quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NORDESTE GOIANO É CONTEMPLADO COM O PROGRAMA CIDADES DIGITAIS

Cidades contempladas: Divinópolis de Goiás e Teresina de Goiás 

Divinópolis, nordeste de Goiás 

Dois municípios do Nordeste Goiano tem muito a comemorar. Divinópolis de Goiás e Teresina de Goiás sãos as únicas cidades do nordeste do estado a integrarem a segunda fase do programa Cidades Digitais. 

Os municípios serão convocados oportunamente por este Ministério para assinatura do Acordo de Cooperação e recebimento de instruções básicas acerca dos próximos passos.

O programa Cidades Digitais tem como objetivo promover a inclusão digital nos municípios com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes, pontos públicos de acesso à internet, sistemas de gestão na área pública e capacitação.

Modelo básico das Cidades Digitais:

- Pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias e outros espaços.

- Conexão entre os órgãos públicos;

- Implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação;

- Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs;

- Acesso da população aos serviços de governo eletrônico;

Segundo a publicação no Diário Oficial, a lista apresenta a seleção de cidades que submeteu suas propostas por meio de formulário digital entre os dias 4 de fevereiro e 5 de março de 2013.



Fonte: Goianinho

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CAMPOSBELENSE HUDSON LEE É CAMPEÃO DA ASIAN INTERNACIONAL OPEN - EM TERRAS JAPONESAS



O brasileiro, campos-belense e representando Brasília na competição, o lutador Hudson Lee acaba de se sagrar campeão internacional de Jiu-Jitsu na Asian internacional open 2013no Japão, na categoria peso pesado, adulto, após derrubar quatro adversários.

Depois de um intenso treinamento no Brasil e de driblar sérias dificuldades em patrocínios para a viagem, Lee mais uma vez fez bonito e conquistou também o coração e a admiração dos japoneses. 

“Tudo foi difícil, desde conseguir o visto, dinheiro, contatos, viajar 42 horas, encarar o fuso, conseguir a passagem, e chegar no japão com 400 dólares no bolso para passar 12 dias... Para mim nada veio de graça, na verdade veio pela graça de Deus, ele me sustentou e fez de minha vida uma história escrita pelo dedo Dele”, afirma.

A competição foi realizada no último final de semana, nas cidades de Osaka, Toquio e Sapporo e foi promovida pela Federação Brasileira Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF). 

Ainda neste ano, em março, Lee já tinha conquistado outra vitória internacional, quando faturou o cinturão Naga, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Após a histórica conquista, Hudson Lee disse que só deseja que um dia sua história possa ser exemplo para as pessoas que desistiram de voar alto, ou estão pensando em desistir e agradeceu, muito. 

“Não sou melhor que ninguém, absolutamente. Porém só quero que me entenda de uma vez por todas, que eu sou o instrumento de Deus, a prova real de que ele existe, essa é minha verdadeira missão.”

Tenho que agradecer minha família, amigos, o pessoal da Igreja de Deus do Guará, que se mobilizou e me deu uma ajuda importante. 

Ao meu patrocinador Sparta; a Milene Favilla, que me surpreende sempre, à minha rainha Raissa Vilarins, por orar e me dar tanta força, ao querido Edison Kagohara, cara que é usado por Deus. Dedico essa vitória a minha avó, Zélia”, finaliza.





quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SUBSECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS BELOS JÁ BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS ANTIGOS DE CAMPOS BELOS




Na tarde desta quinta-feira, 17, o deputado estadual (PSDB) Iso Moreira recebeu a visita da Subsecretária Regional de Campos Belos, Maria Sueli Pereira de Araújo.

Na ocasião, a Subsecretária reivindicou junto ao parlamentar o andamento das obras do Colégio Polivalente Professor Antusa. 

A unidade escolar encontra-se em estado de calamidade, o que dificulta o aprendizado de aproximadamente mil alunos atendidos pelo colégio.

O Deputado informou à Subsecretária Maria Sueli, que em audiência realizada com o Governador Marconi Perillo, no último dia 1º de Outubro, relatou os problemas que estão acontecendo no andamento da reforma na instituição de ensino. 

O Governador Marconi Perillo afirmou que a empresa responsável pela reforma será mudada, e já está em fase de licitação, para que outra empreiteira retome a obra o mais rápido possível.

O parlamentar agradeceu a visita e garantiu a Subsecretaria, todo empenho necessário junto ao Secretário de Educação, Thiago Peixoto, buscando a retomada da reforma do Colégio Polivalente Professor Antusa. 

A unidade escolar atende à diversos municípios da GO-118, e é de reconhecida importância para a área de Educação em Campos Belos.



Fonte: Assessoria de comunicação do Deputado

domingo, 13 de outubro de 2013

ADELINO MACHADO LANÇA SUA MAIS NOVA "PARIÇÃO" DILEMA DE UM CORAÇÃO DE MÂE



A obra é uma das poucas produzidas por escritores da região. O mestre Adelino Machado é um grande homem dedicado e apaixonado pela educação e pela literatura.

Para o mesmo evento, Adelino Machado convidou a artista Divani Araújo para fazer uma exposição fotográfica, com muitos dos trabalhos feitos por ela. 


Fotografia do acervo que fará parte da exposição de Divani Araújo 


Livro: uma história fascinante ocorrida em Taguatinga (TO)

Dilema de "Um Coração de Mãe" revive uma história ocorrida às margens da Serra Geral, no antigo norte goiano, município de Taguatinga (hoje Tocantins). 

Relata o caso de uma mãe acusada de encomendar a morte do marido.

Em decorrência dessa acusação, ela é presa e paga pelo “bárbaro” crime em total obscuridade.

O enredo tem origem nos relatos dos filhos e netos da personagem, que afirmam ser ela a mandante do assassinato. 

Francisca é uma mulher simples, mas seu caso envolve uma  complexa  trama permeada de interesses econômicos explícitos. 

Impressiona o fato de seus próprios descendentes terem fixado na memória  a existência de uma  esposa assassina. 

Seu drama representa a história de muitas mulheres brasileiras.







Biografia do Poeta


Adelino  Machado  nasceu  e cresceu  lavrador. Estudou por correspondência e  ama  ler, escrever e prosear. 

Sua mãe é uma bela e sonhadora negra  (já  falecida)  que  se  casou  com um homem branco, galanteador e boêmio  (também    falecido).

Até os 20 anos de idade Adelino foi um homem do cabo da enxada, mas se abriu para o mundo  através da  escola, da  leitura e da busca do conhecimento.

Casou-se muito cedo e passou a lutar pela sobre vivência da família e, ao mesmo tempo, por uma formação profissional e pessoal. 

Até o ensino médio seus estudos se  deram  por  vias  supletivas.

Depois cursou pedagogia e  se  tornou professor da rede municipal de ensino de sua cidade. 

Paralelamente  a  isso,  escreveu e  publicou,  com  ajuda  de  amigos  e empresas,  um  livro  de  poesia  e  organizou  outro  do  mesmo  gênero  com um grupo de poetas e poetisas  locais.

Especializou-se e cursou mestrado em educação e hoje é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás.

Teremos uma noite inesquecível para as pessoas que curtem uma boa leitura, uma boa literatura e o melhor muita gente bonita.

Vamos prestigiar este nosso CONTERRÂNEO DO PÉ RACHADO como ele próprio gosta de si mencionar.

A noite cultural acontecerá:

Data: 18/10/2013

Horário: 20:00hs.

Local: Salão do CRAS - Campos Belos - Goiás

  

Apoio Blog do professor Salviano

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Os promotores de Justiça Paulo Brondi e Douglas Roberto Chegury propuseram ação civil pública contra o prefeito de Campos Belos

Os promotores de Justiça Paulo Brondi e Douglas Roberto Chegury propuseram ação civil pública contra o prefeito de Campos Belos, Aurolino José dos Santos Ninha, pela prática de ato de improbidade administrativa. Segundo o promotores, o município foi contemplado pelo governo estadual com R$ 300 mil para o programa “Cheque Reforma”, concedido a pessoas de baixa renda para a reforma de suas residências. Esse valor seria dividido e distribuído entre cem moradores da cidade, a serem cadastrados no município e, por fim, eleitos pela Agência Estadual de Habitação (Agehab).
Entretanto, conforme apurado pelo MP, para burlar as regras do programa, foi armado um esquema que funcionava com a distribuição pelo prefeito de dez cheques reforma a dez correligionários candidatos a vereador nas eleições passadas. O prefeito implantou um novo, e não previsto, sistema de distribuição do benefício assistencial – a autorização por seus aliados políticos para que as pessoas pudessem fazer o cadastro no programa.
No final do mês passado, em razão das consistentes provas colhidas, Brondi já havia acionado os vereadores João Pedro Gonçalves da Silva e Ademir Nogueira de Souza por improbidade. Na ocasião, ele chegou a recomendar ao prefeito, por duas vezes, o recadastramento de pessoas para a obtenção dos benefícios, não tendo sido atendido.
“O prefeito abusou de seu poder político. Inventou uma regra não prevista no regulamento do programa, decidindo por livre vontade como iria proceder ao cadastro dos cidadãos. Agiu de má-fé, consciente do que fazia. Muitos foram prejudicados, justamente porque não tinham ligações com este ou aquele vereador ”, afirma o promotor.
“Só quem tinha acesso aos correligionários do prefeito é que conseguia se cadastrar. Muitos desses correligionários indicaram parentes seus e, o pior, muitos achavam isso completamente normal”, complementa Brondi.
Para o promotor, os benefícios assistenciais têm que existir, mas o problema é como eles chegam até a população, pois administradores mal intencionados, valendo-se desse tipo de manobra, se aproveitam para arrecadar votos e “o MP deve fiscalizar isso”, finaliza.
Na ação, Brondi e Chegury pediram a condenação de Ninha às penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, com a suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, perda da função pública, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o poder público, entre outros. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PARABÉNS CAMPOS BELOS PELOS SEUS 59 ANOS DE FUNDAÇÃO



A cidade de Campos Belos completa neste 1º de outubro 59 anos de fundação. 
Apesar de não ter nenhuma festa oficial programada, dezenas de moradores veem relembrando a data e demonstrando o seu carinho pela cidade através das mídias sociais. 

História

As terras de Campos Belos eram fazendas dentro do município de Arraias

Em 1893, Círiaco Antônio Cardoso, ajudado por Maria Prima Gasparino Pinheiro, fazendeiros vizinhos, constroem uma capela para Nossa Senhora da Conceição. 
A providência de se ter uma capela para congregar atendia aos interesses dos moradores da região, entre eles famílias tradicionais formadas por descendentes de portugueses. 

Três dessas famílias tiveram participação ativa na criação da cidade. Os Cardoso, os Costa Madureira, da qual Maria Prima fez parte e os Batista Cordeiro. Logo o lugar foi elevado à condição de vila e depois distrito. 

Campos Belos foi ainda integrado ao Município de Monte Alegre de Goiás, na época chamado de Chapéu, antes de ser emancipado em 1º de Janeiro de 1954.
O primeiro nome do lugar foi Almas, o mesmo da fazenda de origem. Segundo consta, um frei dominicano de passagem pela região, encantado com a planície cortada por córregos e cercada por morros, dando o aspecto de muralhas, sugeriu a mudança do nome para Campos Belos.

Como primeiro prefeito eleito Campos Belos teve Francisco Xavier, comerciante baiano e morador antigo do lugar. 

O primeiro líder municipal, Temístocles Rocha, foi nomeado até as eleições acontecerem.
Campos Belos teve desde seu começo a presença de grupos religiosos distintos. 

O lugar surgiu em volta da capela, católica, de Nossa Senhora da Conceição, mas na década de 1930 o povoado ganhou protestantes membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com a chegada de Agripino Almeida e sua família. 

Agripino e Liciria, mesmo sendo protestantes, ocuparam importantes cargos públicos, como delegado e vereadora, o que demonstra a aceitação dos campos-belenses por outros grupos religiosos desde o começo da cidade. 

Na final da década de 1940 o missionário norte-americano Blonnye Holmes Foreman nascido em Rose BudArkansas, EUA em 1899 e membro da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos a convite de Francisco Cardoso (Chiquinho Cardoso), construiu na cidade a Escola Batista, uma instituição de ensino privada. 

Conta a história que Foreman foi enterrado do lado de fora do cemitério, que na época situava-se onde hoje se localiza a Rua do Comércio, por não ser batizado na religião Católica, fato jamais comprovado. 

Hoje a importante rua B. H. Foreman abriga as sedes regionais das principais empresas prestadoras de serviços públicos, como as companhias de eletricidade, água e esgoto do estado (CELG e SANEAGO), e os Correios. 

Anos depois Campos Belos recebe outro morador ilustre, Alain du Noday, ou, Alain Marie Hubert Antoine Jean Roland du Noday, nascido em Saint-ServantFrança em 1899; bispo, soldado da 1º guerra-mundial, que se refugiu no interior do Brasil auxiliando os pobres. 

Pertencia à diocese de Porto Nacional, mas morou muitos anos em Campos Belos, sendo responsável por construir a igreja Matriz que existe até hoje. 

Graças à sua influência a arquitetura da igreja foi importada da Alemanha  e não possui as típicas colunas das igrejas mais antigas. Universidade, colégios e estabelecimentos comerciais da cidade ainda homenageiam o religioso com o seu nome.

Com a construção de Brasília na década de 1950 e sua inauguração em 1960, toda a região desenvolveu-se. 

No fim da década de 70 passou a contar com agências bancárias e no início da década de 80 foi integrada, pela Telebrasília, à telefonia nacional.

A Constituição brasileira de 1988 dividiu Goiás ao meio. 

Campos Belos passa então a ser município de fronteira interestadual; com isso seu comércio desenvolveu-se espantosamente na década de 1990 e 2000, já que a cidade passou a atender a população do novo estado que não possuía infraestrutura comercial própria. 

Com a construção de Palmas, a cidade passou a ser também roteiro alternativo de acesso ao norte do país.