quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Projeto educacional: preso em Campos Belos se forma no Ensino Médio


Por Professor Josivaldo Moreira de Carvalho,

Neste dia 09 de dezembro de 2014, o Colégio Estadual Professora Ricarda e a Unidade Prisional no Município de Campos Belos (GO), amparados pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, realizou a 1ª Formatura de Conclusão de Curso Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade. 

O aluno Fagner dos Santos Lopes foi o primeiro a concluir o Ensino Médio dentro da Unidade Prisional na região nordeste Goiano.

Esse projeto teve início em agosto de 2012, com a 1ª e 2ª etapa do Ensino Fundamental e 3ª etapa Ensino Médio em janeiro de 2014.

Atualmente, estamos com três turmas de alunos: no turno matutino com a 2ª etapa que corresponde de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; no vespertino, com a 1ª etapa que corresponde de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também a 3ª etapa que corresponde de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. 

O Colégio Ricarda conta com uma equipe de professores ministrando aulas para os reeducandos nos dias de segunda-feira a sexta-feira.

Educação para pessoas privada de liberdade se faz necessária devido a uma grande população nas prisões, hoje, mais de 240.230 pessoas no Brasil e em Goiás cerca de 13 mil pessoas presas.

Apenas cerca de 700 pessoas estão em algum sistema de educação. 

Acreditamos que para resolver a questão da criminalidade não é apenas privá-los da liberdade, mas deve considerar uma série de questões como políticas públicas que atenda a toda população eliminando a desigualdade social. 

A educação e o trabalho para essas pessoas privadas de liberdade são cruciais para o seu processo de reeducação e reintegração na sociedade.

O diretor Josivaldo Moreira de Carvalho agradece Guilherme dos Santos Lopes, diretor-geral da Unidade Prisional de Campos Belos, pelo apoio e disponibilidade da infraestrutura e dos agentes prisionais para acompanhar o projeto. 

Agradece também todos os professores, coordenadores, os agentes prisionais por acreditarem e nos ajudarem pedagogicamente com os reeducandos. 

E também ao Conselho Municipal de Segurança Pública, a Rede de Educação Cidadã Recid – GO, o Ministério Público de Campos Belos, Superintendência de Educação Especial do Estado de Goiás, a Polícia Civil e Militar de Campos Belos e a Subsecretaria Regional de Campos Belos.

Diretor Geral do Projeto: Professor Josivaldo Moreira de Carvalho
Diretor Geral da Unidade Prisional: Guilherme Alves Gomes

Coordenação Pedagógica: Olindina Ribeiro Rocha e Maristela Gomes da Cunha da Silva.

Secretária da Unidade Escolar: Loilse Regina Eleutério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário