sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UFT Arraias-To, poderá ter os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição


O prefeito de Arraias (TO), Cacildo Vasconcelos, reuniu-se, no último dia 28 de janeiro, com o assessor de Relações Institucionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor Adão Francisco de Oliveira.
O objetivo foi discutir a implantação dos cursos de medicina, enfermagem e nutrição no Campus de Arraias.
A ideia do programa de implantação dos cursos é diminuir as desigualdades no desenvolvimento regional do estado e formar profissionais da área de saúde. 
Também participaram da reunião, o professor Nilton, coordenador do programa de internato rural do curso de medicina/UFT, e o professor Neilton, coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde no Tocantins / Nest-UFT.
O encontro ocorreu na reitoria da UFT. Ficou acordado que se trabalhará na montagem de um programa de saúde, com título ainda a ser definido, para ser desenvolvido a partir do Campus de Arraias.
Segundo a prefeitura municipal, inicialmente, o programa contará com os seguintes projetos:

1. curso de especialização em saúde pública para profissionais de nível superior (ensino pós-graduação);

2. curso de capacitação e saúde pública para profissionais de níveis fundamental e médio (extensão universitária);

3. pesquisa para diagnosticar o quadro da saúde nas regiões sudeste do Tocantins, nordeste de Goiás e oeste da Bahia (pesquisa científica);

4. internato rural (ensino/estágio de graduação);

5. telessaúde (extensão universitária – apoio ao ensino).

Ainda dentro do acordo, no próximo dia 17 de fevereiro, quatro estudantes do curso de medicina chegarão em Arraias, para cumprimento do internato rural no Hospital Regional da cidade.

Convite
A prefeitura de Arraias,  desde já, convida a comunidade arraiana para uma reunião, que ocorrerá no próximo dia 18 de fevereiro, na sede da UFT, às 09h30.
A reunião contará com a presença de diretores da UFT, representantes da UEG (Universidade do Estado de Goiás), profissionais da saúde, profissionais da educação, prefeitos e lideranças de Arraias e cidades vizinhas para criação de um comitê gestor para o programa.

É todos juntos na luta pelo curso de medicina no Campus de Arraias (TO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário