua política de racionalização dos custos da máquina pública, que se tornou visível pela implantação da reforma administrativa”.

Para os promotores, no entanto, “a racionalização de custos do poder público não pode ser feita às custas de sacrifício salarial de direitos legalmente previstos de trabalhadores hipossuficientes. 

Para tal, cortes de gastos excessivos com servidores comissionados e publicidade e propaganda, por exemplo, seriam mais justos, plausíveis e numericamente vantajosos”. 

No mérito da ação, é requerido que o Estado seja condenado a garantir a aplicação, nos anos seguintes e em caráter permanente, de maneira irrestrita e isonômica a atualização do piso salarial nacional, a partir de janeiro de cada ano, a todos os profissionais do quadro permanente do magistério público estadual, sem qualquer distinção de níveis. 

Fonte: MPGO

Jornalista: Divino Nascimento é o novo diretor da Rádio RCB-AM de Campos Belos



A atual equipe da RCB é composta pelos apresentadores: 

Regis Oliveira, Evônio Madureira, Anderson Leite, Bilu, Rone, Dino Farias, a secretária Helen e o auxiliar de estúdio Jadson.

conheça mais um pouco da trajetória do novo diretor:
Na área de comunicação, o administrador Divino Nascimento, com formação em Jornalismo, atuou em várias emissoras de rádio e Televisão (Rádio Cristã Educativa AM (Pires do Rio/GO), Rádio Rio FM (Pires do Rio/GO), Radio Corumbá FM (Pires do Rio/GO), Rádio Cultura AM (Catalão/GO), TV Pirapitinga/Catalão (GO), na Organização Jaime Câmara (Goiânia-GO).

Atuou no departamento de Marketing e departamento de Jornalismo, onde desenvolveu vários projetos como o Projeto Ciranda, Desafio Pirapitinga de Truco e no Sistema Verdes Mares de Rádio (SVM) – Fortaleza/CE (empresa do aglomerado de empresas de comunicações pertencentes ao Grupo Edson Queiroz. 


  Acompanhe a nova programação da Rádio RCB-AM, sintonizando a freqüência 1520 KWTS ou acesse o site www.novarcbam.com.br.




sexta-feira, 22 de maio de 2015

Celebração marca os 5 anos da morte do Padre Rúbens em Campos Belos - Goiás

No dia 21 de maio de 2015 completaram 5 anos da morte do MÁRTIR Pe. Rubens, com uma grande e emocionante celebração nos festejos do Divino Espírito Santo que está acontecendo na Capela do setor bem bom em Campos Belos - Goiás.

Participaram desta celebração milhares de fieis que lotaram a capela, e que por sinal foi uma celebração muito bonita e emocionante onde comoveu muitos fieis presentes.

Biografia do Padre Rubens 

Rubens Almeida Gonçalves tinha 34 anos de idade, nasceu no dia 31 de março de 1975, natural de Goiânia - GO, radicado em Dianópolis – TO, onde estudou 1º e 2º Graus. Ingressou no seminário em Porto Nacional, onde cursou Teologia, posteriormente indo para Mariana – MG, onde cursou Teologia. Em Gurupi, o sacerdote teve uma bela passagem em quanto ainda era Diácono, na Paróquia de Santo Antônio. Assumiu a sua primeira paróquia em Alvorada - TO, a de São Francisco de Assis. Em janeiro deste ano foi enviado para Campos Belos, localizada no nordeste de Goiás, a 600 quilômetros de Goiânia, onde assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

O Instituto Federal Goiano abre nova licitação para o término das obras do Câmpus - Campos Belos


O Instituto Federal Goiano (IF-Goiano) abriu, no último dia 18 de maio, nova licitação pública com o objetivo de contratar uma empresa de engenharia, a fim de concluir as obras do campus de Campos Belos, no nordeste de Goiás.

Em Campos Belos, a empresa anterior quebrou e deixou a obrar inacabada. 

Com isso, a Administração Pública ficou com um abacaxi na mão e teve que refazer novamente todo o processo licitatório.

O Aviso Licitatório, na modalidade Concorrência, Nº 01/2015, foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 18 de maio de 2015. 

"Objeto: Contratação de empresa especializada de engenharia para execução, de conclusão da construção das obras referentes ao IF Goiano - Campus Campos Belos (Primeira Etapa), mediante o regime de EMPREITADA por PREÇO GLOBAL, conforme especificações constantes do Projeto Básico , Edital e seus Anexos. 

Total de Itens Licitados: 00001. Edital: 18/05/2015 de 08h00
às 11h00 e de 13h às 17h00. Endereço: Rua 88 Nº 310 St. Sul - GOIANIA - GO. 

Entrega das Propostas: 17/06/2015 às 09h00."

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Goiás figura em 4º lugar no país em pontos de exploração sexual nas BRs que cortam o estado


Goiás é o quarto estado brasileiro com mais pontos de exploração sexual às margens das rodovias federais. De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram identificados 175 locais de vulnerabilidade no ano passado, índice maior do que o registrado em 2013, quando havia 168.

Um destes pontos de exploração é uma casa noturna em Uruaçu, no norte goiano. Na última semana, uma adolescente de 16 anos que se prostituía no local foi resgatada por policiais. A PRF encaminhou a menor ao Conselho Tutelar e, em seguida, ela foi entregue aos pais.

Segundo o psicólogo Waldomiro Scalabrini, meninas que se rendem à exploração sexual e à prostituição, na maioria das vezes, já foram vítimas de abusos.

"Se essas pessoas que são as pessoas que deveriam tomar esse cuidado são as pessoas que violentam, então meu corpo não tem valor para mim também. Se eu amo elas e elas me amam e não me respeitaram, por que eu vou respeitar o meu próprio corpo?", diz o especialista.

Para se recuperar do trauma é fundamental o apoio psicológico. Nove anos após ser resgatada, uma estudante de 16 anos conta que ainda passa está em tratamento. Ela era estuprada pelo irmão, dentro de casa.

"Eu era muito inocente, eu não tinha conhecimento do que era isso, não sabia de quase nada desse assunto, então foi assustador para mim. Nunca imaginava mesmo que ele podia fazer isso", conta a adolescente.

Fonte: PRF

Jornalista Mineiro é encontrado decapitado por fazer denúncias dos mais variados gêneros


A Polícia Civil de Minas Gerais localizou o corpo do jornalista Evany José Metzker, 67, na zona rural de Padre Paraíso (546 km de Belo Horizonte). Metzker, que era responsável pelo blog de notícias "Coruja do Vale", foi achado decapitado.

O cadáver foi encontrado nesta segunda-feira (18) e estava com as mãos amarradas e sem a cabeça, achada posteriormente a uma distância de aproximadamente 100 metros do corpo. De acordo com informações preliminares da perícia, há a suspeita de a morte ter ocorrido há cinco dias.

Segundo informações da delegacia da cidade, Metzker estava desaparecido desde a quinta-feira passada (14), quando tinha sido visto pela última vez na pousada onde havia se hospedado na localidade mineira.

Conforme uma fonte ligada ao caso, que não quis se identificar, ele teria ido até a cidade investigar denúncia de suposto aliciamento de mulheres e menores para a prática de prostituição na região.

As investigações sobre a morte dele se iniciaram nesta terça-feira (19) com a ida de uma equipe de policiais ao município de Medina (672 km da capital mineira), cidade onde ele residia.

A polícia informou que ainda não identificou suspeitos do crime nem a sua motivação.

Em razão de os documentos do homem terem sido encontrados junto ao corpo, além do relógio, cartões de crédito e uma aliança, em princípio, a suspeita de latrocínio (roubo seguido de morte) está afastada.

Entretanto, a polícia revelou que todas as hipóteses serão consideradas, desde a suspeita de que o assassinato tenha sido motivado em decorrência do trabalho desenvolvido por Metzker até a que envolveria crime passional.

O corpo de Metzker foi enterrado em Medina nesta terça-feira.

O blog mantido por Metzker noticiava crimes cometidos em Medina e região, além de reproduzir matérias de editorias de política e economia nacionais e internacionais.

Risco de morte

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais exigiu apuração "rigorosa" da morte do jornalista. Segundo o texto, o profissional era ameaçado.

"O sindicato foi procurado por inúmeros jornalistas da região, que relataram o clima de violência decorrente do tráfico de drogas e de prostituição infantil. O próprio Evany já tinha sido avisado de que corria risco de ser morto."

O informe é finalizado com a conclamação da sociedade para que se una em defesa da liberdade de imprensa e do "livre exercício profissional dos jornalistas". 

Fonte: Folha SP

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Será votado nesta segunda-feira(18/05), plano de cargo e salários dos servidores da saúde de Campos Belos.








Após pressão dos funcionários da saúde de Campos Belos, nordeste de Goiás, o presidente da Câmara Vereadores Darcy Filho (Sargento Abreu) convocou seção extraordinária para debater e colocar em votação o Projeto de Lei (PL) do Poder Executivo N º 030/2012, de 05 de novembro de 2012.

O PL trata da Instituição do Plano de Cargos, Carreira e de Vencimentos dos Servidores Públicos Efetivo da Saúde do município de Campos Belos.

A seção está marcada para esta segunda feira (18), às 16h30, no Plenário Dom Alano.

Marta Costa, Técnica em Enfermagem, lotada no Hospital Municipal, disse que há vinte anos os funcionários da saúde lutam pela aprovação desta lei. 

“Desde o ano de 1995, os salários não sofrem correção, acumulando grande perda salarial ao longo das duas últimas décadas, desestimulando os profissionais de carreira. 

Com a aprovação do Projeto de Lei, serão beneficiados, não apenas os funcionários da saúde com melhores salários, como também refletirá na qualidade de vida da sociedade camposbelense, pois são os servidores quem atendem diretamente a população, seja na área da saúde, educação entre outras”, afirmou Marta. 

Os servidores da saúde agradecem a todos que solidarizam com a aprovação da lei, pois a saúde municipal precisa do apoio de toda a comunidade para ter almejado reconhecimento e valorização profissional.









terça-feira, 12 de maio de 2015

ARRAIAS IMPLANTA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PARTICIPATIVA COM A COMUNIDADE LOCAL


O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação à Prefeitura e à Câmara Municipal de Arraias, com vistas à implantação de um sistema de gestão orçamentária participativa, de modo que a população possa se envolver na discussão do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária (LO). 

As duas instituições responderam positivamente à recomendação, indicando que irão implementá-la a partir de 2015.

Segundo a recomendação, expedida pela Promotoria de Justiça de Arraias, a participação popular se dará por meio de audiências públicas, que ocorrerão em momentos distintos. Haverá uma audiência para discutir, previamente, cada um dos projetos de leis orçamentárias (PPA, LDO e LO). 

Depois que os projetos forem elaborados e enviados à Câmara Municipal, haverá novas audiência públicas, no decorrer da tramitação de cada matéria na Casa de Leis.

O Promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega, da Comarca de Arraias, embasou a recomendação sobre a gestão orçamentária participativa nos termos da Constituição Federal, da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e, especialmente, do Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257/2001).

Fonte: MPTO

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALGUÉM ME DÊ EXPLICAÇÕES CONCRETAS

Existem alguns questionamentos que não querem calar:

O homem foi à lua?
Por que não foi mais, se as
 tecnologias na atualidade são tão modernas?
E o Bin Laden morreu?
Cadê o seu corpo?
Foi jogado no mar?
Quem afirma?
O presidente dos Estados Unidos?
O Barac Obama?
Quem acredita?

Texto redigido pelo Professor Salviano, logo após os meios de comunicação "sensacionalistas"
 divulgar a notícia da suposta morte do terrorista. 05/07/2011

RACISMO EM BRASÍLIA: Jornalista é atacada em sua rede social.



A jornalista brasiliense Cristiane Damacena foi alvo de racismo nas redes sociais semana passada. 

Cristiane publicou uma foto no seu Facebook e, em seguida, recebeu uma enxurrada de comentários agressivos. 

  Amigos da jornalista e milhares de pessoas compartilharam o post e deram apoio à jovem colega de profissão, com palavras de carinho e revolta pelo ataque sofrido por esta bela mulher.

"Em pleno século XXI, ainda temos pessoas com uma mentalidade tão pequena, força garota, você ainda fará muito sucesso em sua vida profissional".


Apoio: blog professor salviano