quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

"OPERAÇÃO COBAL" Envolvendo o MP, Polícias Civil e Militar, Deflagram tráfico e corrupção na cadeia em Campos Belos Goiás.


Entendo a operação passo a passo com informações do Ministério Público do Estado de Goiás.

O Ministério Público de Goiás, em conjunto com as Polícias Militar e Civil de Campos Belos, deflagrou hoje (18/12) a “Operação Cobal”, decorrente do Procedimento de Investigação Criminal nº 201400234965, que investigou crimes relacionados a tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e corrupção.

Os crimes de tráfico, associação e corrupção ocorreram, sobretudo, no interior da Agência Prisional de Campos Belos, envolvendo reeducandos e agentes prisionais.

Seis pessoas foram presas, dentre elas um agente prisional, cinco foram conduzidas coercitivamente e três lugares foram alvos de busca e apreensão, dentre eles a própria agência prisional. 

Foram apreendidos esquipamentos de celulares, pen drives e um HD.

Dos presos, dois já se encontram recolhidos em virtude da “Operação Avalanche”, que investigou organização criminosa voltada para o tráfico de drogas em Campos Belos, Formosa e Goiânia, deflagrada em fevereiro deste ano. 

Os presos envolvidos são Deidson Ramalho da Silva Batista e Leonardo Ramalho dos Santos.

O nome da operação é uma alusão à prática conhecida como “Cobal”, quando alimentos e outros itens levados por familiares são, não raras vezes, utilizados para introduzirem na agência prisional armas, drogas e aparelhos celulares.

Ação conjunta

Atuaram na investigação, em conjunto, a Promotoria de Justiça de Campos Belos, o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) do MP-GO e Polícias Militar e Civil de Campos Belos.

As investigações iniciaram-se por meio de interceptação telefônica judicialmente autorizada, após prévio trabalho de campo realizado pela inteligência da Polícia Militar.

Os pedidos de prisão temporária, busca e apreensão e condução coercitiva foram assinados por uma força-tarefa de promotores de Justiça e deferidos pelo juízo da comarca.

A operação contou com equipes do CSI, Batalhão do Choque da PM de Luziânia, a PM de Campos Belos e a Polícia Civil de Campos Belos.

Três promotores de Justiça estão realizando os interrogatórios dos investigados e oitivas dos conduzidos.

 
 
 
Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário