domingo, 29 de setembro de 2013

PROFESSORES DOUTORES E ALUNOS DA UFT CAMPUS DE ARRAIAS PARTICIPAM DE COLÓQUIO INTERNACIONAL



O
Campus
de Arraias Universidade Federal do Tocantins (UFT) participou, nos dias 19 a 21 de setembro, do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, em Aracaju-SE.

O evento contou com pensadores da educação internacional como Antonio Teodoro,  Adriana Marrero, Elizabethe Régnault, de Portugal, Uruguai e França, respectivamente. 

E também nome nacionais como Carlos  Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Maria  Amélia Santoro, além do teórico francês Bernar Charlot, presidente do Comitê cientifico.

Mais de duas mil pessoas, incluindo brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes no Colóquio, que colocou em pauta conferências internacionais, palestras nacionais, mesas redondas, minicursos e comunicações orais.

Nove professores e duas acadêmicas do Campus de Arraias estiveram no evento internacional.  

A professora Doutora Magda Suely Costa, por exemplo, foi coordenadora e mediadora da mesa redonda que discutiu e fomentou  discussões a respeito das atuais políticas de formação de professores, implementadas pelo governo federal.


A Professora Mestre Sonia Maria Neiva, o Professor Carlos Milhomem, a Professora Mestre Maria Santana e o Professor Doutro Idemar Vizzoli foram outros integrantes da UFT presentes na capital sergipana.

A Professora Doutora Sonia Neiva, Profesoora Maria Santana Santos e Professor Mestre Mauricio Reis também realizaram sessão de comunicação oral de suas pesquisas.

Minicursos

Diversos minicursos foram realizados pelos professores da UFT em Sergipe: 

“Atelier afroliterário de literatura infanto-juvenil”, com  Profª Drª Maria Aparecida Matos;  

“Incentivando a leitura através das fábulas”, Profª Msc. Denise Amorin e acadêmicas Maria das Graças Damasceno e Poliana Tavares da Pedagogia; 

“Tenho uma história: o lugar onde vivo”, Profª Msc Rozilane Soares do Nascimento e acadêmicos do Curso de Pedagogia; “Sequências didáticas e conceitos matemáticos”, Prof  Dr.Idemar Vizzoli;

 “O ensino de história local nas séries iniciais”,  Prof. Mcs. César Evangelista Fernandes.

Segundo a professora Magda Suely, membro do Comitê Geral de Organização do Evento, foi muito importante a participação dos educandos do Tocantins, pois se conseguiu encaixar a UFT dentro da Programação do Evento e inserí-la com suas reflexões e experiências nas discussões do campo educacional da contemporaneidade.

“Saímos do Colóquio com uma pré-avaliação de que estamos caminhando bem, mediante o interesse e o quantitativo de perguntas sobre o desenvolvimento do nosso trabalho. 

Também com a consciência de que os nossos objetivos foram alcançados, é como nos afirma o teórico Bernard Charlot o papel do professor pesquisador não é somente trazer resultados, mas também levantar as contradições do objeto pesquisado.  

E esse papel, sabemos que exercemos, Contribuímos e aprendemos muito nesse Evento de grande repercussão”, avaliou Magda Suely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário