quinta-feira, 11 de junho de 2015

Colégio Estadual Professora Ricarda "Campos Belos" da mais um exemplo de CIDADANIA.

   II Mostra literária Unidade Prisional de Campos Belos (GO)



Neste mês de junho, o Colégio Estadual Professora Ricarda realizou a II Mostra Literária na Unidade Prisional de Campos Belos com os reeducandos da 2ª etapa (Ensino Fundamental) e 3ª etapa (Ensino Médio) da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

O objetivo foi incentivar a leitura e a produção de texto. 

Os educandos foram orientados pela Professora Margareth Oliveira da Cunha Vila Real a escreverem de acordo com a sua realidade na situação de sua Liberdade Privada. 

Motivados, sugiram vários textos retratando temas importantes para o processo de ensino aprendizagem no sistema prisional que é espaço de reeducação. 

Temas em destaque:

LIBERDADE

“(...) Eu errei, eu sei que tenho que pagar
Então de cabeça erguida sei que tudo vai passar
Ultimamente não me sinto contente
Somente de saber que a liberdade vem do horizonte (...)” 

Autor JJC

DESEJO DE ESCREVER

“Poesia se faz com a mente sã e não vazia
Uns falam de amor, outros de casos da vida
Eu não sou poeta, nem sei escrever as palavras corretas
Mas poesia se faz com rima e uma ideia certa
Um verdadeiro poeta escreve o que vive não escreve mentira e sim o que de fato existe (...)” 

Autor JJC


Outros temas como: FILHOS, VIDA, MEU PASSADO, DIAS DE LOUCURA, CAMPOS BELOS, A TRISTEZA entre outros que emocionaram todos que participaram deste evento. 

Os reeducandos estão tendo a oportunidade de fazer através da leitura, escrita e oralidade em todas as disciplinas um diagnóstico de sua vida contribuindo na reelaboração do seu projeto pessoal de vida bem como também o seu projeto profissional. 

Nesse sentido, podemos afirmar que através de uma simples mostra literária todo o trabalho que a Unidade Prisional e o Colégio estadual Professora Ricarda está desenvolvendo, encontra-se com muitos resultados positivos. 

Para o diretor da escola, Josivaldo Moreira de Carvalho, a oportunidade de reeducarem-se todos estão tendo, o que vão fazer depois que saírem do sistema prisional depende deles e que a policia estará lá fora para recolherem caso volte a cometer qualquer inflação”. 

"Portanto, a II Mostra Literária é de fundamental importância não só para a escola, mas, é de grande valia especialmente para os reeducandos, assim sendo para a sociedade em geral que com a ajuda dos profissionais educadores (as) da Unidade Escolar e Prisional que expressivamente lutam para que sejam futuramente um cidadão e/ou cidadã de bem que irá reintegrar ao convívio social."

O diretor agradeceu ao diretor da unidade Prisional  Magno da Silva Santos e todos os agentes, Conselho de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Ação Social, Subsecretaria Regional de Educação de Campos Belos, Universidade Estadual de Goiás  – Unidade de Campos Belos, Professores (as) e Coordenadores (as) do Colégio Estadual professora Ricarda e em especial a professora Margareth Oliveira da Cunha Vila Real idealizadora da I e II Mostra Literária pela dedicação na realização deste evento”.

"Parabéns à toda equipe do colégio pelo trabalho e em especial ao seu diretor o professor Josivaldo Moreira de Carvalho, que continua sempre mostrando como deve ser uma direção participativa".
Apoio: Blog Professor Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário