quarta-feira, 13 de junho de 2012

A DISCUSSÃO SOBRE A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA COMEÇA HOJE NO RIO DE JANEIRO COM A PRESENÇA DE MAIS DE 170 PAÍSES.

Rio +20
Cuidado com meio ambiente não se dá só em fase de expansão econômica, diz Dilma em cerimônia na Rio+20
  • Foto: Júlio Guimarães
    Acompanhada de ministros, a presidente Dilma Rousseff chega para inauguração do Pavilhão Brasil O cuidado com o meio ambiente deve ser parte do desenvolvimento de um país e não deve mudar ao sabor das crises. Essa foi a tônica do discurto de abertura da presidente Dilma Rousseff no Pavilhão Brasil da Rio+20, nesta quarta-feira (13). A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
"Nós não consideramos que o respeito ao meio ambiente só se dá em fases de expansão econômica; pelo contrário, nós consideramos que um posicionamento pró crescer, incluir, preservar e conservar é parte intrínseca de uma concepção de desenvolvimento", disse Dilma.
"Acreditamos que respeitar o meio ambiente significa também melhorar a produtividade do nosso solo, preservar as nossas riquezas naturais e significa um crescimento que é aquele que nós queremos", declarou.
"Nós assistiremos nos próximos dias a discussão do futuro que queremos para nós, para nossos filhos e nossos netos", afirmou, lembrando que o evento é parte de um processo que teve início na Rio+92.
O Pavilhão Brasil será o estande oficial do país na Rio+20. Ele fica localizado em frente ao Riocentro, no Parque dos Atletas, e será a sede de entidades que representam o governo. No local, há audiovisuais com destaques da biodiversidade do país.
"Nós temos certeza que aqueles que nos derem o prazer de visitar o Pavilhão terão oportunidade de conhecer a transformação do Brasil", citou a presidente, mencionando também a redução de 77% no desmatamento da Amazônia desde 2004.
Enquanto a presidente discursava, funcionários da Prefeitura ainda cortavam grama, recolhiam lixo e guinchavam carros estacionados em locais irregulares no entorno do Riocentro. Para quem chegou esta manhã ao local do evento, o clima era de um canteiro de obras.
A Rio+20 é Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável,  ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Não é uma reunião para discutir meio ambiente, mas sim como as esferas sociais e ambientais, além da econômica, também devem ser consideradas no desenvolvimento de um país.
Para tentar explicar melhor o que é Conferência, a ONG Oxfam fez um diagrama em rosquinha. Ele mostra que a vida humana existe entre um piso e um teto. O piso é a necessidade social de viver, de ter acesso a alimentação, água e conforto. Mas o teto é o quanto o ambiente pode fornecer, sem afetar as gerações futuras. Veja abaixo a imagem e confira o vídeo.
  • Repodução A rosquinha mostra que a vida humana é possível entre o piso das necessidades sociais e o teto da capacidade do ambiente.
Fonte: Matheus Lombardi da UOL, no Rio

* Em 1998 eu participei da 3ª Semana Social Brasileira encontro esse que fui participar como representante da Igreja Católica para o Estado de Goiás.
Haviam representantes de praticamente todos os Estados Brasileiros, das mais diversas entidades, haviam Índios de vários Estados, haviam representantes da Alemanha e muitos outros representantes das mais diversas entidades.
Este encontro aconteceu na Cidade de Cristalãndia no Estado do Tocantins.
Discutiamos sobre a sustentabilidade do Planeta, Transgênicos, Reforma Agrária e muitos outros temas para que a sociedade pudesse compreender melhor o nosso Planeta Terra que chora e geme por dias melhores, mas tudo isso só acontecerá se cada um de nós "tivermos a coragem de lutar."Trecho de um poema de minha autoria.
A partir de então houve maiores discussões em nosso país e em outros paises sobre a Sustentabilidade de nosso Planeta com a participação de praticamente todos os paises do mundo. Pois todos tem a preocupação em melhorar a vida do nosso Planeta Terra para as futuras gerações que são os nossos filhos(as) e os  netos(as).
Portanto, lute para que possamos ter um planeta sustentável e sem problemas ambietais. Pois este deve ser a preocupação de todos.  

Salviano G. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário