quinta-feira, 22 de outubro de 2015

REALIZADO TRANSLADO DOS RESTO MORTAIS DO PADRE RUBENS


A Paróquia de São José de Dianópolis realizou no último sábado, 17, o translado dos restos mortais do Padre Rubens Almeida Gonçalves do cemitério rural para a capela de São Antônio, no Setor Cavalcante. Além dos familiares, outras comunidades da Diocese de Porto Nacional também estiveram presentes, entre elas, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Campos Belos-GO.
Emocionada, a família acompanhou a exumação no início da manhã e participou da Missa presidida pelo Bispo, Dom Romualdo Matias Kujawski.
Além do Pároco de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira Almeida, co-celebraram os Sacerdotes, Padre Divino Rodrigues Maciel (Figueirópolis), Padre Dorivan Ribeiro Pinto (Combinado), Padre Iraçon José Ferreira (Campos Belos-GO), Padre Joaquim Mizahel da Silva (Taguatinga) e os Diáconos Beno Kerkhoven (Alvorada) e Lenivaldo José da Silva (Almas).
Homilia
Na reflexão, Dom Romualdo pontuou alguns aspectos relacionados a missão de Ser Sacerdote. Iniciou falando que para Cristo não importam os títulos e posses adquiridas durante a vida. “Ele vai perguntar: como você foi testemunha de mim? Sabemos que esta unção ultrapassa a nossa compreensão humana. Padre Rubens entendeu a sua missão sacerdotal”, ressaltou.
O Bispo lembrou ainda de D. Maria de Belito, do quão era uma pessoa acolhedora e da sua relação com o filho.
Sobre o perdão, falou da importância de se perdoar aos inimigos. Padre Rubens ainda expressou o perdão ao seu assassino. “O maior testemunho que damos é quando conseguimos perdoar os nossos inimigos. Este ato de perdão, com certeza, o aproximou ainda mais de Jesus”, afirmou.
Ao final da homilia Dom Romualdo fez um apelo: “Peço a comunidade que em suas orações, reze sempre uma Ave-Maria na intenção do Padre Rubens”, concluiu.
Histórico
O Padre Rubens Almeida Gonçalves, foi o primeiro filho de Dianópolis a receber o sacramento da Ordem, em 2004. Exerceu o sacerdócio por seis anos. Foi assassinado aos 35 anos, em Maio de 2010, na cidade de Campos Belos –GO, sua segunda Paróquia. Antes, foi Pároco na cidade de Alvorada-TO.
Na ocasião da sua morte, a tia e mãe adotiva, Maria de Belito – como era conhecida – veio a óbito ao saber da notícia. Mãe e filho foram velados juntos e, depois, sepultados em um cemitério rural do município de Dianópolis.
Cinco anos após esta irreparável perda, em comum acordo a comunidade católica de Dianópolis, os familiares do Padre Rubens e o Bispo, Dom Romualdo, fizeram o translado dos restos mortais para o subsolo da capela de Santo Antônio. Local onde ele vivenciou suas primeiras experiências na caminhada na vida da Igreja, amparado pela sua mãe, Maria de Belito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário